quarta-feira, 7 de julho de 2010

ASSERTIVIDADE - I

Vocês sabem o que é Assertividade? Na vedade é um tema tão importante para nosso desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, que gostaria de me aprofundar um pouquinho.



Muitas vezes nos deparamos com algumas situações em nossas vidas que nos provocam dúvida quanto a dizer ou não o que pensamos ou sentimos a alguém que nos provocou algum tipo de reação emocional, isto na melhor das hipóteses nos leva a “ficar de mal com nós mesmos o que não é nem desejável nem recomendavel.



Imagine aquele “amigo” que falou mal de você para outra pessoa, que “sem querer” lhe contou. Ele chega e o cumprimenta como se nada tivesse acontecido. O que você faz? Você fala ou não com ele sobre o que ele andou falando de você? Você expressa o seu sentimento e o seu pensamento? De que forma? Há que lembrar sempre que emoções vem da forma como encaramos coisas externas, e não delas própriamente.



E quanto àquela pessoa que sempre está com você nos momentos mais difíceis de sua vida? Você consegue expressar o quanto ela é importante para você e como é bom tê-la como amiga/parceira/etc.?



Mas o que isso tem haver com assertividade?
Falar o que é bom (agradecer ao amigo por sua presença e sua atenção) e falar o que pode parecer não muito agradável (dizer a pessoa que ficou sabendo sobre o seu comentário e que não gostaria que ela repetisse isso, pois você não gostou) é comportar-se assertivamente.



Todos temos opiniões e sentimentos, portanto, o direito de expressá-los é universal. Não que você esteja sempre certo e que todos devam concordar com seus pontos de vistas ou reações, mas o fato é que a pessoa assertiva defende suas opiniões, respeitando a dos outros. Ela não precisa humilhar ninguém para conseguir o que quer. Faz as escolhas para a sua vida sem impô-las aos outros. Quando quer opinar ou pedir algo, o faz de maneira honesta e diretamente, sem rodeios, aumentando as chances de alcançar seus objetivos.



Quando a pessoa não se comporta de forma assertiva, ela tende a desenvolver comportamentos passivos ou agressivos perante determinadas situações e pessoas.



As pessoas agressivas são aquelas que precisam se valorizar depreciando os outros, não respeitando as suas opiniões. Expressam-se de uma forma rude, podendo até gritar. Elas conseguem atingir seus objetivos; no entanto, mais tarde, quando sós em casa, sentem-se mal e culpadas, isto além do facto de a imposição não valer grande coisa já que ele foi aceito para não ser “aturado”. E o pior é que os que convivem com pessoas com este perfil também se sentem mal, ofendidos, passam a ter raiva ou até afastam-se delas. Assim, a longo prazo, acabam ficando solitários ou sem amigos verdadeiros.



Os passivos são aqueles que fogem de qualquer confronto por menor que este seja. Nunca tomam uma decisão, deixando para os outros esta tarefa. Não são diretos quando conversam, e, usualmente, os amigos e familiares não sabem o que eles querem ou precisam. Assim, acabam não atingindo seus objetivos. Sentem-se culpados, com raiva ou inferiorizados. O pior é que as pessoas que convivem com eles também ficam chateadas, pois são obrigadas a adivinhar o que se passa na cabeça do outro, aqui está uma pessoa sem AMOR próprio como falei em postagens anteriores.



Estes perfis podem ser diferenciados através de grandes diferenças no modo de falar, na postura e nas conseqüências das ações:



Na Fala:



O comportamento assertivo inclui verbalizações tais como: “Penso”, “Sinto”, “Quero”, “Como podemos resolver isso?”, “O que você acha?”.



No comportamento agressivo as verbalizações são: “Você faria melhor se …”, “Você deve estar brincando”, “Se você não fizer…”, “Você não sabe”, “Você deveria”.



O comportamento passivo caracteriza-se pelas seguintes verbalizações: “Talvez”, “Suponho”, “Me pergunto se poderíamos”, “Você se importaria muito se…”, “Realmente, não é importe”, “Não se aborreça”.



Na Postura:



Os componentes não verbais do comportamento assertivo manifestam-se através de contato ocular direto, nível de voz compatível com o de uma conversação, fala fluida, gestos, firmes, postura ereta, mensagens na primeira pessoa, verbalizações positivas, respostas diretas à situação, mãos soltas.



No comportamento agressivo o olhar é fixo, a voz é alta, a fala é fluida e rápida, os gestos são de ameaça, a postura é intimidatória, as mensagens são impessoais.



O comportamento passivo se expressa através de olhar para baixo evitando contato ocular, a voz é baixa e vacilante, os gestos são desajeitados, as mãos costumam-se apresentar retorcidas, ocorrendo freqüentemente risos falsos.



Nas Conseqüências:



Quando uma pessoa costuma se comportar assertivamente, facilita a solução de problemas interpessoais, aumenta o senso de auto-eficácia e a auto-estima, melhora a qualidade dos relacionamentos e sente-se mais tranqüila.



O comportamento agressivo geralmente gera conflitos interpessoais, gera perda de oportunidades, dano aos outros, sensação de estar sem controle, auto-imagem negativa, culpa, frustração, tensão, rejeição dos outros e solidão.



O comportamento passivo promove efeitos tais como: conflitos interpessoais, auto-imagem negativa, dano a si mesmo, perda de oportunidades, incontrabilidade, desamparo e depressão, tensão, solidão.



Ser assertivo envolve discriminar a hora certa de falar e como dizer claramente o que está sentindo, pensando, tentando resolver. Quem fala o que quer de forma assertiva aprende a ouvir e a respeitar o que o outro pensa e diz. Aprende a receber o não sem se sentir agredido ou rejeitado; percebe que o não é uma resposta que se refere ao seu comportamento e não à sua pessoa. Aprende também a ouvir e a crescer frente às críticas provenientes dos relacionamentos interpessoais.



Assertividade como a maioria das coisas do nosso dia a dia pode e deve ser treinada. Porque você pode mudar a sua forma de agir – repar que o convívio com as pessoas passa a ser Bem Melhor, pois aprendde-se a maneira de expressar idéias e sentimentos, vontades de uma maneira mais clara e objetiva.



No próximo post vamos juntos treinar a nossa ASSERTIVIDADE.



BEIJOKAS e NADA DE DEPRESSÔES !!!!!!

Nenhum comentário: