segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A autoestima em dia está em visão realista de si próprio


Você já parou para pensar que o julgamento mais importante da sua vida é aquele que você faz sobre si mesmo? A autoestima se refere justamente a esse julgamento. 

Ter uma boa autoestima contribui para a sensação de felicidade e de realização pessoal. Esse é um dos fatores que mais influencia as pequenas e grandes decisões que tomamos na vida. Como a vida depende em grande parte das escolhas que fazemos, então é hora de pensarmos em como anda a visão que temos a nosso próprio respeito. 

Infelizmente, essa é uma característica que não nasce conosco. Ela vai sendo construída de acordo com os incentivos, olhares, elogios e conquistas que vamos acumulando dentro de nós. Nenhuma pessoa é totalmente carente de autoestima. Assim como não existe ninguém que tenha 100% de autoestima positiva.  Existem diversos graus de autoestima e isso pode mudar com o tempo. Qualquer pessoa pode melhorar a sua.
O segredo da autoestima 

Um dos maiores segredos para elevar a autoestima não está no exterior, como muitos acreditam. É claro que gostar da própria aparência faz parte, mas não é só isso. A capacidade de viver conscientemente e agir segundo aquilo que se enxerga da realidade é um dos fatores mais importantes para estar satisfeito consigo mesmo. Podemos escolher entre negar aquilo que vemos da realidade, mas também podemos escolher enxergar, mesmo que nos desagrade. 

A forma como lidamos com a nossa consciência é o maior determinante para termos autoconfiança, autorespeito e autoestima. Quanto mais negamos aquilo que vemos, mais o nosso senso de valor próprio sofre. Essa consciência diz respeito a não fechar os olhos para os fatos da realidade - ao contrário, se trata de tentar compreender aquilo que afeta as nossas atitudes, propósitos, valores e metas. É comportar-se de acordo com aquilo que se percebe. 
A autoaceitação é uma parte importante dessa tomada de consciência. É a capacidade de tomar consciência sobre quem somos, com nossas qualidades, defeitos, imperfeições e atitudes negativas. Significa não negar os nossos defeitos e comportamentos maus, aceitar a nossa imperfeição e a nossa humanidade. 

Quando negamos uma dificuldade, ela se torna muito maior e continua em nós, a nos incomodar. Toda vez que conseguimos olhar com boa vontade para algum defeito ou dificuldade nossa e conseguimos enxergar a realidade que está em volta, estamos dando um passo importante para aumentar a nossa autoestima.




Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Que assunto maravilhoso, gostei tante que fiz mais que uma marcação, parabens pela postagem.
Você fez um comentário importante, recdos escabrosos, eu também recebo no meu blog, mas já acionei a 4ºDIG.DEIC POLICIA CIVIL. sOU DA SEGUINTE OPINIÃO: as páginas estão abertas para todos que quiserem possam e navegar, se quiserem postarem seus comentários, desde que sadios, porém a falta de bom senso mental, está faltando no mundo.
Espero por vc no Perseverança, abraço,
Nicinha