terça-feira, 23 de agosto de 2011

Acupuntura ajuda no tratamento da fibromialgia

Eu Sou suspeito, sou fã incondicional de quase todas as praticas alternativas, cada vez ma convenço mais que estava certo quem dizia: " o médico, nada mais é que um otário com estetoscópio", bem eu concordo. Senão vejamos até o caso presente, quando vc não sabe a origem do mal, Porque alega que vai curá-lo.
Um dia, meu falecido pai foi ao médico por causa de umas dores fortes, o "rapazito" disse ao Pai que o mal dele eram bicos de papagaio e que isso como sabemos os médicos não curam.Mesmo assim, no final da consulta o "rapzito" disse ao Pai, vou lhe prescrever aqui uns comprimidos....o Pai interrompeu-o e disse, Dr, se o Sr. diz que não tem cura, porque vai me drogar? o médico, é de prache sr. Ventura. Bem, o Pai saiu não sem antes dar os cumprimentos de prache ao "Rapazito". "Bem rapaz, daqui a 6 meses eu vou voltar aqui, para te provar que vcs são muito perigosos. E foi para casa. SIM o pai voltou 6 meses depois e criou a maior polemica da medicina Curitibana, os bicos e papagaio haviam sumido. As radiografias estavam com o médico e 6 meses atrás eles estavam lá. E vamos explicar como sumiram? TUDO O QUE É BOM NA VIDA É SIMPLES.Meu Pai não só sabia disso como ACREDITAVA sem mas nem meio mas, Ele disse ao médico apenas a verdade, Sr. Dr. e quando nasci não tinha isso, vieram parar aí por engano eu os mandei embora. ACREDITEM É ASSIM QUE ACONTECE.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Técnica aliada a exercícios diminui as dores e desconfortos causados pela doença 


Dores generalizadas que dificultam caminhar ou subir escadas, fadiga incapacitante, alterações no intestino e noites mal dormidas são alguns dos sintomas desta doença quase sempre mal diagnosticada. Os tratamentos disponíveis podem reduzir o problema e até mesmo fazê-lo desaparecer, desde que o paciente tenha disciplina e determinação.
Assim é a fibromialgia. Apesar de pouco conhecida, até mesmo pelos médicos e pesquisadores, pode ser controlada e praticamente desaparecer, por meio dos cuidados terapêuticos e do próprio paciente. Suas causas ainda não são precisamente identificadas, mas se sabe que o cérebro dos portadores da doença produz menos serotonina - substância ligada à capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. Desta forma, impulsos que chegam e saem do cérebro são identificados 
erroneamente como dor. 

Sintomas emocionais
Não cabe aqui entrar em detalhes técnicos da doença, entretanto é importante ressaltar que sua incidência preferencial em mulheres (3% da população feminina contra 0,5% da masculina) pode estar ligada à diminuição de hormônios durante a menopausa, período em que a doença é muito mais frequente. As mulheres chegam ao consultório em desespero: ninguém descobre o que elas têm, acham-se velhas e pensam que vão morrer. Além disso, amigos e familiares dizem que estão inventando doenças e elas passam a se achar loucas ou hipocondríacas. Com a autoestima em baixa, os sintomas aumentam e tornam o quadro ainda mais grave. 
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é sempre clínico, já que não existem exames específicos para detectá-la. Sabe-se que há 18 pontos doloridos ligados à fibromialgia (nos ombros, articulações dos braços e pernas, próximo ao pescoço, nos glúteos e outros). Quando ao menos onze deles são identificados, é provável que se esteja diante de uma vítima. É de costume pedir exame de sangue para detectar outras possíveis doenças que também causam dores generalizadas, como o diabetes, doenças da tireóide, reumáticas e o câncer. 
Tratamento
 Combinar sessões de acupuntura com exercícios específicos recomendados pelo terapeuta é a base do tratamento. A acupuntura, por meio do estímulo dos terminais nervosos, determina o aumento da produção de serotonina e endorfina no sistema nervoso central, que age como forte analgésico a partir de sua ação no sistema supressor da dor e ainda auxilia no controle emocional, agindo em seu efeito antidepressivo e anti-ansiolítico, possibilitando a regularização do sono e a diminuição da fadiga. Como em quase todas as doenças, é importante que o paciente promova significativas mudança em suas atitudes. Exigir-se demais, com perfeccionismo no dia a dia, só pode atrapalhar a recuperação. Sair do emprego ou reduzir atividades cotidianas é outra falha usual. Por outro lado, em casos mais graves é necessário o uso de medicamentos auxiliares ao tratamento. 


Nenhum comentário: