Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo
Os carboidratos são um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos; estes são combinados para formar os dois principais tipos de carboidratos, açúcares e amidos.
Os açúcares são carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos ligadas – são chamados monossacarídeos ou dissacarídeos. Têm sabor adocicado. Dois dos açúcares mais comuns são a sacarose, ou açúcar de cana, e a lactose, ou açúcar do leite.
Os amidos são carboidratos complexos, constituídos de, no mínimo, 10 moléculas de sacarídeos, que devem ser transformados antes de absorvidas pelo organismo. São encontrados em muitas plantas alimentícias. Entre as boas fontes de amido estão as frutas, vegetais como a batata, e derivados de grãos, como pão, massas e cereais.
Metabolização dos carboidratos
O organismo só pode usar glicose. Todos os carboidratos devem ser transformados em unidades simples e convertidos em glicose, no fígado, antes de poderem ser usados.
Metabolização dos carboidratos
O organismo só pode usar glicose. Todos os carboidratos devem ser transformados em unidades simples e convertidos em glicose, no fígado, antes de poderem ser usados.
O nosso organismo reage no aumento de glicose no sangue – que ocorre quando ingerimos carboidratos – liberando insulina pelo pâncreas. Esse hormônio estimula a captação de glicose nas células. A glicose não necessária à produção imediata de energia transforma-se em gordura no corpo.
Refinado ou não-refinado – qual é o mais saudável?
Os carboidratos não-refinados, como pão e macarrão integral, têm maior valor nutritivo que os refinados.
Os carboidratos não-refinados, como pão e macarrão integral, têm maior valor nutritivo que os refinados.
Para produzir um carboidrato refinado, como açúcar ou arroz branco, o fabricante utiliza um processo que remove grande porcentagem do conteúdo de fibras do alimento, causando também perda de outros nutrientes, como vitaminas e minerais.
Dê preferência a carboidratos não-refinados e coma menos alimentos refinados, principalmente aqueles que contêm açúcar.
|
CARBOIDRATOS E PRODUÇÃO DE ENERGIA
A velocidade com que os sacarídeos são absorvidos, fornecendo, assim, energia ao organismo, depende do tipo de carboidrato ingerido. Só sacarídeos simples são absorvidos através da parede do intestino, passando para a corrente sanguínea. Leva tempo para que as enzimas digestivas transformem o amido em moléculas simples de sacarídeos, enquanto os açúcares são logo absorvidos. O alto conteúdo de fibras da maioria dos alimentos que contêm amido diminui a velocidade de absorção e da produção de energia dos carboidratos complexos.
(Só para exemplificar, uma vez, quando eu era “meio louquinha das idéias”, e isso faz muuuuito tempo, fui para a academia em jejum. Claro que passei mal e comecei a sentir tontura e ficar pálida. O que o instrutor fez? Me deu um pacotinho com “glicose”, ou seja, um líquido extremamente doce, que me fez voltar, em uns 5 minutos, a ter energia e me sentir bem novamente. E isto por quê?! Porque os sacarídeos são absorvidos com muita velocidade, e foi o que aconteceu!) - O Ministério da RA adverte: jamais tentem isto em casa! hohoho
|
Bom, acho que depois disto tudo… todos nós vamos pensar melhor antes de colocar docinhos em nossas boquinhas e em nossos queridos e amados corpinhos, não é mesmo!? E, também, jamais iremos nos esquecer que “os carboidratos são a principal fonte de energia”, portanto, nada de sair malhando sem se alimentar antes! (eu soube bem como é isto)… E, além do mais, deixem para se privar de carboidratos à noite, pois ele vira GORDURA… ARG! E de gordura… queremos DISTÂNCIA!!!! hauhauhauhau
Beijocas Dúvidas e ou comentários Usem o Impresso em SUGIRAM em cima à direita eu responderei.
Leiam Ainda:
Acreditem Ela tem menos de 40 anos, assim como todos (as) nessa faixa etária, não têem defeito teem INSUFICIÊNCIAS. Mas ela tem RAZÃO quando DIZ:
NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário