quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Benefícios do suco verde para a saúde


Com a Primavera agora a "bola da vez" é a chegada do verão. Nenhum exagero vai ajudar, mas pequenas coisinhas regradas não fazem mal nenhum e no mínimo HIDRATAM.




Folhas, legumes, raízes, brotos e sementes. 

Descubra os ingredientes do suco verde, que, além de saboroso, oferece benefícios à saúde e à pele.


A moda de beber um copo de suco verde pela manhã tem conquistado cada vez mais adeptos. Isso porque num mesmo copo, o suco concentra uma dose surpreendente de nutrientes, com destaque para a clorofila. Em nosso organismo, ela ajuda a desintoxicar, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a energia.


Saúde concentrada

Principais ingredientes do suco, as folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre) são ricas em substâncias antioxidantes, famosas por combaterem os radicais livres, que, em excesso, aceleram o envelhecimento da pele e do organismo como um todo. "Outro componente valioso dos vegetais é o ácido fólico, vitamina do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos", explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, em SP.

Dependendo da receita, também oferece cálcio (importante para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Acrescente água de coco ou chá (verde, branco, de cavalinha ou cidreira) à receita, e o suco ganha mais poderes: desincha e ajuda a queimar gordurinhas.

Estrela da culinária viva - tendência alimentar que prioriza o consumo de alimentos crus e orgânicos -, o suco verde ainda pode ser feito com brotos. Eles são ricos em enzimas capazes de eliminar de forma eficaz resíduos e toxinas acumulados em nosso organismo.  

As sementes (linhaça, girassol e gergelim) e frutas oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará) germinadas também são altamente nutritivas e, por isso, reforçam as defesas do organismo.

Clorofila caseira


SUCO DA LUA

· 1 colher (sopa) de semente de linhaça germinada· 2 maçãs com casca e sem sementes· 2 ameixas pretas sem caroço· 1 pedaço (3 cm) de folha de babosa· 2 folhas de couve· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe as maçãs na centrífuga. Transfira o suco para o liquidificador e bata com os outros ingredientes. Coe. Sirva em seguida.

Rende: 1 copo grande (300 ml)

SUCO DE MAÇÃ E AGRIÃO

· 3 maçãs com casca e sem sementes· 1 pires (chá) de agrião· 1 colher (sopa) de suco de limão· 3 pedaços pequenos de gengibre· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe as maçãs na centrífuga. Transfira o suco para o liquidificador e bata com os outros ingredientes. Coe e sirva em seguida.

Rende: 1 copo médio (300 ml)

SUCO DE LUZ

· 1/2 pepino com casca cortado em pedaços· 2 maçãs com casca e sem sementes cortadas em pedaços· 1 pedaço (2 cm) de gengibre sem casca· 1 cenoura com casca· 2 folhas de couve· 1 talo de ervadoce (inclusive as folhas)· 1 talo de salsão (use inclusive as folhas)· 1 salsinha· 1 punhado de hortelã (ou capimcidreira)· 1 punhado de sementes germinadas (linhaça, girassol)· 1 punhado de grama de trigo (cultivada em casa)

Bata as maçãs, o pepino e a cenoura no liquidificador. Coe e bata com os outros ingredientes. Volte a coar e beba em seguida.

Rende: 2 copos médios (400 ml)

SUCO DE ABACAXI E BRÓCOLIS

· 2 xícaras (chá) de buquês de brócolis· 1 maçã média com casca e sem sementes· 1 xícara (chá) de espinafre· 1 fatia grossa (100 g) de abacaxi· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe os ingredientes na centrífuga, alternando o espinafre com o brócolis, a maçã e o abacaxi para evitar que o aparelho não fique entupido com as folhas. Caso bata os ingredientes no liquidificador, passe na peneira grossa. Sirva em seguida.

Rende: 1 copo grande (300 ml)

Nenhum comentário: