terça-feira, 29 de junho de 2010

NASCIDO PARA ALIMENTAR


O leite é a primeira nutrição dos seres humanos e mamíferos em geral. É um dos poucos alimentos da natureza que “nasceu” para ser alimento. Completo, possui carboidratos, proteínas, gorduras,
fósforo, magnésio, vitamina B12, A e D,minerais e cálcio.


De cabra, búfala ou vaca. Integral, desnatado, semidesnatado – as diferenças dessas versões de leite estão, grosso modo, nas calorias e nuances do sabor (vide abaixo tabela de calorias). Porém, apesar de todas as polêmicas ao redor do alimento, é importante consumir produtos lácteos com pouca gordura (ricota, queijo cottage, leite desnatado). Os fermentados (iogurte e coalhada) são importantes aos microorganismos intestinais e nos ajudam em nossa defesa imunológica.

O leite pode ser ingerido em todas as idades. A exceção fica por conta das pessoas que sofrem de intolerância à lactose (o açúcar do leite), que pode ser diagnosticada por um médico conforme a história clínica do paciente. O principal tratamento é a não-ingestão do leite e/ou seus derivados. E, atenção,
para cada faixa etária é fundamental um tipo de leite e uma quantidade apropriada.

O integral é importante aos que estão em fase de crescimento, além de ser ótimo para os atletas, pois é fonte rica em cálcio, que ajuda na formação e saúde óssea. Já o orgânico é ainda mais saudável, pois traz a garantia de que o animal foi bem tratado, sem o uso de antibióticos.

Apropriados às pessoas que querem controlar a ingestão de gordura, por serem menos calóricos, os leites desnatados e semidesnatados têm sua função garantida. Ambos surgem de um processo de centrifugação do leite integral, que separa o líquido e a gordura, sendo que, depois, é devolvida uma parte menor da gordura para a bebida.

Esses tipos de leites possuem quase a mesma quantidade de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes do que o do leite integral. Ou seja, não é desculpa beber leite integral acreditando que o desnatado não é completo!

Há também uma alternativa aos que têm intolerância à lactose. O leite de soja e o leite vegetal (que, de fato, não são leites) – preferidos pelos veganos (que não consomem nada de origem animal) e vegetarianos. Existe uma infinidade de tipos de leites vegetais, mas o clássico é o de amêndoas.

Enfim, seja qual for à sua idade, peso e gosto, consulte seu médico e/ou nutricionista e saiba qual é a melhor maneira de inserir o leite em sua dieta.

Confira agora uma receita clássica que pode se desdobrar em dois saborosos pratos à base de leite.

Coalhada Fresca

Ingredientes:
2 litros de leite integral; 1 pote de iogurte natural; e frutas da estação.
Modo de Preparo:
Ferva o leite e deixe esfriar até atingir 40ºC (verificada no termômetro).
Misture um copo de iogurte natural e coloque em uma travessa sem tampa coberta por um pano de prato limpo durante a noite. No dia seguinte, coloque na geladeira durante todo o dia. Sirva gelada.


Sugestão: Em cada porção individual, fatie frutas da estação e misture à coalhada. Adoce com moderação.

 
Coalhada Seca


Ingredientes:                                                                                        


Coalhada fresca (da receita anterior); hortelã fresca fatiada a gosto; sal com moderação; e filetes de azeite de oliva.


Modo de Preparo:


Quando a coalhada estiver pronta, coloque-a num saco de pano e deixe escorrer durante uma noite inteira.
Depois, separe a quantidade que deseja consumir e tempere,misturando a hortelã, o sal e o azeite à coalhada seca. Sugestão: Sirva com torradinhas Light

Leites x Calorias
1 copo de leite (200ml) equivale a*:
- Búfala 211Kcal
- Cabra 184Kcal
- Integral 124Kcal- Soja 93Kcal
- Desnatado 70Kcal
- Desnatado Light 66Kcal
- Arroz 120Kcal
*Valores aproximados, pois as calorias variam um pouco conforme a marca fabricante.


2 comentários:

Faby...DETERMINAÇÂO eu tenho disse...

Oi Rui!

Eu já faço esse iogurte caseiro há uns 6 meses,e eu adoro.Dá pra uma semana,mas uso só 1 litro de leite desnatado e iogurte desnatado.misturo com banana e canela.Fica delicioso e mata vontade de comer doces.

Bjos

Faby...DETERMINAÇÂO eu tenho disse...

oi Rui...

olha mesmo que seja sobre Anti depressão eu quero ver,afinal todos nós corremos o risco desse problemasso...

Bjos