sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Olha os Brotos.....rsrs!!!!


Adicionar brotos crus às refeições supre a cota diária de diversos nutrientes e melhoram a digestão.


Os brotos são embriões de plantas em pleno crescimento e, quando vão à mesa, deixam qualquer prato mais nutritivo. É o que mostra "Brotos: Receitas da Culinária Viva" (Editora Alaúde), da consultora de nutrição americana Kathleen O'Bannon.


Ali a gente fica sabendo que as sementes, suas precursoras, são ricas em fibras, e, após germinarem, apresentam concentrações até 15 vezes maiores de enzimas. "Elas atuam diretamente na digestão, melhorando o funcionamento do intestino", explica Alberto Peribanez, médico e especialista em nutracêutica que assina o prefácio da obra. "Até a respiração celular é favorecida", completa.


Sem falar que os brotos auxiliam a eliminar as toxinas que ficam circulando pelo corpo. Eles também entram na receita do popular suco vivo. Feito de grãos germinados, como a linhaça, ele é rico em vitaminas como as A, D, E e K, gorduras do bem, além de propriedades antioxidantes que nos blindam contra diversas doenças.

Germinação


Quem disse que é preciso ter uma horta para plantar a própria comida? Kathleen O'Bannon, autora do livro, estimula o toque pessoal nas refeições. Desde a escolha da semente e germinação até as receitas de dar água na boca. Você pode escolher levando em conta os nutrientes, o recipiente usado ou o tempo que leva para cada broto crescer.

Algumas propriedades dos brotos:


Feijão-mungo

Essa leguminosa contém ferro e vitamina C. No Oriente, o broto é usado para baixar a temperatura em caso de febres.

Alfafa

Protege contra leucemia, dá um basta às placas que entopem as artérias e controla as ondas de calor da menopausa.

Nenhum comentário: