quinta-feira, 8 de julho de 2010

ASSERTIVIDADE - II

Muitas podem se perguntar: Mas no que a assertividade pode me favorecer?



A pessoa assertiva é capaz de agir em favor de seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade, a expressar sentimentos sinceros e pensamentos sem constrangimento, a exercitar seus próprios direitos sem violar os do próximo. Em poucas palavras, a assertividade é a arte de ser objetivo.



Quem tem comportamento assertivo possui uma posição de conciliação, onde as duas partes saem ganhando, ou seja, a pessoa se beneficia e beneficia o outro. Sendo assim, a pessoa assertiva está aprendendo a dar e a receber em igualdade com o próximo.



Algumas dicas básicas para ser uma pessoa assertiva:



1- Analise a situação como um todo para entender bem o que está acontecendo;



2- Veja o que realmente quer falar;



3- Avalie o que deseja ou a intenção de sua fala;



4- Pense melhor na maneira de falar sobre o assunto, seja clara e objetiva;



5- Pense no tom de voz, nos gestos e expressão facial que deverão ser coerentes com o que está sentindo;



6- Fale e ao mesmo tempo observe a reação do outro;



7- Agüente a ansiedade que isso poderá gerar e avalie seus sentimentos depois de falar o que estava sentindo.
Ser assertivo não é fácil, pois nossa história de vida muitas vezes nos ensina o contrário e talvez por isso, sentimos aquele ‘bloqueio’ quando queremos ser assertivos. É sempre aquele impasse quando queremos dar nossa opinião ou expressar nossos sentimentos. É importante vencer essas barreiras, pois quando não somos assertivos, tendemos a desenvolver comportamentos passivos ou agressivos perante determinada situações ou pessoas. E Acreditem a vida acaba, mais tarde ou mais cedo nos cobrando isso e nem sempre vamos achar o preço justo.



Agora você pode estar se perguntando: “Como será que eu faço para ser assertiva (o)?”
 
Primeiro, é preciso perceber (discriminar) os nossos sentimentos. Se soubermos o que sentimos, já teremos meio caminho andado. Então, a próxima questão é se devemos ou não expressar isso para as pessoas. A melhor resposta para esta pergunta é: fale sempre; ou melhor, prefira falar, sempre que possível o que está pensando ou sentindo. “Tirar a limpo” algum assunto é sempre mais recomendável do que calar tanto nas relações interpessoais que envolvem relacionamentos afetivos como profissionais. A não observância destas regrinhas acabam nos custando "preços" que, acreditem, ninguém quer pagar e nem há o porquê.



Dê uma resposta que chegue sempre pertinho daquilo que você sente ou pensa. Chegue ao mais próximo disto, procurando não ser agressiva (o).

Vem, então, o segundo passo. TREINAMENTO.

O treino em assertividade pode ajudar a você a conviver melhor com as pessoas e consigo mesma(o). Se você consegue colocar seus limites, expressar suas satisfações e insatisfações, não há necessidade de engolir sapos,(isto provoca ulceras deixa-nos vulneráveis a muitos tipos de males e acreditem não vale a pena.), explodir, agredir ou dramatizar; basta aprender a comunicar-se de forma apropriada.



Uma das estratégias que ajuda a iniciar este treino é observar pessoas que admiramos e que têm facilidade para agir da forma como gostaríamos. Imitar um modelo é uma das formas mais rápidas e fáceis de aprender um comportamento, sem nunca esquecer que o ideal é compreender, já que cada um de nós é único e isso é incontestável imitar não é exatamente o que se espera de um Ser pensante, mas observar e entender como chegar neste ou naquele estágio. É claro que não imitamos exatamente, pois ao usarmos um modelo anexamos também, nossas próprias características. Por isso somos diversos.



Atenção: a escolha de comportamentos a serem modificados deve seguir uma ordem progressiva, isto é, escolher interações simples (ex. pedir informações) e que, aos poucos, vão aumentando sua complexidade até que o indivíduo se sinta à vontade em situações mais desafiadoras (ex. discordar do chefe).



São necessários pelo menos seis passos para nos modificarmos:

1- Conhecer o fato de que nossos comportamentos são aprendidos e podem, portanto, ser modificados;Somos feitos de hábitos e tudo o que repetirmos durante um período de trinta dias se tornará em mais um ou modificará o existente.



2- Identificar quando somos assertivos, agressivos ou passivos e em que situações isto ocorre;



3- Selecionar um comportamento passivo ou agressivo para iniciar o treinamento. Lembrar que o comportamento escolhido não pode ser o de máxima dificuldade;



4- Observar modelos que desempenham bem o que queremos atingir;



5- Treinar;



6- Selecionar o próximo comportamento (aquele um pouco mais difícil) que desejamos treinar e assim sucessivamente, até ficarmos satisfeitos com o nosso desempenho e com a nossa forma de agir.



As conseqüências positivas do comportamento assertivo podem ser o aumento da autoconfiança e da realização pessoal, redução da depressão e da ansiedade social. É importante lembrar que a assertividade é uma habilidade aprendida.



Caso você ainda tenha dúvidas se deve ou não investir algum tempo e esforço na tentativa de mudar seu comportamento, pense nas diversas situações de sua vida profissional e pessoal em que a sua falta de assertividade fez com que não conseguisse obter o resultado desejado e sentir-se verdadeiramente realizado com suas conquistas. Quantas vezes teve que “engolir” a raiva gerada pelo sentimento de que deveria ter dito algo que não disse naquela determinada hora? Quantas vezes se viu “obrigado” a fazer determinadas coisas por não ter tido a coragem de dizer não para alguém? São muitos os exemplos, mas o mais importante é que pensemos sobre o assunto e busquemos trazer a assertividade para as nossas vidas para que possamos não apenas expandir nossa inteligência emocional, mas principalmente desenvolvermos relações interpessoais mais autênticas, harmoniosas e prazeirosas na vida pessoal e profissional. Lembre-se que é fundamental mudar o DIÁLOGO INTERIOR – de negativo para positivo; levar em consideração seus DIREITOS e os do outros e desenvolver a AUTO-ESTIMA.

BEIJOKAS - BOM FIM DE SEMANA!!!!


Nenhum comentário: