quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Parei de Fumar, Vou Engordar?

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, um problema de saúde pública que cada ano mobiliza mais e mais camadas sociais.   Entre as doenças mais comuns associadas ao tabaco estão a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), cancêres de pulmão, de boca, gastrointestinal, entre outros. ( Fuma vai)
Estima-se que existam cerca de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes no mundo. Porém, alguns estão se conscientizando que para ter mais qualidade de vida é importante partir para o desafio de tentar acabar com esse vício. Para muitos, principalmente para as mulheres um dos receios é o de engordar.( A única coisa que engorda é a ingestão de calorias superior à queima, o resto é BALELA COMERCIAL)

Mas será que realmente isso pode acontecer? Existe de fato alguma relação entre parar de fumar e adquirir peso?

O
cigarro tem em sua composição nicotina, que aumenta a termogênese (gasto de energia). Assim, o fato de parar de fumar pode resultar em pequeno aumento de peso pela diminuição do gasto energético.

Os benefícios do abandono do cigarro são muito maiores do que o possível ganho de peso Outra possível causa seria que a nicotina potencializa a ação da leptina (hormônio secretado pelas células gordurosas, responsável pelo equilíbrio energético e pela sensação de saciedade), onde ocorre o aumento da saciedade para os fumantes.(
use suplementos alimentares corretos e não terá faltas, ou melhor, insuficiências

A nicotina também pode afetar a regulação do apetite através dos neurotransmissores
dopamina e serotonina, pois estes encontram em quantidades aumentadas em pessoas que fumam, conseqüentemente diminuindo a ingestão alimentar. Estas seriam as possíveis explicações para aquisição de peso quando se pára de fumar.

Estudos sugerem também que o ganho de peso se dá na maioria das vezes na região subcutânea, ou seja, uma região menos prejudicial à saúde do que a região abdominal.

Um estudo mostrou que fumar parece prejudicar a tolerância à glicose e sensibilidade à insulina e estudos transversais têm demonstrado que fumantes são resistentes à insulina e hiperinsulinêmicos quando comparados a não fumantes. A parada de fumar parece melhorar a sensibilidade à insulina apesar do ganho de peso.
O ideal seria adotar um estilo de vida mais ativo antes de decidir abandonar o cigarro, ou seja, se exercitar mais, praticar atividade física regularmente, visando também o controle de peso, diminuição do estresse e da ansiedade, pois se não forem controlados estes sintomas, será mais difícil evitar o descontrole na alimentação.( Assim passamos a queimar mais calorias, logo diminuímos peso, "ÓBVIO e OLULANTE" rsrs!!) 

Veja a seguir dicas para você que parou de fumar e deseja manter um corpo em forma e saudável:


  • Faça várias refeições ao dia, com menores quantidades. Não fique muitas horas sem comer, isso vai contribuir para minimizar a fome e também para que seu metabolismo esteja sempre ativo.






  • Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias, experimente sempre que tiver vontade de fumar, beber um copão de água. (A ingestão correta de água são 1 litro para cada 25 kgrs de peso, mas pode beber mais, o "laboratório" anda acoplado, a Urina Humana não tem nem cor nem cheiro, se tiver falta água BEBA)






  • Chiclete diet é uma boa opção na hora do desespero, mas não faça disso uma rotina, pois o hábito excessivo e freqüente de mascar chicletes ou balas não é saudável. ( Vai invariavelmente prejudicar o estômago.)






  • Evite café e bebidas alcoólicas, pois podem ser um convite ao cigarro






  • Para controlar a ansiedade, quando pintar a vontade de fumar, procure relaxar, converse com seus amigos, assista um bom filme, escute música, caminhe, enfim procure se manter ocupado.









  • Eu fumei, e não fui um fumante de mentirinha, usava um fósforo por dia e fumava de 4 a 5 carteiras de cigarro. Parei....simples assim, no meu caso foi muito até doloroso, a ponto de meu p´roprio Pai dizer: " continua fumando daqui a uns tempos amadureces e fica mais fácil" resolvi que o amanhã ERA JÁ e continuei, ao fim de um mês já não era tão ruim, três meses depois acendi um cigarro, traguei, me engasguei e nunca mais fumei. Eu consegui, CLARO QUE VC CONSEGUE PRECISA SÓ QUERER.





  • Existe realmente o risco de adquirir peso quando se pára de fumar, mas isto pode ser controlado ou até mesmo evitado. Os benefícios do abandono do cigarro são muito maiores do que o possível ganho de peso.
    PARE DE FUMAR.... E CONTROLE A INGESTÃO DE CALORIAS OU SIMPLESMENTE PASSE A QUEIMAR MAIS... EU PAREI E NÃO ENGORDEI. 
    As vantagens são inúmeras, por isso você que tomou essa decisão, siga forte até o fim, com certeza esta batalha não será fácil, mas quando perceber que venceu, verá que valeu muito a pena.

    Nenhum comentário: