segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CUIDE BEM DO SEU SONO


Os distúrbios do sono atingem quase a 

metade da população e tendem a se 

agravar por problemas clínicos, 

emocionais e sociais.

Especialistas arriscam dizer que eles devem continuar com o título de grandes vilões da sociedade moderna. A previsão tem base científica: 40% da população têm distúrbios do sono. Embora existam 87 variações da doença, e considerando que muitas interagem entre si, é possível afirmar que 33% das pessoas roncam e 4% tem apneia obstrutiva do sono (roncos severos com interrupções temporárias da respiração).

“As pessoas estão mais tensas do que antigamente. Isto pode gerar tanto a ansiedade, quanto a depressão que, interagindo com fatores físicos e emocionais, pode levar a um distúrbio do sono”, diz o especialista em Medicina do Sono, Attílio Melluso Filho. A também especialista em Medicina do Sono, Olga Judith Hernandes Fustes, observa ainda que se dorme, no mínimo, uma hora a menos em relação a dez anos atrás, em um fenômeno conhecido como a privação voluntária do sono. “As pessoas estão querendo dormir menos porque têm uma vida social mais movimentada. Vivemos em uma sociedade que funciona 24 horas”, complementa. 

Melluso explica que a função do sono vai além do descanso. “O sono não é tempo perdido, ao contrário, é um processo muito ativo. Durante a noite, com a diminuição da temperatura corpórea e dos movimentos, as glândulas trabalham melhor. E isso vai fazer com que se tenha um organismo mais sadio”, destaca. Além dos fenômenos psicológicos e sociais, muitos dos distúrbios associados ao sono são genéticos ou clínicos. É o caso da insônia, que pode ser provocada por doenças como hipertireoidismo, anemia, insuficiência renal e mal de Parkinson, bem como por problemas neurológicos.

A ausência de uma rotina de recolhimento também está entre as causas relacionadas à dificuldade para dormir. “É importante se preparar para o sono cerca de duas horas antes”, sugere Olga. Nas crianças, o período necessário para uma boa noite de sono pode chegar a 21 horas. Nos adultos, o tempo médio é de oito horas e nas pessoas com mais de 65 anos, seis horas, com cochilos durante o dia. 

O principal exame para diagnosticar os distúrbios do sono chama-se polissonografia. Sensores são fixados no paciente enquanto ele dorme. A bateria inclui dez tipos de avaliações simultâneas, que compreendem análises neurológicas, do movimento dos olhos, alterações de respiração, atividade elétrica e frequência cardíaca, pressão arterial, pulso, taxa de oxigênio no sangue e musculatura. Também são instalados sensores de posição e um microfone para captar roncos e fala.

Propensão e tratamento

A apneia obstrutiva do sono é mais comum nos homens. Pessoas acima do peso, com pescoço curto e que respiram mal à noite têm mais propensão a adquirir a doença, assim como as crianças com amídalas grandes. Nos pequenos, o tratamento é a cirurgia para a retirada das amídalas. Nas pessoas adultas, podem ser instaladas placas dentárias, que fixam os dentes e impedem que a mandíbula recue e a língua obstrua a passagem do ar. 

As mulheres têm mais propensão à insônia. Além disso, 17% delas apresentam a síndrome das pernas inquietas, caracterizado pela sensação de cansaço e peso nas pernas, fazendo com que a pessoa mova-as constantemente. O tratamento de ambos compreende medicação específica.

Hábitos saudáveis e mudanças na rotina também auxiliam no tratamento e na prevenção dos distúrbios do sono. Fazer caminhadas diárias e optar por uma alimentação balanceada, sem excessos, são as principais recomendações.

Dicas para uma boa noite de sono:

• Deitar-se sempre no mesmo horário; Faça-o sempre entre 22 e 23Hrs, é o horário em que devemos dormecer. (Leia "A semente da Vitória) de Nuno Cobra.

• Utilizar o quarto somente para dormir. Evite alimentar-se ou assistir TV na cama;

Evitar exercícios físicos ou atividades mentais muito preocupantes próximos do horário de dormir;

• Não cochilar diante da televisão antes de deitar;Faça as coisas certas. LUGAR DE TV NÃO É NO QUARTO E eu citaria dezenas de motivos para isso.

Não prolongar o horário habitual de sono durante o final de semana;

Não dormir de estômago cheio (evite refeições "pesadas"). Evite tomar café, chá, coca-cola, ingerir chocolate e evite fumar após o jantar até a hora de deitar-se.

Fonte: Dr. Attílio Melluso Filho.

Podemos, abrir, exceções? Podemos, mas exceções não podem virar regra. deitar entre 22 e 23 hrs é a regra. E a exceção vira abuso se vc abrir mais que uma vez por semana.

Nenhum comentário: