domingo, 20 de junho de 2010

A HIPERTENSÃO - PARTE II - Alimentação


A dieta ideal para o tratamento da hipertensão arterial



Entre as influências nutricionais relacionadas à hipertensão arterial, o sal é sem dúvida o fator mais importante, uma vez que seu excesso na dieta influencia não somente o agravamento da doença, mas concorre também para uma maior incidência de hipertensos em uma população sadia. Logo, comer menos sal faz parte da prevenção da hipertensão arterial e também do seu tratamento.
Não queremos dizer com isso que devemos comer sem sal. Sabemos do maravilhoso sabor que ele incorpora aos alimentos. Comer porções normais de sal implica em dois cuidados: não o adicionar na comida pronta e cozinhar com pouco sal. A indicação correta está entre 5 g de sal ou 2g de sódio, o equivalente a duas colheres de chá rasas de sal.
Vamos substituir o sal por alguns outros ingredientes com vantagem: Limão, vinagre, gengibre, alho, e outros que realçam o sabor e deixam cada alimento com o seu sabor natural, R.A. “reeducação alimentar” “reaprendendo a comer,” e vamos usar a máxima: você é o que você come.
Na verdade, se eliminarmos totalmente o sal no preparo das refeições, ainda assim estaremos ingerindo dois ou três gramas por dia, porque alguns alimentos já contêm um pouco de sal em sua composição. Para as pessoas com hipertensão arterial, o consumo de sal deve ser ainda mais rigorosamente controlado, sendo que idealmente elas não deveriam ultrapassar 2g de sal por dia, além daquele presente naturalmente nos alimentos.
Quem come fora regularmente tem mais dificuldade para controlar o consumo de sal, mas sempre é possível fazê-lo, através do controle do saleiro e evitando alimentos sabidamente ricos em sódio como: azeitonas, queijos amarelos, conservas, patês, shoyu, molhos prontos para salada, carne seca, bacalhau, embutidos e defumados. Um item muito consumido pelo brasileiro, o churrasco, é especialmente rico em sal, de uma forma pouco perceptível, pois essas carnes ficam mais saborosas quando temperadas com uma quantidade maior de sal.
Finalmente, é importante saber que é praticamente impossível seguir as recomendações de ingestão de sal consumindo alimentos industrializados. Praticamente todos eles contêm sódio além da conta. Os campeões são os embutidos - presunto, salame, mortadela, salsicha - e defumados, os caldos concentrados e temperos prontos, as sopas instantâneas, os salgadinhos em pacotes, os queijos amarelos, os pratos prontos congelados e as conservas.
Como sabem, estão aí as fotos que mostram um pouquinho, um dia e depois durante 24 anos eu fui GORDO.... Muuiiito Gordo, 105Kgs. Para 1,73mtrs. é O-BE-SI-DA-DE.
Nesta época eu era hipertenso, só que de quando nasci até aos 19 anos, quando eu praticava vários esportes algumas horas por dia eu não era.
Meu pai era hipertenso, mas onde eu quero chegar é que isto não tem nada a ver com hereditariedade, genética, ou qualquer outra dessas baboseiras.
Tanto que, aos 47 anos eu aprendi como controlar o peso, em 4 meses reduzi 30 kgrs e depois quis mostrar quase 2 anos depois que podia fazer o que quisesse com o meu peso e passei para os 72 isso eu mantenho há 8 anos e com isso eu nunca mais tive problema nenhum com hipertensão.
Para falar a verdade, há uns meses minha pressão andou subindo, mas não tinha nada a ver com o peso ou com a nutrição ou com a genética. As alterações tinham um nome e um rosto eram de fundo emocional, isso em português corriqueiro é um problema de “cuca” e sendo assim não basta aconselhar, há que praticar o que se ensina “Nada que venha de fora pode me atingir a menos que eu permita” e assim resolvi meu problema.
Sou avesso confesso a remédios e médicos e não faço segredo disso, abenço-os e peço a Papai do céu todos os dias que os ilumine, já que eles são, para muitas pessoas necessários, mas a hipertensão existe só que pode e deve ser tratada, mas temos em nós e no nosso ambiente tudo o que precisamos para fazê-lo, é claro que se todos fossem como eu os médicos não tinham como se sustentar. Quando eu tinha crises de hipertensão, sabia isso a gente nota até que está chegando. Nunca chamei um médico ou fui a ele, por quê? A 1ª coisa que o sujeito faria seria apertar meu braço para medir a pressão, é tudo o que não preciso, já que eu soltava tudo o que me prendia nesse momento. Deitava e relaxava. E desse momento até 48 horas depois eu comia, peixe, verduras ou legumes cozidos em água e temperados apenas e tão somente com limão. E bebia mais água que o normal. Tinha tanta prática que conseguia medir minha própria pressão, é só descontar um ponto no batimento, e nunca fazia isso em crise, mas uma vez que desconfiei e medi estava com ela em 22X9 me cuidei, não morri, e não tomei nada a não serem as coisas que a natureza dispõe para serem por nós usadas.


Cuidado a relação médicos e Comércio é perigosa e somos suscetíveis de ser as próximas vítimas lembre-se então “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”

10 mandamentos para uma vida saudável, retirado do site Minha Vida:

1) Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;


2) Pratique atividades físicas todos os dias;


3) Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;


4) Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;


5) Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;


6) Abandone o cigarro;


7) Nunca interrompa o tratamento, este é para a vida toda, (Aqui está uma recomendação médica que como todos sabem eu não concordo, mas Deus nos deu a esclha ao livre arbítrio, como dizem os ingleses “ it’s up to you”);


8) Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;(Minha opinião é conhecida)


9) Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;(Eu sempre disse e aprendi isso em palestras longas feitas por cientistas, alguns deles premis Nobel de medicina, outro detentor da maior patente de uma invenção que já foi realizada até hj. Não existe o stress, isso é um rótulo meramente comercial, mais uma vez a classe médica e seus poucos escrúpulos, um stressado é sempre e só um DESVITAMINADO.)


10) Ame e seja amado.(Aqui Sim, AME-SE e nunca confunda algo difícil de destinguir, o SE GOSTAR MUITO e o AMAR-SE, o Amar-se pode parecer uma forma de egoísmo, não, não é, é sim um profundo respeito por SI MESMO.)

SEM STRESS SEM HIPERTENSÂO. VOCÊ TAMBÉM PODE e TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA

Nenhum comentário: