quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Na Continuação de Ler para divulgar. BJKS:


Na maioria dos casos, complicações com lentes de contato surgem pelo mau uso ás vezes, os óculos tornam-se a melhor alternativa para preservar a visão e a saúde dos olhos.
Óculos poder ser o charme de uma pessoa ou o terror dela. Milhares de mulheres que são muito vaidosas preferem não enxergar direito a usar alguma coisa que interfira no seu estilo. Mas calma, você não precisa ser uma quatro olhos . A opção mais usada atualmente são as lentes de contato, sendo a preferida da cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refrativa.As lentes corrigem qualquer tipo de problema visual, desde de miopia até vista cansada e podem te dar um novo look mudando a cor dos seus olhos com as versões coloridas.

É bonito usar, mas pode ser um perigo para a saúde dos seus olhos. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, a cada dez usuários de lentes, dois têm complicações oculares causadas pelo uso, manutenção ou armazenamento incorretos. Um estudo com 210 pessoas que abusaram do artifício mostra que 45% deles tiveram complicações oculares posteriores, 35% alergia e 20% contaminação por falta de manutenção.

Além disso, o especialista afirma que muitas pessoas usam lentes erradas e isso causa alguns problemas. A maioria das pessoas usa as gelatinosas hidrofílicas que são mais confortáveis, mas se hidratam da lágrima e podem causar olho seco. Apesar de conterem bastante água, estas lentes não melhoram a oxigenação da córnea que se alimenta do oxigênio vindo do ar , explica. Essa falta de oxigenação pelo uso prolongado é a maior causa da formação de úlcera corneana que pode levar à perda da visão.

Outro grave problema acontece quando esquecemos de tirar antes de dormir. Esses usuários têm dez vezes mais chance de contrair contaminação da córnea por bactérias como a acanthamoeba. E durante o sono, a produção de lágrima é menor, aumentando o risco de ferimento da córnea.

Já as alergias são casos de má higienização, da umidificação da superfície ocular com água boricada e da limpeza feita com soro fisiológico. E também pode ser desencadeada pela toxidade de maquiagem e cremes.

Atenção aos sinais:
Se apresentar qualquer um deles, interrompa imediatamente o uso.

- Olhos vermelhos
- Dores
- Sensibilidade à luz
- Visão embaçada
- Sensação de corpo estranho
- Desconforto

Recomendações para quem opta por lentes:

- Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipulá-las.
- Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe de lentes e estojo.
- Friccioná-las para eliminar completamente os depósitos.
- Não usar soro fisiológico ou água na higienização.
- Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo.
- Colocá-las sempre antes da maquiagem.
- Trocar o estojo a cada quatro meses.
- Respeitar o prazo de validade.
- Jamais dormir com elas, mesmo as liberadas para a noite.
- Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista.
- Retirá-las durante viagens aéreas por mais de três horas.
- Não entrar no mar ou piscina usando-as.

Nenhum comentário: