quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Serotonina e endorfina - substâncias do bem-estar

Por que nós estamos cada vez mais interessadas em saber sobre a serotonina?(veja abaixo) A resposta é simples. Ela trata de uma das  substância que mais afeta as mulheres. Associada à sensação de bem-estar, a serotonina desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. 

Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor. Uma pesquisa publicada no site Science Express, da revista Science confirma isso. Quando pessoas são submetidas a uma redução do nível de serotonina, elas têm menos capacidade de resistir à agressividade, além de ficarem mais ansiosas e terem comportamentos compulsivos. (Conclusão: EXERCITE-SE sim vc tem tempo)

Por esta razão sentimos uma vontade incontrolável de comer doces e carboidratos (massas ou pães) - responsáveis pela produção da substância. Mas você pode combater a falta dela consumindo outros alimentos com um nutriente chamado triptofano, presente na carne bovina e de peru, em peixes, amendoim, banana, leites e seus derivados. 

Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios físicos. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Está aí a prova de que vida saudável e em equilíbrio é resultado de boa alimentação e exercícios físicos.

Uma Mãozinha:


SEROTONINA e A VONTADE DE COMER DOCES
A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela. 
Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.

Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces.( O Preço pago pela ingestão deste tipo de PORCARIS é tão caro que eu não aconselho ninguém a pagar, já que é absoutamente desnecessário) Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina. 
Sim use formas naturais alimentos moderação e um bom Complexo Multivitamínicovitamínico eu só uso um mas dou a quem quiser a segunda opção com segurança, no entanto há e então use o livre arbítrio. Escolha.
A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável.

Nenhum comentário: