domingo, 25 de julho de 2010

FINANÇAS FEDERAIS: A Volta às Trevas.

Não sou, nunca fui didático, é uma arte e eu sei que podemos desenvolvê-la, mas nunca me interessei. No entanto estamos atravessando um periodo de suma importância para o Brasil mas principalmente para os Brasileiros de Bem e me sinto na obrigação de fazer algo. Maílson da Nóbrega, explica com claresa, para qualquer pessoa que saiba ler e entenda o mínimo de matemática o que está acontecendo com as nossas finanças, como estamos sendo roubados e Tapeados. Eu já sabia, mas cabe-me informar. E aqui está com detalhes:

"Finanças federais: a volta às trevas Maílson da Nóbrega


Veja - 19/07/2010


Com razão, muitos analistas têm mostrado que o governo esconde subsídios generosos a empresas, concedidos mediante o suprimento de vultosos recursos ao BNDES (207 bilhões de reais até agora). Além disso. oculta o crescimento da dívida pública. As estatísticas oficiais dão a impressão de que a dívida não se altera com esse suprimento. Divulga-se a divida líquida (a bruta menos o suprimento).



É a mesma situação de uma empresa que se endivida para financiar seus clientes e assim vender mais. Se os clientes não pagam, ela quebra. Como seu balanço não usa o método da dívida líquida, os bancos percebem o endividamento e lhe negam crédito. A empresa também quebra.


Nem o próprio governo sabe o custo dos subsídios. O Tesouro capta o dinheiro no mercado emitindo títulos - pelos quais paga atualmente juros de 10.25% ao ano - e o empresta ao BNDES cobrando muito menos. O subsídio é a diferença, que poderá ser maior ou menor dependendo da taxa de juros futura.


O BNDES transfere o grosso do benefício aos clientes que escolhe, via empréstimos a juros camaradas. Com muito dinheiro em caixa. o BNDES amplia as linhas de financiamento. Mesmo empresas que não precisam conseguem o dinheiro e o aplicam a juros mais altos. Ganham sem fazer força, à custa de todos nós.


O esquema escamoteia o custo da "modicidade tarifária", uma estratégia para fazer crer que tarifas de energia e pedágios são mais baixos neste governo do que nos anteriores. Acontece que a rentabilidade de usinas - como as do Xingu - é incompatível com tal tarifa. O BNDES viabiliza a estratégia subsidiando o investimento das concessionárias. Haja distorção.



Isso se assemelha à "conta de movimento" do Banco do Brasil, que era suprida pelo Banco Central. Ao conceder empréstimos, o BB gerava emissão de moeda. O BC recolhia essa mesma moeda vendendo títulos públicos (não existia a Secretaria do Tesouro Nacional - STN). A expansão dos empréstimos virava dívida pública.


Imaginava-se, naquele tempo, que esses empréstimos não eram despesa pública, pois os recursos retomavam. Acontece que despesa na contabilidade pública tem um conceito próprio. Qualquer desembolso do Tesouro, mesmo que reembolsável, é despesa pública. É a forma de fazê-Ia passar pelo Orçamento da União e pelo crivo do Congresso.


Entre 1983 e 1984, o Ministério da Fazenda realizou amplo estudo sobre essas questões. incluindo propostas para modernizar as finanças federais. Com base nessas ideias, a "conta de movimento" foi extinta em 1986. Logo em seguida, outra daquelas ideias foi implementada com a criação da STN.


Em 1987, mais duas propostas vingaram: a extinção das funções de desenvolvimento do BC e a transferência, para a STN, da gestão da dívida pública. Em 1988, aboliu-se o Orçamento Monetário, por onde cursavam as operações do BB e semelhantes.


O estudo recomendou o fim dos subsídios via taxa de juros. O custo dos títulos do Tesouro seria o piso do crédito oficial. Caso o subsídio se justificasse, seu respectivo valor deveria constar do Orçamento aprovado pelo Congresso.


O objetivo dessa regra, adotada em muitos países desenvolvidos, era evitar que despesas pudessem ser realizadas sem a autorização legislativa e sem transparência. O leitor deve ter percebido que nas operações com o BNDES. aqui analisadas, há um gasto público implícito no subsídio concedido ao banco pelo Tesouro.


Com as mudanças de 1986-1988, as finanças federais adquiriram estrutura institucional típica das existentes nos países avançados. O BC, livre de funções que não lhe deveriam caber, assumiu com êxito o papel clássico de um banco central, que se consolidou e depois da criação do Copom (1996) o tomou internacionalmente respeitado.


É uma pena que a Fazenda, centro dos estudos que originaram uma transformação sem paralelo nas finanças federais, patrocine agora mudanças que permitirão ao governo gastar sem legitimidade o dinheiro do contribuinte.


Felizmente, graças àquela evolução institucional, perceberam-se rapidamente os subsídios e seus efeitos negativos. O BC publicou estatísticas da dívida bruta, permitindo ver que o esquema a elevou em 10%. ovos ganhos ocorreriam se o Congresso revertesse o retrocesso."

Como diria o caipira rsrsrs: assim até eu vou "enricar" Faço contas, pago com o dinheiro dos outros e nunca prestarei conta disso .....PA-LHA-ÇA-DA

Nenhum comentário: