quarta-feira, 6 de julho de 2011

Massas e Dietas

Prefiro dizer a verdade dietas não REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Isso SIM.
Para quem é apaixonado por massas, fica bem difícil seguir firme na dieta e resistir a um bom prato de macarrão, lasanha... Pensando nisso resolvi escrever sobre o assunto, com dicas dos melhores tipos de massas, molhos e combinações mais saudáveis.
Geralmente, as massas mais simples (sem recheio), como espaguete, fusili, penne, talharine, possuem menos calorias que as massas recheadas, como canelone, ravioli, capeleti, lasanha.

Portanto, evite o consumo excessivo das massas recheadas. Entre os tipos - comum, com ovos e de sêmola - não existe uma diferença calórica significativa, o que muda é a questão do colesterol, devido a inclusão dos ovos na preparação.
As massas integrais elaboradas com farinha integral são boas opções, pois são ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o bom funcionamento intestinal. É possível fazer uma massa deliciosa com ingredientes saudáveis, como: verduras, legumes, soja, cogumelos, ervas, frutas e outros ingredientes que vão dar sabor sem aumentar de forma significativa as calorias da preparação.
Os molhos à base de queijo são os mais calóricos e possuem mais gordura. Para quem faz dieta também não são indicados molhos com muitos ingredientes, por exemplo: bacon, calabresa, queijos amarelos, presunto, creme de leite etc. Invista nos mais simples - o molho ao sugo (molho de tomate) é o mais light deles.Veja abaixo quatro opções light e quatro opções mais calóricas para você fazer um comparativo:

Light Lasanha vegetariana - 1 pedaço (215g) 210kcal Macarrão ao sugo - 1 prato raso (200g) 274kcal Macarrão à bolonhesa - 1 prato raso (200g) 302kcal Penne com brócolis e alho-poró - 1 prato (210g) 283kcal
Mais calórico Macarrão parisiense - 1 prato raso (200g) 438kcal Lasanha à bolonhesa - 1 pedaço (200g) 439kcal Macarrão ao molho quatro queijos - 1 prato raso (200g) 613kcal Canelone de presunto e queijo - 2 unidades - 552kcal Nhoque recheado com molho vermelho - 1 prato (200g) - 480kcal

Nenhum comentário: