sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alimentos e a produção de Colesterol

Você sabia que a maior parte do colesterol contido no sangue é fabricado no fígado a partir de gorduras saturadas?
ALIMENTOS QUE PRODUZEM COLESTEROL

Entre os alimentos naturalmente ricos em colesterol encontram-se os ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo, as principais fontes de colesterol são realmente os alimentos ricos em gorduras saturadas, por exemplo, creme, manteiga, queijos duros e carnes gordas, como porco, cordeiro e boi. O organismo transforma estes alimentos em colesterol no fígado.
As células de todo o corpo usam o colesterol para produzir diversos hormônios importantes, necessários ao crescimento e reprodução. Durante a formação de novas células em diferentes partes do corpo, o colesterol é usado como componente vital da parede da célula. É também um ingrediente essencial dos sais biliares produzidos no fígado, que são, mais tarde, passados aos intestinos para ajudar na digestão de gorduras.
Um excesso de colesterol
Praticamente todo o colesterol que chega à corrente sanguínea é, na verdade, fabricado no fígado, a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos, principalmente gorduras saturadas. Uma vez que as necessidades diárias de colesterol para a função das células são totalmente supridas pelo colesterol fabricado no fígado, o organismo não precisa do colesterol contido na alimentação. Apenas uma pequena quantidade é absorvida diretamente dos alimentos ricos em colesterol, como ovos e mariscos.Um Truque, a ingestão de Fibra solúvel de boa procedência 20 a trinta minutos antes das refeições reduz em até 75% a absorção de gordura, logo os níveis de colesterol se mantêm onde e como queremos. (Eu Uso) 

Níveis críticos
O colesterol é levado para todo o organismo pela corrente sanguínea, de onde as células retiram todo o colesterol de que precisam. O que não é usado permanece na corrente sanguínea e pode atingir níveis excessivamente altos.

Está provado que pessoas com altos níveis de colesterol correm risco muito maior de sofrer ataques cardíacos, de angina, derrames e problemas circulatórios. O excesso de colesterol adere às paredes das artérias formando depósitos de gordura que obstruem o fluxo normal do sangue para órgãos como o coração e o cérebro.

Muitas pessoas diminuem os níveis de colesterol mudando a dieta alimentar. Não basta ingerir menos alimentos ricos em colesterol, que têm pouco efeito sobre o nível sanguíneo. É preciso comer menos alimentos ricos em gordura – principalmente saturada.(Prefiro a Fibra de que falei rsrs)

O COLESTEROL NO NOSSO CORPO
O alimento entra no estômago
A digestão dos alimentos que contêm gordura e colesterol começa no estômago e continua nos intestinos
O fígado produz colesterol
Os ácidos graxos e o glicerol são metabolizados no fígado e usados na produção do colestorol
Dos intestinos para o fígado
Os ácidos graxos e o glicerol liberados pelos alimentos gordurosos e ricos em colesterol são absorvidos pela parede dos intestinos passando diretamente para os vasos linfáticos e, portanto, para a corrente sanguínea. Daí são levados para o fígado.
Colesterol no sangue
O colesterol produzidPublicar postagemo pelo fígado acrescenta-se ao colesterol existente na corrente sanguínea, parte do qual vem de alimentos ricos em colesterol. Outros fatores que influenciam os níveis de colesterol são características genéticas e forma física.
Em Suma Cuidado com os excessos, tomem alguns cuidados e SEJAMOS MUITO FELIZES. Vocês porque atingem as metas desejadas e eu porque recebo as boas notícias. Bjks

Um comentário:

Cah! disse...

simplismente extraordinário!!! ameeeei seu blog e estou super informada após ler seus posts, continue assim!!! passa no meu blog tb!!! fiz há pouco tempo
abraços
http://oblogdakamilla.blogspot.com/