quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Musculação Saúde


Musculação para fortalecer a saúde


Para poder aproveitar todos os benefícios da modalidade, é preciso ficar atento a alguns detalhes simples, mas que farão a diferença!


Ganhar músculos e definir o corpo costumam ser os principais os objetivos de quem procura a musculação, modalidade em que os resultados estéticos podem surgir a curto ou médio prazo. Mas não são apenas resultados estéticos que musculação traz: ela é uma atividade que, se corretamente praticada, pode trazer uma série de benefícios à saúde.


Segundo o educador físico Estélio Henrique Martin Dantas*, ao trabalhar o aparelho locomotor com sobrecarga, a musculação atua sobre músculos, ligamentos e articulações, prevenindo lesões e outras desequilíbrios. Além disso, os exercícios de força possuem poderoso efeito na prevenção e terapia da osteoporose.


Respeite seu corpo


Apesar de todos os seus benefícios, caso não seja praticada de maneira adequada, a musculação pode trazer prejuízos para o corpo.


Por exemplo: seduzidos pela idéia de esculpir seus corpos e fortalecê-los rapidamente, muitas pessoas acabam exagerando na dose, machucando as musculaturas e articulações que poderiam ser beneficiadas pela musculação.


"É preciso ter em mente que cada pessoa representa um caso especial. Não é porque meu amigo levanta 50 quilos que eu também terei de levantar essa quantidade de peso para obter resultados. Os programas precisam ser criados de forma individualizada", diz João Carlos Bouzas Marins**, doutor em Atividade Física pela Universidade de Granada, na Espanha.


A ausência de uma orientação correta é, na maioria dos casos, a responsável pelos problemas. Portanto, é indispensável a presença de um profissional formado em educação física dando as instruções e acompanhando os praticantes na execução dos movimentos.


A avaliação é fundamental


Antes de começar a levantar os primeiros pesos, é necessário que se faça uma avaliação física. Desvios posturais (como cifose, escoliose ou lordose), por exemplo, restringem uma série de exercícios e precisam ser previamente identificados para evitar danos sérios à saúde.


Diabéticos e portadores de doenças coronarianas também pedem um acompanhamento especial.


Além disso, a avaliação física ajuda a identificar as peculiaridades de cada corpo. Com base nesses dados, um profissional qualificado poderá montar um treinamento adequado a cada praticante. È necessário, porém, começar aos poucos e não exagerar na frequência da atividade.


Com todos esses cuidados, a musculação tem tudo para trazer os seus benefícios à saúde. Até a auto-estima tende a ganhar com o levantar dos pesos e seus resultados. Basta saber aproveitar!

atéria do site da nestlé:

Leia:
Musculação para Principiantes.
MUSCULAÇÃO para MULHERES

Nenhum comentário: