quarta-feira, 2 de março de 2011

Saiba por que as gorduras demoram mais para serem digeridas

Os seus pratos do dia a dia costumam ser recheados de frituras e gordura? Então, provavelmente, você deve ter uma digestão lenta e seu estômago deve reclamar com frequência. Isso acontece porque os alimentos que abrigam muita gordura levam mais tempo para serem quebrados e absorvidos pelo organismo. 

A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, explica que, de maneira geral, carboidratos, como arroz, massas, pães, frutas e legumes, são digeridos mais facilmente. Seguidos das proteínas, encontradas nas carnes, leite e leguminosas. Óleos, creme de leite e manteiga são exemplos clássicos de alimentos gordurosos de difícil digestão

Alimentação rica em alimentos gordurosos pode causar problemas de saúde - Foto: Getty Images
"As gorduras apresentam uma digestão mais lenta, principalmente em função de sua composição química. São moléculas orgânicas constituídas basicamente de carbono, oxigênio e hidrogênio, com estrutura grande e que não são solúveis em água. Essa característica faz com que todo o processo de digestão seja mais vagaroso, pois a gordura precisa ser transformada em moléculas menores e se ligar a substâncias que permitem sua absorção", afirma a nutricionista do Grupo de Apoio Nutricional Enteral e Parenteral (Ganep), Isis Tande da Silva, doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). 

De acordo com a nutricionista, o ideal é que a gordura seja consumida durante todo o dia, distribuída entre as refeições. "O recomendado é que ela ocupe cerca de 30% dascalorias totais".  
Gorduras demoram mais para serem digeridas - Foto: Getty Images
Carnes, leites e derivados, e inúmeros alimentos industrializados, são exemplos de onde se pode encontrar gordura. A nutricionista alerta que é necessária bastante atenção na observação dos rótulos dos alimentos, assim como na composição da gordura consumida. Existem ácidos graxos polinsaturados, monoinsaturados, saturados e trans. 

"A gordura trans, muito difundida na indústria alimentícia, deve ser evitada em função de sua ação na elevação do LDL (colesterol ruim) e na redução do HDL (colesterol bom). Já o consumo de gorduras saturadas, encontradas principalmente na carne vermelha, leite e derivados, deve ser reduzido a aproximadamente 7% das calorias totais por aumentar o LDL. Devemos privilegiar as gorduras provenientes de peixes e produtos vegetais, monoinsaturadas e polinsaturadas, pois estas agem na redução do LDL e favorecem o aumento do HDL", diz Isis. 
A especialista afirma que a ingestão elevada de gorduras, principalmente das saturadas e trans, são determinantes no aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Ela ressalta que, apesar do cuidado no consumo, não se deve cortar completamente as gorduras da dieta. "O organismo necessita delas para várias funções; são utilizadas na formação de hormônios, compõem as membranas celulares, representam uma fonte concentrada de energia e carregam consigo vitaminas lipossolúveis".

Nenhum comentário: