sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quais seus conhecimento sobre calorias?


Indicam-nos o valor energético dos alimentos, mas cada pessoa, de acordo com vários factores, necessita de mais ou menos energia. Perceba porquê

Uma caloria é a quantidade de calor que precisamos quando temos de elevar em 1ºC a temperatura de uma grama de água, como por exemplo de 14,5ºC a 15,5ºC.
Como são unidades muito pequenas, usa-se a palavra caloria para designar uma quilocaloria (1000 calorias). Menos frequentemente também se usa outra escala de energia, o joule.
Todos os alimentos aportam mais ou menos calorias (kcal) através dos macronutrientes, isto é, gorduras, hidratos de carbono e proteínas, para além de outros nutrientes não calóricos como as vitaminas, minerais e a água.
As gorduras fornecem 9 kcal por grama, os hidratos de carbono e as proteínas, 4 kcal por grama. As gorduras e os hidratos de carbono são uma fonte de energia, enquanto as proteínas são fundamentais para o processo de crescimento e para a reparação de tecidos, embora também sejam uma fonte energética.
Numa pessoa saudável e com um peso dito normal, as calorias que se ingerem e as que se gastam devem ser equivalentes. Caso se ingiram em excesso, acumulam-se em forma de gordura no corpo.
Metabolismo basal 
É obrigatório ingerir uma quantidade mínima de calorias para manter as funções fundamentais do organismo, a que se dá o nome de metabolismo basal e que engloba a quantidade de energia que se gasta em repouso absoluto e nas funções fisiológicas dos diferentes sistemas do organismo, como o respiratório, o cardiocirculatório, o nervoso, o termorregulador, o endócrino, entre outros.
Este facto é importante quando se pensa em fazer uma dieta. Comer menos do que precisa só para emagrecer pode pôr em risco a saúde e lembre-se que, para calcular as calorias que cada pessoa necessita, também tem de se ter em conta, como veremos mais à frente, a idade, o sexo e a actividade física.
Mesmo um obeso necessita, em média, de cerca de 1250 kcal por dia para sobreviver. O próprio processo de digestão, que começa com a mastigação, pressupõe o gasto de dez por cento das calorias que os alimentos contêm. Assim, se consumirmos um total de 1500 kcal, 150 serão gastas na transformação dos nutrientes para a sua utilização pelo organismo.
Depois veremos o tipo específico de cada caloria.

Nenhum comentário: