segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O desenvolvimento, Lava à China epidemia de obesidade

Na última década, o PIB (Produto Interno Bruto) da China teve um aumento dramático e, ao mesmo tempo, a população obesa do país também cresceu de maneira considerável.
Na comparação entre China e Estados Unidos, o problema da obesidade entre os chineses parece muito menos grave do que o dos americanos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, 38,5% da população chinesa de 15 anos ou mais estava acima do peso. Nos Estados Unidos, mais de 74% das pessoas com 15 anos ou mais são classificadas como acima do peso.
No entanto, a expansão da taxa de obesidade na população chinesa é chocante. A China está seguindo rapidamente o caminho dos americanos em termos de obesidade.
Dinheiro e peso
De acordo com o Banco Mundial, o PIB da China em 2009 totalizou US$ 4,99 trilhões, um aumento de 81% em relação ao PIB de 2005, que alcançou US$ 2,75 trilhões.
O número de obesos na China está crescendo ainda mais rapidamente. Existem cerca de 100 milhões de pessoas obesas no país atualmente, mais de cinco vezes o número registrado em 2005, quando 18 milhões eram considerados obesos.
"Os americanos nos deram uma lição ou estabeleceram um exemplo. Infelizmente estamos seguindo o velho caminho dos americanos", disse o professor Chen Junshi, especialista em saúde pública e membro da Academia Chinesa de Engenharia.
"Não há indicação de que vamos aprender com as lições americanas. O povo chinês foi pobre durante muito tempo. Agora, eles têm algum dinheiro no bolso, querem aproveitar. Querem seguir o estilo de vida ocidental", acrescentou.
Controle
Especialistas afirmam que muitos chineses agora comem sem praticar atividades físicas e, para enfrentar o problema é importante criar um ambiente para o controle do peso. Mas, segundo especialistas, na China não há este tipo de ambiente no momento. Como eu sempre digo só há uma forma de engordar, ingerir mais caloria do que se queima.
Cabe  lembrar que os Estados Unidos e outros países desenvolvidos têm um histórico mais longo de obesidade e, atualmente, têm um ambiente melhor para o controle de peso da população, estimulando a prática de atividades físicas.
Os países desenvolvidos ocidentais chegaram ao pico de obesidade. Por exemplo: a média do peso nos Estados Unidos parece estar caindo ou, pelo menos, não está aumentando.
Mas, para os chineses, esta média está aumentando e eles vão chegar a um nível estável antes de iniciar a queda. "Eles estão seguindo completamente o modelo americano".
Existe uma frase chinesa a respeito de proteção ambiental que afirma: "desenvolva primeiro, lide com o problema depois". Talvez este também seja o comportamento em relação ao problema da obesidade, eu digo normalmente crie o problema que depois eu trago a solução.
Só que em Obesidade, precisamos ter em mente um outro processo, para que uma pessoa possa ser ajudada, ela precisa QUERER. Mas querer de verdade, de dentro e por motivos próprios sólidos e profundos, porque todo o processo é um hábito e tem que partir de dentro de cada um

Nenhum comentário: