quarta-feira, 15 de junho de 2011

Chás reduzem ansiedade e melhoram sono


Conheça os benefícios de algumas ervas, usadas há milênios como aliadas da nossa saúde as ervas são usadas há milênios como aliadas da nossa saúde, como medicamentos, estimulantes ou tranquilizantes. Assim como o café, muitas pessoas acham que os chás estão entre as bebidas estimulantes. A gaúcha Carla Saueressig, especialista em chá e representante exclusiva da marca alemã Tee Gschwendner na América Latina, observa que apenas os chás que contém cafeína, derivados da Camellia sinensis, tem esse efeito. “Os chás verde, branco e preto fazem parte dessa lista e devem ser evitados por quem quer se acalmar”.


De acordo com Carla, existem vários outros tipos de chás bem conhecidos por seus atributos calmantes, como os de camomila, erva-doce, erva-cidreira, maracujá, alfazema, melissa e hortelã. O de erva-cidreira, por exemplo, pode ser tomado até por bebês. “Esse chá é capaz de aliviar as cólicas e, servido a temperatura amena, ajuda a tranquilizar e garantir o sono do bebê”, diz a nutricionista Marta Oliveira, de São Paulo, que presta assessoria nutricional para crianças.

Para os que apreciam os chás relaxantes mas gostariam de mais variedade nos sabores, Carla recomenda as misturas de ervas. “Existe uma mistura chamada Boa Noite, por exemplo, que leva folhas de melissa, amora, capim-limão, lúpulo e pétalas de centaurea, girassol e rosa”. Ela sugere também as misturas com frutas para tornar os chás ainda mais atraentes, sem perderem seus efeitos calmantes. Mas recomenda, neste caso, que a pessoa procure por combinações já prontas. “Você pode tentar fazer em casa, mas o sabor pode sofrer alterações. Os chás prontos foram criados por especialistas e têm a dosagem correta de cada elemento”, explica.

A especialista ensina que o tempo de infusão de um chá de ervas varia entre 5 a 10 minutos e frisa que deve ser em água fervida. “Os ingleses não deixam a água ferver. Eles acreditam que ela perde o oxigênio, o que não é verdade. A água deve ser fervida por uma questão de higiene e para evaporar o cloro”, diz. Ainda de acordo com Carla, a forma de preparo, no caso dos chás prontos e industrializados, deve estar descrita na embalagem. “É uma exigência da Anvisa”, esclarece.

Confira os tipos mais comuns de chás de ervas com propriedades calmantes, algumas das quais, a exemplo do capim-cidreira, são bem fáceis de cultivar em casa, em vasos ou jardins:

Camomila
- Valeriana
- Erva-doce
- Alfazema
- Capim-cidreira
- Alecrim
- Folha de laranjeira
- Maracujá
- Erva-cidreira
- Melissa
- Hortelã
- Melissa
- Rosa
- Eucalipto

Nenhum comentário: