terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mantenha a forma na praia, com lanchinhos leves e refrescantes



"Sorvete, queijo coalho. Lá vem o biscoito de polvilho. Olha o guaraná.." Haja disposição para escapar ileso das calorias em excesso que rondam um simples passeio na praia. Mas, com boa vontade, nem é tão duro conseguir. A primeira dica é aumentar o número de refeições ao longo do dia, evitando que o estômago fique vazio e seja laçado pelas delícias típicas do verão. "Optando por refeições pouco volumosas, com alimentos refrescantes, comer de quatro a seis vezes por dia".Na lista dos alimentos que refrescam e saciam o organismo na época quente do ano, estão: iogurtes desnatados, pães integrais, frutas e queijos magros. "São ótimas pedidas para o café da manhã e lanche da tarde”.

Já nas refeições principais, prefira as carnes magras com verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais como acompanhamentos. Os grelhados, sem muitos molhos ou cremes, como as melhores opções. Além dos molhos gordurosos, evite os empanados também.Petiscos com moderação ( Melhor não) rsrs
Na hora de encarar os petiscos cara-a-cara, passe longe das frituras e dos lanches feitos com maionese (ela é perecível e a combinação com o sol não é nada legal). Em vez da isca de peixe frita, opte pelo milho cozido, por exemplo. "Além de ter tudo a ver com praia, ele tem fibras e pouca gordura". Isso, é claro, desde que você esqueça a manteiga. Para fugir da cervejinha e da caipirinha geladas, a tática é saborear uma água de coco. Sob o sol, as bebidas alcoólicas aceleram o processo de desidratação, fazendo com que você sinta mais sede e, assim, beba mais. Mas se a vontade falar mais alto, vale a regra de consumi-las com bastante gelo, intercalando as doses com um copo d água. "Assim, bebe-se menos e a água ajuda na hidratação, já que o álcool tem efeito diurético", e o álcool que desidrata mais é o destilado de uva assim como o fermentado.

Na volta para casa
Ao voltar da praia, sacie a fome com um prato farto de salada de folhas e legumes. Um peixe ensopado acompanhado de arroz integral e legumes é ótima pedida para o prato principal. Como sobremesa, as frutas refrescam e não excedem o número de calorias do dia. Se optar por sorvetes, prefira os de palito e de frutas, menos calóricos que aqueles feitos com leite. Cheia de truques, a nutricionista aponta mais uma solução para manter a dieta, mesmo tomando sorvete. "Outra opção são os diversos sorvetes light que existem no mercado. São deliciosos e possuem bem menos calorias que os convencionais". A Nutricionista Maria Eduarda aconselha a evitar os líquidos durante as refeições. Segundo a especialista da RG Nutri, não beber entre as garfadas facilita a digestão. Confira as receitas de verão preparadas pela nutricionista.

Sanduíche de verãoIngredientes
1 fatia de queijo branco
1 fatia de peito de peru
1 rodela de abacaxi
2 fatias de pão integral light

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes entre as fatias de pão.
Salada de frango desfiado com melão 

Ingredientes
500 gramas de frango desfiado
1 melão médio (cortado ao meio, sem sementes, a polpa cortada em cubos) 1 maçã verde picada 
2 cebolas raladas 
100 gramas de uvas passas 
100 gramas de nozes picadas 
2 talos de erva doce picados 
1 colher de sopa de requeijão
1 pé de alface americana lavada 
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture o frango desfiado, com a maçã picada, as cebolas raladas, as uva passas, as nozes picadas, a erva-doce e o sal. Acrescente o requeijão e o melão picado e misture delicadamente. Coloque em uma travessa e sirva com a alface.

Salada de frutasIngredientes
½ mamão (evite o papaia por ser muito mole)
5 bananas
3 maçãs
½ abacaxi
½ manga
¼ de melancia 
1 cacho de uva 

Modo de preparo
Esprema as três laranjas, fazendo quase um copo de suco, e despeje numa tigela funda. O suco de laranja tem dupla função: deixa um caldinho muito gostoso e evita que as frutas escureçam, por conter ácido cítrico. Pique as frutas na tigela em pedaços bem pequenos. Mantenha a salada de frutas na geladeira até o momento de servir.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ruy como vai?
Devo confessar a vc que esse ano, não foi um ano bom pra mim em relação a minha RA. Engordei 5 Kg dos quase 40 Kg que eliminei, estou perdendo o foco muitas vezes e tem hora que fica difícil voltar. Achei que eu nunca mais passaria por isso, mas enfim a luta continua. Desistir jamais. Um abraço!

Rui disse...

SANDRA:
Olá Menina, depois de reduzir 40 se isso é feito com R.A. Não há mais porque voltar, já que a RA pressupões novos hábitos e 40 Kgrs não se reduzem em dois dias. Pessoalmente eu engordo controlado rsrsrs todos os invernos engordo 5 a 6 kgrs e mando eles para o espaço com a maior facilidade até normalmente 15 de Novembro... Então vamos lá é Simples quando se trata de peso recente. EU SEI QUE VC CONSEGUE.