sexta-feira, 18 de junho de 2010

Por que uma campanha de prevenção e controle da hipertensão


Fomos surpreendidos com as recomendações do ministro da Saúde: sexo para combater a hipertensão. Durante o evento em que apresentou a pesquisa do Ministério da Saúde sobre o problema - que atinge 24% dos brasileiros - José Gomes Temporão foi além, reforçou que a prevenção é a melhor forma de evitar a hipertensão arterial, estimulou que os brasileiros mudem seus hábitos alimentares e façam mais atividades físicas.


A hipertensão atinge um em cada quatro brasileiros. O número de casos no País cresceu 13,4% em três anos, passando de 21,5% para 24,4%. O levantamento, feito em 2009, com 54 mil adultos, a pedido do Ministério da Saúde, mostra que o aumento foi registrado em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos: 63,2% das pessoas com mais de 65 anos apresentam o problema. A pesquisa mostra que a proporção de hipertensos é maior entre mulheres: 27,2%. Entre os homens, a taxa é de 21,2%. Na população jovem, os números também preocupam: 14% das pessoas com até 34 anos têm a doença.
A pressão alta é um mal silencioso. Como poderíamos convencer as pessoas que sofrem desse mal de que elas correm riscos de vida? Riscos totalmente previsíveis e potencialmente evitáveis. Como poderíamos conseguir que essas pessoas entendam a gravidade do problema, se na maioria das vezes, elas não sentem nada? Muita gente nem sabe que tem pressão alta, ou passa a saber após uma catástrofe: um infarto ou um derrame.


Uma das estratégias é a informação, pois, de acordo com as informações governamentais, quanto menor a escolaridade, mais frequente é o problema. Entre pessoas com 9 a 11 anos de estudo, 16,8% têm pressão alta. Já entre os com até 8 anos de escolaridade, o índice sobe para 31,5%. Hipertensão não é doença de rico, como se imagina. Ela afeta todos. E a população mais pobre pode sofrer mais, pela dificuldade de acesso a tratamento.




A recomendação é de que a pressão arterial deve ser medida regularmente, no mínimo, uma vez por ano, inclusive por aqueles que não têm ou desconhecem ter a doença. Esta recomendação também se aplica às crianças, a partir dos três anos de idade. Já para os hipertensos, a verificação da pressão deve ser muito mais freqüente, para o controle adequado da doença.




Uma doença com múltiplas causas




Não sabemos ao certo a razão para o aparecimento da hipertensão arterial, mas fatores genéticos são os mais importantes,vamos ressaltar aqui que fator genérico é, em bom protuguês, ESTÓRIA PARA BOI DURMIR”, O que realmente acontece é que seus avós tinham hábitos alimentares saudáveis para a época, em que havia menos automóveis as distâncias eram percorridas a pé e ou a Cavallo e isso era um grande exercício, chegou a vida moderna os meio de transporte proliferaram os elevadores e as escadas rolantes passaram a integrar o dia a dia e os hábitos alimentares herdados não foram revistos então há uma ingestão grande de calorias própria para povos e pessoas que se exercitavam normalmente num pesado quatidiano não exige mais o esforço e logo essas calorias não são queimadas provocando a obesidade e com ela sim a HIPERTENSÃO que é um dos grandes males que a obesidade trás mas infelizmente não é o único, nem o pior. Além disso, a hipertensão arterial tem características vasculares, neurológicas, renais, cardiológicas e endócrinas, o que a torna uma doença estudada e tratada por muitas especialidades médicas. Preferêncilmente com exercícios físicos correto e constantes e com uma alimentação saudável.




Do ponto de vista endocrinológico, sabemos que fatores hormonais são responsáveis pela redução da elasticidade dos vasos sangüíneos e, por conseguinte, pelo aumento da pressão arterial. A conseqüência, a longo prazo, é um trabalhoso esforço do coração para conseguir bombear o sangue nesse extenso leito vascular estreitado e mais rígido. Para conseguir isso, o coração exerce uma atividade de musculação contínua, diária, exaustiva, fazendo com que a musculatura do coração sofra hipertrofia como o bíceps de um halterofilista.




O excesso de peso também é um dos fatores causais da hipertensão. Ele é responsável pelo aumento de 2 a 6 vezes do risco de elevação da pressão arterial e pequena redução no peso corporal, da ordem de 5% a 10%, já é capaz de abaixar a pressão arterial ou reduzir a dose dos medicamentos necessários para sua normalização.

Logo em seguida teremos um novo poste sobre este assunto: "A dieta ideal para o tratamento do hipertensão arterial" deixamos para segunda rsrsrsrs   BOM FINDI E SE CUIDEM QUERIDA.... BJKS

2 comentários:

Cah! disse...

Adorei seu post! super informativo e com um bom contexto parabens!

Convidei vc para participar de uma TAG participe tb!!!

http://oblogdakamilla.blogspot.com/

bjus

Rui disse...

Claro que eu respondi ao e-mail do Ministperio da saúde, só que do meu jeito rsrsrs O Texto:
"Como puderam ver eu uso o blog para ajudar e informar. Então tudo o que for ligado a saúde eu agradeço, devem ter também reparado que sou meio radical e esprimo sem restrições as minhas ideias e pontos de vista mesmo no material coletado de outros.
De qualquer forma qualquer colaboração é muito bem vinda."