quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Amor próprio ou Auto-estima



Achou a foto estranha né. Pois é mas ele está sozinho

 AME-SE. DESEJE-SE UM DIA MARAVILHOSO E ISSO TODOS 

OS DIAS.

Sabe quando você acorda, olha no espelho e se sente bem e feliz? Esta é, sem dúvida, uma ótima forma de começar o dia, além de ser realmente uma opção SUA opte POR TER UM DIA MARAVILHOSO, ou não. Mas, como nem sempre você levanta com essa disposição toda, é necessário se enxergar melhor, lembrar sempre de suas qualidades e cuidar de si para melhorá-las. Aí entra o amor próprio. Não é difícil identificar que em algum momento do dia o utilizamos. Aquele banho gostoso, o cuidado com o cabelo e com a pele, a roupa bonita para vestir, etc. 

Embora pareçam atitudes que fazemos para os outros, são também momentos dedicados a nós mesmos em um mundo no qual o tempo para si anda cada vez mais curto. Atitudes como essas já mostram que você se preocupa com seu bem-estar. "O amor próprio é uma peça importante no processo de aumento da auto-estima".

Processo de construção 
A auto-estima não é construída só com o que pensamos sobre nós. "Costumamos muito valorizar a opinião alheia. Um elogio ou uma crítica tem um efeito muito grande, para o bem ou para o mal, na maneira como nos enxergamos. Trata-se de um território minado de pequenas armadilhas, onde uma crítica num momento de fragilidade pode ser como uma bomba com um resultado devastador, por isso eu sempre repito, nada que vem de fora pode nos atingir, então pratique para que assim seja com você. 

Basicamente o erro está em se basear no que os outros dizem e usar isso como bússola para seu astral, esquecendo do amor próprio. "
Quem faz isso deixa de enxergar suas qualidades  e passar a viver apenas em função de agradar ou não decepcionar os outros, na espera de algo equivalente ao afago que o cachorro recebe ao balançar o rabo", a vida é sua assim como a Felicidade, não, nunca a deixe na mão de terceiros. Deixar de ser quem é para se moldar como alguém que a sociedade deseja que você seja é negar suas peculiaridades, sua possibilidade de ser único.  

Atenção aos obstáculos
Ser aceito pelo meio social é importante, afinal a rejeição também prejudica a auto--estima. Como contrabalancear isso, agradar a si e aos outros? Atender apenas à expectativa alheia atrapalha e frustra a construção de uma personalidade sólida e estável. Já quem faz o oposto, ou seja, não dá a mínima para o pensamento coletivo, fazendo apenas o que acha certo, tende a se isolar e até criar um comportamento psicótico. Portanto, equilíbrio é a palavra-chave. 
Realmente nada como o equilíbrio. O  primeiro passo é ser cuidadoso consigo mesmo. Preparar a comida que você gosta, tomar banhos relaxantes, usar roupas confortáveis, se olhar no espelho e pensar nas qualidades que possui. "Dê uma volta no parque ou na praia e esvazie a cabeça dos problemas pelo menos por alguns instantes", ajuda e faça-o sempre que necessário, ou use algum “truquezinho eu lhe seja simpático..   

Nenhum comentário: