NÃO VEMOS AS COISAS COMO ELAS SÃO - VEMOS AS COISAS COMO NÓS SOMOS. Alcançar a FELICIDADE requer a superação dessas limitações sem transgredir os próprios valores e posicionamentos
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Não vamos falar de Emagrecimento Mas...
Por Érica Minchin
Por algumas temporadas aboliu-se o termo tendência porque a moda tornou-se muito democrática, mas essa temporada trouxe o tema de volta a pauta. Glória Kalil já fez sua lista, outros sites importantes também comentaram o assunto, mas a dúvida que ainda resta para quem não estuda ou trabalha com moda é: Como funciona a dinâmica das tendências de moda?
Em teoria, as duas formas básicas de desenvolvimento das tendências são 'bubble up' (ebulição) e 'trickle down' (gotejamento).
O trickle down acontece conforme as propostas que surgem nas passarelas vão chegando ao grande público, através dos formadores de opinião, revistas de moda e desçam até as lojas de departamento, disponibilizadas para qualquer um.
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Já o bubble up é quando as tendências surgem a partir das ruas. Peças populares são re-interpretadas por formadores de opinião e estilistas, até que essa nova forma passe pelo movimento de gotejamento e, através da influência da mídia e de outros meios, atinja as massas novamente, saturando-a e transformando-a em ultrapassada. Isso pode ocorrer tanto com peças usadas por um público considerável, como jeans que era usado pela classe operária e depois foi inserido na sociedade como símbolo de rebeldia até ter seu significado totalmente transformado, quanto por públicos menores ou nichos específicos, como ocorreu com o estilo punk e com os lenços palestinos.
Pode-se dizer que o trickle down foi predominante até o surgimento do prèt-a-porter que, conforme ganhou forças, fez com que as empresas não pudessem correr o risco de ter furos na produção, de não vender determinado estilo ou de esgotarem as peças sem que seus clientes tivessem sido atendido.
Por causa dessa necessidade de 'prever o futuro', surgiram os escritórios de estilo e os caçadores de tendências, que começaram a olhar para as ruas e estudar como se comportam e quais seus hábitos.
É praticamente impossível identificar quem criou, de fato, uma tendência. Podemos afirmar que ela não é criada por uma pessoa, mas sim pela carência de um grupo com o intuito de facilitar a movimentação (como as calças para facilitar o trabalho e cavalgar), de transmitir uma mensagem (como o uso de ombreiras, para passar uma imagem mais masculinizada e 'poderosa') ou qualquer outra, seja essa uma necessidade real ou uma vontade supérflua.
Já as cores e materiais são determinadas, com 2 ou 3 anos de antecedência, em reuniões de fabricantes, pesquisadores e criadores que definem as cartelas através de outros fatores identificados, como a capacidade de produção e o custo de um certo material ou pigmento.
Onde o estilista entra em tudo isso, então? Seu papel principal é interpretar aquilo de acordo com a sua visão e seus clientes, despertando desejo, ao invés de simplesmente copiar a proposta e contribuir para a uniformização da sociedade. Um belo exemplo foi a forma que Carolina Herrera utilizou para inserir tachas nas suas criações para a última semana de moda de Nova York - dificilmente você associaria esse nome ao material, mas Carolina conseguiu contextualizar essa 'febre' dentro do que seu público procura, sem alterar sua identidade.
* Editora da Elle canadense fala sobre SPFW
* As roupas e a ilusão de ótica
Atualmente, os desfiles de Paris continuam servindo para reforçar e difundir esses conceitos. Mas isso está mudando aos poucos, já que em lugares como Tokio (que se transformou um dos destinos básicos para quem as caça) algumas propostas começam a aparecer até 2 anos antes de todos se acostumarem com elas e pensarem que são imprescindíveis porque aparecem nas passarelas francesas.
Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela.
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2 comentários:
Bom dia precioso!!! adoro conversar sobre moda, alem de desviar a neura de emagrecimento e dietas, é ótimo para ficar em dia com o q vamos usar..amei o seu post...tenha um lindo dia beijinhos
Bjks Val - Que bom que vc gostou, mas afinal já viu mulher que vão gosta? princialmente muher bonita Bjks.
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