segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Não deixe a depressão te pegar


A depressão se tornou ícone dos tempos modernos. Tantos desafios e envolvimentos com problemas do cotidiano acabam distanciando as pessoas delas mesmas. O avanço tecnológico, onde um ano quase representa um século de antigamente, ocasiona um impacto monstruoso no organismo. 

O organismo precisa do necessário equilíbrio entre o trabalho e o repouso. O corpo vive num constante processo metabólico de absorção e gasto de energia. Esse organismo tão especial tem que fabricar sua energia, por isso use o corpo de forma moderada e equilibrada. 

A depressão e decorrência de um organismo ultrajado, vilipendiado e agredido, de tal forma, que ele desiste da vida. A depressão é a imagem da antivida. É quase um curto circuito nas engrenagens que desenvolvem a vida. 

Depressão é o débito com a vida - da vida. A pessoa se sente acabada, triste, prostrada e quer até mesmo se suicidar. Para evitar este débito com a vida é necessário estar em equilíbrio. É fácil evitar a depressão, mas é difícil sair dela. E sair de forma natural é mais difícil ainda.

Não queria falar aqui sobre o que fazer com a depressão, mas sim o que fazer para evitá-la. Ela não faz parte da vida, como não fazia há tempos atrás, quando as pessoas trabalhavam bem mais do que hoje, mas era um trabalho com o físico e não com é hoje, com a mente, com as emoções e o sistema nervoso, o que provoca um enorme desgaste para o organismo. 

12 dicas para evitar a depressão de forma natural:

1. Traga mais equilíbrio para a sua vida. Curta mais cada momento, como se fazia antigamente, onde o trabalho manual obrigava uma constante atenção no que se fazia e como se fazia. Sua cabeça deve estar, onde o seu corpo está. 

2. É necessário fazer paradas durante o trabalho para respirar profundamente e relaxar. Espreguice! Boceje! Não subtraia demais sua energia, senão você entra em débito de vida. Correr na vida que nem tonto traz depressão. 

3. Alimente-se de forma saudável e moderada. A alimentação em excesso ao ser metabolizada, provoca um maior gasto de energia do que o que foi ingerido. 

4. Antes de uma depressão, existe uma quantidade enorme de avisos de que seu sistema não está agüentando o ritmo da sua vida. A dor e o mal-estar são nossos maiores amigos, pois nos alertam, para prestar atenção no corpo. Cansaço e estresse são sinais para você ficar atento. Perceba os sinais que o corpo transmite ou oferece e mude o ritmo de vida e de trabalho. 

5. A sauna semanal, de preferência a úmida, é um relaxamento. 

6. Caminhe ou corra. Você terá um ótimo efeito catártico. Corrida é uma meditação ativa e, caminhar na praça, é anti-stress.

7. Mantenha um contato com a natureza, tome um banho de mar a cada 15 dias. Ou uma vez por semana vá à piscina, pois a água e um fator anti-stress. Tome banho, se possível, mais vezes do que o habitual. A água tem um efeito relaxante. Banho não é para ficar limpo, mas para relaxar.

8. Fique atento com o uso da sua energia, que não deverá baixar. Energia baixa causa depressão. Não brigue, não fique nervoso e agitado, pois isto consome energia. 

9. Tome sol, pois é anti-stress. Vinte a quinze minutos de sol te dará uma energia sideral. Tome sol nas costas e no peito. 

10. O sono reparador é um precioso alimento que trabalha no caminho oposto ao da depressão.

11. Recolha-se no seu interior, busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a conseqüente desorganização orgânica. 

12. O melhor remédio para a depressão e a prevenção feita de forma natural, cuidando de
 si com qualidade de vida.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Comportamento com Dra. Silvia Bolognani

Nenhum comentário: