terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alguns alimentos possuem propriedades benéficas ao organismo, sendo caracterizados como alimentos funcionais, como é o caso da maçã e das frutas oleaginosas.

Muitos são os que perguntam o que comer nos lanches intermediários, entre as refeições principais, que seja prático e saudável. Essas seriam boas opções, veja.


A maçã é muito conhecida e consumida em nosso país. Ela possui vitamina A, C e E que são antioxidantes e por isso combatem os radicais livres presentes no organismo. Além de conterem fibras em sua composição que promove aquela sensação de saciedade e também contribui para o bom funcionamento intestinal.



As frutas oleaginosas, como as nozes, amêndoas e castanhas possuem ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados que são capazes de reduzir os níveis de LDL-colesterol sanguíneo (o colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL-colesterol sangüíneo (o colesterol bom), devido a esses efeitos ela pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As oleaginosas são ricas em: proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. 



A maçã e as frutas oleaginosas não devem faltar no seu cardápio. E por quê não incluí-las entre as refeições? Veja abaixo algumas opções de lanches com esses alimentos funcionais:



- 3 unidades de castanha do pará - 81,5kcal
- 1 copo de vitamina de frutas com maçã, laranja e banana - 116kcal
- 1 maçã - 90kcal
- Bebida à base de soja de maçã light - 33kcal
==============================================
A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para os que estão com os níveis alterados de colesterol consumirem diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

Nenhum comentário: