domingo, 7 de dezembro de 2014

Tempos e Movimentos

Sou defensor de que de nada adiantam as tecnologias, se não conhecemos bem os fundamentos, e há alguns que estão mais do que comprovados e são defendidos por grandes e respeitados filósofos.
1)    “Não há como dois corpos ocuparem um mesmo espaço”.
2)    “Viva cada minuto com se fosse o último”.

3)    “Sua vida e as respetivas tarefas precisam ser encaradas como a função de uma ampulheta”. (um grão de areia de cada vez, uma tarefa de cada vez).

Que tal lembrarmos-nos destes ensinamentos para o dia a dia de nossas vidas e tornar tudo mais suave?

É do conhecimento geral, que o mercado está cada vez mais “mulher”, Elas deixaram de lado aquelas passeatas exageradas de meados do século XX de lutar por algo que não existe, “os direitos de” com o qual nunca chegariam a lugar nenhum e passaram a usar e inteligência e o preparo, se profissionalizaram e começaram a conquistar mercados e isso com competência e não com direitos – mas estes vieram por consequência.

Vamos ver porque a luta pelos direitos não deu e não daria certo: Direito é algo que não existe. O que realmente existe são obrigações, e assim que cumprimos as nossas estas geram então obrigações de outrem, quando este outrem falha, aparece o direito que nada mais é que um “árbitro” para resolver um desvio de conduta.

Mas a verdade é que as Mulheres, esse ser sublime, se profissionalizou e claro encontrou e vem se fixando nos mercados, por “any” motivos, mas principalmente pela dedicação, delicadeza e sutileza, isso não impede de vez por outra aparecerem “desastres” como vemos infelizmente no nosso dia a dia. Mas foi profissionalizando-se e chamando a Si as responsabilidades que a Mulher ganhou espaço e MUITO BEM, parabéns.

Em que pesem as afirmações de estudiosos de que a mulher pode exercer várias funções, isso nós também, porém vem a história de várias funções ao mesmo tempo e aí é que tudo se complica, porque essa de várias coisas ao mesmo tempo ninguém faz, até pela impossibilidade de fazer o que está retratado nas alíneas 1 e 3.

É cada fez mais comum ouvirmos o homem e mesmo a mulher dizer, não tive tempo, e é este que precisamos ter. Eu prestei assessoria para pessoas muito ricas e importantes que realmente trabalhavam e eles têm tempo para tudo e vez por outra assumem uma nova responsabilidade, percebi qual é o segredo deles.

1º - eles levam sua vida como a Ampulheta – Uma tarefa de cada vez, assim como os grãos de areia da ampulheta só passa pela garganta um de cada vez.

2º - Efetuam suas tarefas, por inteiro. Quando iniciam terminam. – você começar tarefas e deixar sem terminar para começar outra que não vai terminar e assim sucessivamente te torna um depressivo e isso é questão de tempo, a menos que com sorte você se torne apenas um desempregado.

Quando há tarefas que não podem ser concluídas porque é indispensável algo de que não temos e pelo que temos que aguardar analise as duas situações – 1) se fizer tudo e depois anexar o que está para chegar deixa a tarefa terminada? Faça. Caso contrário aguarde ter tudo o que precisa inicie e termine.

A depressão em grande parte vem da sensação de incapacidade, ou de dever não cumprido o que é real, e tanto a Mulher como o Homem têm capacidade de fazer o que se propõem, é certo que a Mulher pela sua natureza deixa as coisas mais perfeitas, ou mais bem feitas, porém não deve entrar nem aceitar a história de que pode fazer mais que uma coisa de cada vez. Eu sou partidário de que efetivamente Elas fazem coisas que o Homem nem deveria tentar, o que é necessário é que tudo seja realmente separado todas as tarefas em qualquer área precisam começar a acabar senão você não tem tempo para nada. E isso desgasta o mais calmo dos mortais.

Eu estou vendo a mulher dizendo “vem cuidar de filho pequeno, arrumar a casa e fazer o almoço”, bem eu não vou, eu não sei se saberia fazer, mas de uma coisa eu sei, posso cuidar do pequeno e fazer o almoço. Já a casa eu não vou opinar rsrsrs.

Mas é impossível você atender ao telefone e se concentrar num reunião, graças a Deus que a maior parte das reuniões de emergência são dispensáveis, mas se há alguma que seja realmente importante, deixe o telefone com a secretária – desligue-o livre-se dele, em última análise lembre-se, eu, por exemplo, no começo de carreira ainda não existia celular, nunca me fez falta. Porque o leva para a reunião? Então não vá. Em última análise é uma falta de respeito.

Faça uma apresentação de produto importante para grandes empresários. Interrompa-a para atender o celular. Você é um gênio quando a ligação terminou você perdeu a conta, se fosse minha teria perdido.

A agenda: elabore a sua agenda diária em primeiro lugar com O SEU TEMPO, uma agenda que não tenha reservado o tempo para o dono, vai trazer-lhe graves problemas de Saúde e claro antes disso de rendimento profissional, o que equivale a dizer que, se for empregado pode muito bem perder o emprego, e só então vai descobrir que perdeu por culpa sua, pois que somos responsáveis por tudo o que nos acontece. Perdem-se bons empregos, perdem-se ótimas companheiras, aliás, as mais dedicadas, sem atenção somem, e pessoalmente acho que fazem é bem. Administre o seu tempo.

Um dia dei consultoria particular, pois era um assunto que ele não queria que soubessem que estávamos analisando, a um Grande empresário que nos deixou recentemente, um dos dias em que acompanhei o dia todo dele, aquele Senhor trabalhou 17 horas e um pouquinho – nunca deixou de atender uma ligação, nunca deixou de atender alguém que o procurava nunca o ouvi dizer que não teria tempo para. O tempo Dele, é o mesmo do nosso – o dia tem 24 Horas o seu o meu todos então porque uns ganham 100.000 nessas 24 horas e outros só ganham 25,00? É o que fazemos nelas e com elas que é importante. E não as horas em si.

No mundo moderno onde a entrada de competentes mulheres se faz cada vez mais presente deparam-nos com outro fenômeno, estas vêm com menos tempo que os homens, ou seja, herdaram dos professores os defeitos, e não só as qualidades que Elas em sua maioria aprimoraram.

Eu deixei de gerenciar hotéis como funcionário há 23 anos, na época havia meia dúzia de gerentes de hotel mulheres, hoje eu não sei, mas se não são logo serão em maior número que os Homens e são, pelo menos as que tenho tido o prazer de conhecer mais competentes que a maioria dos colegas masculinos. Mas estão sem tempo.

Tenham muito cuidado com isso, já se perguntaram qual é a função real de um Gerente de Hotel?... São meia dúzia de letrinhas (fazer com que o cliente volte) isso só se consegue pensando, e se não tem tempo para executar as tarefas, não vai poder pensar em outra coisa a não ser no que deixou de fazer logo não está cuidando do que devia. Nunca na minha vida gerenciei um Hotel que não conhecesse o custo real do apartamento no momento, para quem não sabe custo de UH de hotel muda dezenas de vezes por dia.

Trace sua rotina, escolha o que realmente é importante, delegue, cobre e fidelize seu Hospede, caso contrário eu vou tomar ele de você, e não, não é no preço.

O nosso curso de Revenue Management ajuda muito a organizar seu tempo como gestor e, a saber, o que fazer para otimizar o dos seus colaboradores. Hoje a gente aperta uma tecla e troca tudo, há 42 anos quando eu iniciei era tudo manual e havia tempo para tudo e pior, Muito Mais Eficiência.

Nenhum comentário: