segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

As fibras fazem muito mais do que regular seu intestino

Bastante conhecidas por aqueles que sofrem com a constipação intestinal, as fibras devem fazer parte de qualquer cardápio que preze o equilíbrio alimentar. (Faça o teste e desvende os mistérios que rondam os laxantes). As fibras são uma parte dos carboidratos que não é digerida e absorvida pelo organismo , define a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Isso explica sua ação mais famosa: o regulamento do intestino. Por aumentarem o volume das fezes, aceleram sua eliminação.

E está muito enganado quem pensa que as vantagens das fibras ficam por aí. Suas fontes alimentares e seus benefícios variam de acordo com a classificação. Elas se dividem nos grupos solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis, como o nome já sugere, absorvem água, transformando-se em uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino, protegendo-o contra o câncer.

Outras funcionalidades desse tipo de fibra são o retardo na absorção dos carboidratos (o que dá uma forcinha extra para a sua dieta, ajudando a manter uma sensação de saciedade mais prolongada) e adiminuição das taxas de LDL (o colesterol maléfico à saúde). Farelo de aveia, cevada, leguminosas, frutas, legumes e verduras são boas opções para encontrar as fibras solúveis. (Confira a tabela nutricional dos grãos)

Enquanto isso, por não absorverem água, as fibras insolúveis entram em ação para regular o funcionamento do intestino. Ao incluir verduras, legumes, frutas e trigo, arroz e pães nas versões integrais, no cardápio, você garante que tal benefício faça parte do seu dia-a-dia.

Para a recomendação diária do nutriente na alimentação não existe distinção. Roberta afirma que 20 a 30 gramas de qualquer um dos tipos de fibras já garante o sucesso de suas ações. (Aprenda a dividir o seu prato nas proporções ideais de cada nutriente). Só não se esqueça de tomar bastante água. Sem ela, em vez de soltar o intestino, você vai entupir geral principalmente se o seu maior consumo for de fibras solúveis, que precisam absorver o líquido para inchar e serem eliminadas mais facilmente, mandando todas as toxinas do seu organismo cano abaixo. Portanto, aposte na parceria fibras e água para conquistar pele e barriga bem lisinhas, como você sempre sonhou.

Pois é, reparem numa pequena comparação, são necessárias de 30 a 35grs de fibras insoluveis por dia para que o nosso organismo funcione perfeitamente, é possivel sim ingerir isso com exatdão, 27 fatias de pão integral. Fácil né??? e os Carboidratos e toda a outra sorte de substâncias que irão em excesso, elas só vão nos desregular. Só quero que entendam com isso que tal como as vitaminas e sais minerais que comentei na postagem da Carol, há coisas que têm sim que ser suplementadas, sob pena de cometermos descontroles difíceis de reparar.

Mas Vamos lá, sem esquecer: "NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUE ACREDITA"
Acredito em vcs, na maioria dos casos mais do que vcs mesmas. Vocês conseguem. Bjks com gostinho de folia carnavalesca. Olha os excessos rsrsrsrsrs

2 comentários:

Gabi Gadelha disse...

Oi Rui,
adorei o seu post sobre as fibras. Eu tenho problemas com o funcionamento do meu intestino, por isso to tendo o cuidado de ingerir fibras. Hoje mesmo, pela manha, bati um copo de leite desnatado com 3 c.s de mamao papaia, 2.cs de aveia em flocos e 1 c.s de linhaça dourada. E funcionou!!
Tive que bater no liquidificador pq nao tolero mamão. Mas desse jeito deu tudo certo.
Bjss!

Florimari disse...

Fantastico seu post hoje!
Completo e enxuto como voce!
Adorei!
obrigada pelas informacoes.

Beijos

Flori