domingo, 16 de março de 2008

As Fibras Alimentares

A importância da suplementação de fibras dietéticas

Para a manutenção de uma boa saúde, cientistas e médicos defendem um maior consumo de fibras alimentares e uma menor ingestão de gorduras e calorias. Infelizmente, em nosso dia a dia costuma acontecer exatamente o contrário.

O termo fibra dietética foi introduzido para assinalar todas as estruturas celulares das paredes vegetais que não são digeridas pelos sucos digestivos humanos.

O termo “fibra” é atualmente uma designação um tanto quanto incorreta, uma vez que o material assim designado, nem sempre apresenta aparência fibrosa, e alguns tipos são bastante hidrossolúveis.

Pesquisas recentes demonstram que o homem vem consumindo menor quantidade de fibras originários de frutos, vegetais folhosos, cereais integrais e leguminosas, fator causador de grande parte das doenças do trato intestinal.

Como as fibras estão muito reduzidas nas dietas modernas, que previlegiam os alimentos processados e refinados, e como as dietas para perda de peso têm um volume de ingestão de alimentos propositadamente reduzido, uma suplementação com tabletes de fibras foi desenvolvida em combinação com várias ervas nutricionais, como um suplemento poderoso na busca pelo bem estar.

Como as Fibras podem reduzir a taxa do colesterol sanguíneo ?
Quando nós ingerimos alimentos gordurosos e estes chegam ao intestino, ocorre a liberação de uma substância que estimula a vesícula biliar a secretar a bile. Uma vez misturada ao alimento, a bile irá "quebrar" a gordura (efeito detergente), facilitando a sua digestão e absorção. Nas porções terminais do intestino delgado a bile é reabsorvida em cerca de 85% e reaproveitada pelo fígado, sendo novamente colocada no interior da vesícula biliar, ficando disponível para a próxima refeição.
Quando ingerimos fibras apropriadas, estas se associam à bile, promovendo um bloqueio na sua reabsorção, com a sua conseqüente eliminação, estimulando o fígado a fabricar novamente a bile, cuja matéria prima é o colesterol sanguíneo, o que possibilita a sua redução, fator de extrema importância para a nossa saúde cardiovascular.

As Fibras, a saúde intestinal e o controle de peso.
As fibras insolúveis aumentam a tolerância à glicose (diminui o excesso de absorção), normaliza o trânsito intestinal, fortalece o tônus muscular intestinal reduzindo a incidência de problemas como diverticulites, constipação ou prisão de ventre e colites.
Ambos os tipos de fibras, solúveis e não solúveis em água, reduzem o conteúdo calórico contido nos alimentos ingeridos por seqüestrar uma certa quantidade de gordura, diminuindo a sua absorção. Através de um mecanismo similar, as fibras também têm a habilidade de seqüestrar substâncias nocivas presentes na dieta ou resultante de fermentação ou putrefação dentro dos intestinos. Finalmente, por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos, a presença de fibras na dieta parece reduzir a incidência de câncer de cólon intestinal.

O efeito benéfico das Fibras sobre a Flora Intestinal
Essa combinação de efeitos descritos, promove o crescimento positivo da flora intestinal, cujas bactérias, dentre inúmeras funções benéficas, são responsáveis pela produção de vitamina K, que é aproveitada pelo nosso organismo, onde é essencial aos processos de coagulação sanguínea. Por este o motivo os produtos Herbalife não contêm a vitamina K em sua composição.

Fibras & Ervas
Os tabletes de Fibras & Ervas contêm uma fina seleção de ervas especialmente misturadas e é um item importante da linha de produtos para a Nutrição Celular e o gerenciamento de peso. Auxiliam a produzir uma sensação de saciedade, diminuindo o apetite por alimentos desnecessários (principalmente nos intervalos entre as refeições), regulariza o trânsito intestinal, limpa o sistema digestivo e permite controlar de maneira prática a ingestão da quantidade diária recomendada desse importante nutriente. E ainda mais, deixa a pele mais bonita !

Ingredientes:
Fibras de aveia, feijão, flor de laranjeira, semente de gergelim preto, hibisco, camomila, menta, erva-doce, salsa e mamão.

Fiberbond
Fiberbond são tabletes especialmente formulados com ingredientes naturais que fazem com que ocorra uma quelação (seqüestro) da gordura presente nos alimentos ingeridos, sem produzir efeitos colaterais indesejados.
E através dos processos descritos anteriormente auxilia na diminuição dos níveis de colesterol.

Ingredientes:
Fibra de aveia, fibra de beterraba.

Nenhum comentário: