sexta-feira, 25 de março de 2011

Homens/Mulheres e as diferentes formas de fazer dietas

Vamos desde início deixar algo bem claro: Quem está acima do peso? eu não. Quem se sente ou não incomodado com gorduras, gordurinhas ou gorduronas? Quem tem ou terá todas as doenças provocadas pelo excesso de peso? (é a causa mortis nr. 1 do mundo HJ OBESIDADE. Pois se vc se enquadra nesta listinha, escolha o que quer para a sua vida. Determine como fazer e faça, Só não esqueça de algo muito importante: Se nos próximos 2 anos, continuar a fazer tudo o que tem feito nos últimos 2, terá então exatamente o dobro do que tem hj, mas a escolha foi sua. Principalmente para os homens, não quer fazer nada, acha que barriga de cerveja, que mais parece um leitão na engorda é charme. Ótimo, F... mas seja homem, seja Amigo, seja companheiro e não atrapalhe e até incentive os desejos e vontades de sua companheira, só não se esqueça que ela vai ficar com a auto-estima lá em cima e vc continuará barrigudo Cuidado. rsrsrsrs !!!!!

Eles são mesmo muito diferentes ao encararem as agruras de uma dieta. Isso pode causar certos conflitos que acabam revelados durante as consultas médica e nutricional. Muitas vezes, as dietas unem. Outras vezes, chegam a separar casais, que acabam por entender que o foco da vida de um seria muito diferente da vida do outro e que as farras gastronômicas seriam o único vínculo do casal. Felizmente a maioria dos atritos acaba em pizza!

Estética e Saúde

As mulheres, desde meninas, aprendem a "fechar a boca" antes das festas e das ocasiões importantes. Qualquer uma delas, mesmo as mais magras e elegantes, declaram que estariam melhores com dois quilinhos a menos.(Como diz uma grande amiga minha) "Mulher é bicho do diabo encontra gorduras onde ninguém mais vê", Dessa forma, não hesitam em procurar os consultórios médicos para alcançar um padrão estético ideal. Lançam mão de tratamentos alternativos, folheiam revistas em busca de novidades para emagrecer e topam qualquer parada. O objetivo, na maioria das vezes, é a busca da beleza. E quem não tem essa preocupação que atire a primeira pedra! 

Os homens são resistentes. Embora muitos já estejam realmente preocupados com a estética, eles não se mobilizam por ela. Até gostariam de alcançar um peso a menos, mas o apelo não é tão forte para abdicar do churrasquinho e da cerveja gelada com os amigos após o futebol. A não ser que uma fatalidade mude a história e o fato mais comum que pode fazer os marmanjos a buscarem ajuda para emagrecer é um infarto entre os amigos.(Ou seja a marmanjada, por PUDA BURRICE, apela para a ditado "casa arrombada trancas na porta" só que muitas das vezes não já mais o que trancar é só enterrar mesmo. Sim, só mesmo uma fatalidade. Daí eles correm, em bando para o médico e fazem todos os exames e se dispõem, finalmente, a abrir mão de alguns dos seus maiores prazeres para reduzir a barriga. Antes tarde do que nunca!

A injusta diferença do metabolismo entre os sexos

Elas entram na puberdade ganhando preciosas e perigosas gordurinhas. Remodelam quadris e torneiam coxas, ganhando as formas femininas. A musculatura é pequena em relação à gordura corporal. Isso, por si só já explica o pequeno gasto calórico basal das mulheres. O pior dessa história é que isso tende a se agravar devido à redução progressiva da massa magra que ocorre com o passar dos anos e as mulheres tem uma tendência real a ganhar peso durante toda a vida.
Vamos a umas regrinhas básicas mas cientificamente embasadas:
1º - A melhor forma de reduzir peso é produzir e manter massa magra.
2º - Balelas à parte, engordamos porque ingerimos mais calorias do que queimamos, então o inverso emagresse SIM. E o resto é desculpa esfarrapada.
Não deixo de reconhecer que, até pela constituição física a mulher precisa, para não ter que recorrer mais tarde a dietas assustadoras, ter mais cuidado que o homem, porém nada do outro mundo, não precisam se portar como vítimas.
Eles entram na puberdade ganhando apenas musculatura. O hormônio masculino em ascensão nos meninos garante menos gordura corporal e mais massa magra. Remodelam bíceps e peitorais. Isso, por si só, já explica o maior gasto calórico basal dos homens. Mesmo que eles não façam musculação ou esportes, o metabolismo deles será sempre muito além do delas. Com a avançar da idade, eles também perdem massa muscular, mas a natureza privilegiada dos homens mantém, ao longo de suas vidas, uma queima calórica que possibilita a manutenção de um peso adequado mesmo em idade avançada. 

A adesão e o rigor das dietas 

Desde muito cedo, as mulheres fazem dieta. Estão acostumadas com os altos e baixos do perder e ganhar peso. Mesmo assim, não titubeiam em voltar ao seu médico e nutricionista para novas empreitadas. Levam suas dietas a margem se suas vidas, nem muito displicentes, nem muito rigorosas. Se o namorado ou marido as convida para jantar, elas topam na hora. Isso não abala suas dietas, pois no dia seguinte, lá estão elas novamente, observando as calorias dos alimentos e tentando compensar o vinho e a sobremesa da noite passada. 

Os homens dificilmente fazem dieta. Quando jovens, são trazidos pelas mães e quando adultos, pela namorada ou esposa. O espanto vem com a forma com que eles encaram seus cardápios e seus propósitos. Seguem rigorosamente. Se for para perder peso, vamos perder logo! Muito pouca coisa os libera de seus compromissos com o novo cardápio. Levam suas dietas com prioridade em suas vidas e abrem mão dos excessos gastronômicos dos finais de semana. Quando eles relaxam a guarda e sai da dieta, muitas vezes deixam definitivamente os tratamentos de lado. Não sabem retomar as rédeas do tratamento após um deslize. 

Um conflito a ser analisado

Finalmente o homem resolve fazer dieta e o resultado, geralmente, é surpreendente. Eles passam a se alimentar mais regularmente, escolhem melhor seus alimentos e são disciplinados. Estão focados em sua saúde e isso impulsiona favoravelmente seu tratamento. O esperado seria que os casais encontrassem assim mais um ponto em comum. Mas o que observamos é a formação de um conflito, onde a mulher passa a reclamar do comportamento rigoroso dos homens, da redução dos eventos sociais, do mau humor masculino diante da privação dos alimentos e do álcool e até de que eles estão magros demais! 

Elas tem alguma razão nisso, pois a família acaba perdendo um pouco os momentos de maior relaxamento e lazer. Como as dietas são para a vida toda, o ideal seria seguir um cardápio sem comprometer tanto esses momentos importantes. Isso certamente evitaria o mau humor ou a melancolia que sentimos diante das privações. E o homem não foge à regra, pois também passa a ter um comportamento muito diferente do que sua família está acostumada. 

Eles também tem alguma razão nisso, pois o rigor de um plano nutricional geralmente garante o seu sucesso e na impossibilidade de mantermos nossos compromissos com a dieta, é melhor evitar os riscos de se expor. Além disso, em casa as coisas podem ser mais planejadas e os alimentos mais selecionados sem que isso signifique monotonia ou mau humor. Programar um jantar em casa, para eles pode ser mais seguro. 

A saída para o impasse é entender que a dieta não precisa ser tão restritiva e que ela pode ser versátil e flexível. Os passeios podem e devem ser mantidos. Os amigos não devem ser evitados e o romance do casal não pode perder o adereço de uma refeição deliciosa a dois. Para isso é preciso entender as possibilidades das trocas e das escolhas dos alimentos. Elas são várias e possibilita que façamos refeições adequadas numa cantina, numa churrascaria, num "self service" ou até em uma lanchonete! Além disso, existe ocasiões, tão importantes, que é impossível seguir regras, aliás, elas se tornam totalmente desnecessárias!

Ou Faça como eu. Ingira todos os Nutrientes de que o organismo necessita, podendo praticar ciclismo remo e natação sem prejuízo nenhum e ingira 1.400 Calorias por dia, ASSIM.  

Nenhum comentário: