quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COLORINO OS SUCOS


Rejuvenescendo com os sucos verdes

A sua alimentação pode esconder o segredo da juventude.

Todas as folhas verdes e as sementes germinadas contêm inúmeros nutrientes, que incluem vitaminas, minerais, oligoelementos, fitoquímicos, aminoácidos e principalmente enzimas; por isso são considerados na nutrição moderna um alimento completo que sustentam o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos. 

O suco de clorofila* atua para melhorar a condição sanguínea, pois tem ação anti-oxidante, fornecendo todos os elementos nutricionais em grande quantidade, principalmente aqueles com capacidade de regular o metabolismo. Tudo isto, irá reparar as estruturas danificadas das moléculas do corpo e com isso reduzir a velocidade do envelhecimento. 
Seguindo pela corrente sanguínea e agindo nas células do organismo inteiro, promoverá a sensação de bem estar, maior disposição e isto já é uma demonstração do início do rejuvenescimento de dentro para fora.

Dica: Tome uma vez ao dia um suco de clorofila* (pigmento verde escuro das verduras), pode ser a clorofila congelada 


ou outro suco que contenha folhas verdes como, por exemplo, suco de abacaxi com hortelã, couve com laranja lima...

* Receita da clorofila caseira 
A alternativa para o sache congelado de clorofila é passar folhas de couve-manteiga na centrífuga. 

Acrescente 1 colher (sopa) do sumo, riquíssimo em clorofila, no preparo de sucos. Vale também bater 3 folhas grandes de couve com 1 copo (200 ml) de suco de laranja, coar e beber.


Suco de laranja protege a saúde do coração

Substância encontrada na bebida diminui riscos de doenças cardiovasculares.

Consumir um copo de suco de laranja todos os dias pode fazer um bom trabalho para a o paladar e para a saúde. Pesquisadores apontam que um antioxidante presente na bebida, chamado de hesperidina, melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. O resultado do estudo será apresentado na conferência anual "American Heart Associations Basic Cardiovascular Sciences", em Las Vegas (EUA), durante essa semana. 

A hesperidina é um composto flavonoide o mesmo que é encontrado nas uvas, no vinho, no chá verde  e no chocolate amargo. Estudos anteriores já comprovaram os benefícios que esse grupo de alimentos traz para proteger o coração. Isso porque a substância melhora a saúde das células presentes nos vasos sanguineos e, portanto, evita danos como a obstrução das artérias, um agravante para a ocorrência de ataques cardíacos e infartos. 

O estudo analisou 24 homens com propensão para desenvolver doenças cardiovasculares, sendo que cada um teve que consumir 500 mililitros de suco de laranja por dia; uma solução que continha 292 miligramas de hesperidina (o mesmo equivalente a 500 ml do suco) e outra solução placebo com o mesmo valor calórico do suco de laranja. Durante o estudo, os participantes beberam cada bebida citada por um período de um mês. 

Os pesquisadores descobriram que quando os homens bebiam um copo diário de suco de laranja ou a solução concentrada de hesperidina, eles apresentavam melhor função endotelial (fluxo venoso nos vasos sanguineos) e menor pressão arterial diastólica (menor valor verificado duante a aferição da pressão arterial) do que quando consumiram o modelo placebo.

 

Suco de beterraba aumenta o pique na hora do treino

Estudo ainda revela que bebida mantém a pressão arterial durante o treino.

Não está dando conta do treino? A beterraba pode se tornar sua grande aliada. Um estudo recente diz que a hortaliça pode aumentar em até 16% o tempo de atividades físicas que o corpo pode suportar. Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, esse aumento na disposição pode ser decorrente da transformação no organismo do nitrato contido na beterraba para óxido nítrico, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que o corpo consome durante o treino. O estudo analisou 8 homens com idade entre 19 e 38 anos. Durante seis dias, eles consumiram 500 ml de suco de beterraba diariamente. Após esse período, foram submetidos a uma série de testes físicos, como ciclismo em uma bicicleta ergométrica. Após os resultados, ingeriram groselha negra pelo mesmo período de tempo e também se submeteram aos mesmos testes. Depois de beber o suco de beterraba, o tempo de esforço físico dos participantes subiu em 92 segundos. 

Além do esforço físicoAlgo que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que, após o consumo do suco de beterraba, a pressão arterial se manteve nos participantes durante os exercícios. ?O exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de contribuir para a diminuição do peso corporal e de ter ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, da resistência à insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse?, explica a neuropsiquiatra e psicoterapeuta Evelyn Vinocur. 

Nenhum comentário: