terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conheça alguns hábitos que devem ser adotados para prevenir o câncer:

DICAS:

- Mantenha o peso e o Índice de Massa Corporal dentro da média. Isso ajuda a prevenir câncer de esôfago, cólon e pâncreas, além de evitar outras doenças, como diabete e problemas cardíacos.
- Faça atividade física por pelo menos 30 minutos diariamente, o que mostra-se eficiente na prevenção de câncer de intestino, mama e endométrio. O exercício ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Evite fast food e bebidas açucaradas. Prefira refeições mais leves. Alimentos de alto teor calórico contêm mais gordura e açúcar, o que auxilia no ganho de peso.
- Diminua o consumo de carne vermelha e carne processada. A indicação é comer menos de 500g por semana de carne vermelha, associada ao desenvolvimento de câncer de intestino.
- Reduza bebidas alcoólicas. Para quem tem o hábito, homens não de­­vem tomar mais de duas doses por dia e mulheres apenas uma. Há rela­ção do álcool com câncer de boca, faringite, laringite, esôfago e mama.
- Não fume. Até um terço dos cânceres pode estar relacionado com o tabagismo. O tabaco é responsável por cerca de 90% dos cânceres de pulmão.
- Limite o consumo de sal. O sódio pode ser uma das causas prováveis do câncer de estômago.
- Faça check-up anual. Quanto mais cedo é detectado o câncer, maiores as chances de cura. Estima-se que a sobrevida chegue a 90% quando a doença é descoberta no início. Exames de rotina podem ser o primeiro indicador.
Fontes: World Cancer Research Fund (WCRF), Antônio Macedo, Luiz Antônio Negrão Dias e Murilo de Almeida Luz.

2 comentários:

Adriana Helena disse...

Rui!Como o seu blog ficou mais bonito, colorido e organizado! Adorei pois fazia um tempinho que eu não passava por aqui!Fico lisonjeada por ter colocado um link à esquerda com o endereço do meu blog! Agora tenho que caprichar nas postagens, senão estou perdida..rsrs
Um beijo e parabéns pela nova estrutura: ficou ótimo!!!
Abraços!!

Rui Ventura disse...

Para Tudo há sempre um motivo, tenho uma amiga querida, que iniciou agora um blog, é o cantinho mais maravilhoso que eu já vi, e cheio de curiosidades interessantes, aliás há umas dicas que eu ainda vou tentar pegar dela, já que meus truques não as descobriram. Acredite Adriana Helena, se não fosse por vc, e vc, sabe disso, há mimos que aqui não estariam desde já o meu MUITO OBRIGADO, e desculpe eu ter linkado o seu blog sem prévia autorização, ainda bem que gostou. BJKS.