sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Bom e Velho Cafezinho.

Dizia uma pesquisa no Bom Dia Brasil de terça feira: Café após almoço pode evitar diabetes nas mulheres.


Bebida tem substância que ajuda a evitar a doença.
Reparem Bem, Nada de exageros. Sem eles tudo é permitido. Então vamos ao texto:

""Você vai ver agora uma novidade sobre um costume europeu que foi incorporado à nossa cultura. Uma pesquisa feita na França mostra que o cafezinho, tomado depois do almoço, pode evitar o diabetes. Mesmo cafezinho com pouco açúcar ajuda a combater o diabetes. O café tem uma substância que ajuda a evitar a doença. A pesquisa teve a participação de uma médica brasileira. 

O café que as quase 70 mil francesas beberam durante a pesquisa não é exatamente o que os brasileiros mais apreciam: é mais fraco, porque é diluído. Mas onze anos de estudos com as mulheres, entre 41 e 72 anos de idade, revelaram que aquelas que tomaram café - uma xícara pequena por dia - tiveram um risco 34% menor de desenvolver diabetes tipo 2. 

Muito já se falou sobre o café - faz bem, faz mal para a saúde. Enfim, são muitas pesquisas pelo mundo todo. Sobre as vantagens do café na prevenção de diabetes, por exemplo, existem pelo menos 17 trabalhos. O que esta pesquisa, realizada na França, traz de novo é mostrar quando o café faz bem. Nesse caso, sempre depois do almoço. 

A pesquisadora da USP de Ribeirão Preto, Daniela Sartorelli, que participou do estudo, percebeu que as mulheres que tomavam café em outros horários não apresentaram o mesmo resultado. Os pesquisadores acreditam que substâncias só encontradas no café filtrado provocam uma reação. 

"Esse café pode estar atuando reduzindo a absorção de ferro da refeição. Como o excesso do estoque de ferro no organismo vem sendo associado ao diabetes, essa pode ser uma possível explicação", aponta Daniela Sartorelli. 

Para quem não vive sem café, uma pesquisa como essa é sempre um convite a mais uma xícara. 

"Eu não faço, mas vou à casa da minha mãe sempre tomar cafezinho", admite a dona de casa Lilian Pavoni. 

As professoras jamais recusam um cafezinho: "Em média, umas três ou quatro xícaras por dia, mas só no trabalho também." 

Mas será que o café é remédio contra a diabete? O professor da USP José Ernesto dos Santos diz que é preciso uma boa dose de cautela. Uma verdade hoje pode ser um mito amanhã. 

"Nós não podemos esquecer que quem toma café com açúcar ingere ao redor de cinco gramas de açúcar a cada café. Isso provavelmente junto com as outras ingestões que ele faz durante o dia podem não ser benéficas", afirma o nutrólogo José Ernesto dos Santos.

O estudo deixa claro que ninguém deve aumentar o consumo de café com o objetivo de evitar a doença porque ainda é preciso saber exatamente como a bebida atua contra a diabetes."

Nenhum comentário: