sábado, 8 de maio de 2010

GORDURAS - Cuidado

Gostou, eu também, só que eu aprendi a não sair do peso você que está aprendendo, Pode só que cuidado.Olha o Findi aí - Sem desculpas rsrsrs!!!!!!!
====================================================




As gorduras são uma fonte de energia altamente concentrada e são usadas para acionar as reações químicas do organismo.
Há dois tipos de gorduras – saturadas e não-saturadas. Diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo.
As saturadas são encontradas em derivados do leite e em alguns produtos de origem animal. Elevam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronarianas. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras não-saturadas, mais saudáveis.
Uma dieta gordurosa
Quase todos os ocidentais comem muito os dois tipos de gordura. Uma dieta saudável deve proporcionar não mais de 30% da ingestão total de calorias em forma de gordura. Sempre que possível, devem ser escolhidas gorduras não-saturadas.

Um nutriente importante
Embora o
 excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável.Nosso organismo depende dela para transferir e fazer circular naturalmente alguns tipos de vitaminas e sais minerais indispensáveis ao bom funcionamento, além dos sais são veículos para 



as vitaminas A, D, E e K.



 Pequenas quantidades de ácidos graxos liberados de gorduras digeridas são usadas como componentes estruturais das células, sendo, pois, importantes para o crescimento e restauração das células. 



Como seu organismo transforma a gordura da alimentação?

As gorduras que ingerimos passam pelo estomago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali, eles se recombinam à razão de três moléculas de ácido graxo para uma de glicerol, formando triglicérides, usados pelo organismo para fornecer energia. Esses triglicérides são absorvidos pelo sistema linfático e passados à corrente sanguínea, que os transporta, ligados a proteínas e colesterol, a células em todo o corpo.Para ajudar na dissolução da gordura é recomendável a fibra Solúvel. Falarei dela em outra postagem. 

Uma fonte de energia
As células usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Alguns triglicérides são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.

GORDURAS SATURADAS
Manteiga, toucinho, carne de porco, de boi, de cordeiro, ovos e leite integral são ricos em gorduras saturadas, assim como alguns óleos vegetais, inclusive de coco, palma e dendê. À temperatura ambiente, essas gorduras são sólidas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas tende a aumentar o nível de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronarianas.
GORDURAS NÃO-SATURADAS
Muitos tipos de alimentos contêm altos teores de gorduras não-saturadas. À temperatura ambiente, essas gorduras são líquidas. A gordura do peixe e das aves é em grande parte não-saturada e as margarinas também contêm alto teor destas gorduras. Porém, a principal fonte de gorduras não-saturadas são os óleos vegetais. Eles podem ser divididos em duas categorias: gorduras monoinsaturadas – encontradas nos óleos de oliva, amendoim, canola e abacate – e gorduras poliinsaturadas, que vêm do óleo de milho, girassol, açafrão e soja. Os dois são saudáveis para o coração.
Fatos sobre as gorduras
As gorduras têm muitas calorias. Fornecem cerca de
 9 calorias por grama, contra apenas 4 por grama de carboidrato. Portanto, coma duas vezes mais alimentos ricos em carboidratos do que ricos em gorduras e ainda estará ingerindo menos calorias.

As gorduras ocultas 
Como os alimentos que contêm gorduras são mais saborosos e satisfazem mais, são acrescentadas gorduras a diversos alimentos industrializados, como salsichas, hambúrgueres, bolos e biscoitos. Se você ler os rótulos cuidadosamente, descobrirá a quantidade de gorduras saturadas e também o conteúdo total de gorduras em todos esses alimentos.

Você sabe o que está comendo?
Quase todo mundo sabe que alimentos como o sorvete contêm muita gordura, mas poucos se dão conta de quanta gordura é acrescentada a alimentos industrializados, como embutidos, batatas fritas, salame e maionese.
Falei um dia destes sobre o oculto moderno dos fast foods, eles diminuíram as gorduras usadas em suas refeições só que em compensação aumentaram as quantidades de carboidratos o que está aumentando as taxas de Obesidade no Mundo.



Fonte: Guia da Vida Saudável 




Sei que existem nestas postagens sobre os grupos alimentares, muitas informações que possam parecer maçantes e científicas demais. Porém, acredito que todos nós, se não aprendemos na escola, por deficiência do nosso sistema de ensino ou por esquecimento mesmo… DEVEMOS CONHECER E SABER O QUE ESTAMOS COLOCANDO TODOS OS DIAS NO NOSSO CORPO! A ALIMENTAÇÃO É O QUE NOS TRAZ VIDA, SAÚDE, ENERGIA, VITALIDADE E TAMBÉM É O QUE NOS FAZ ENGORDAR, SE NÃO SABEMOS COMO FAZÊ-LA CORRETAMENTE! Não se esqueçam o que realmente precisamos é de NUTRIÇÃO que deveria estar sendo ministrada através da Alimentação. Portanto, não custa conhecermos melhor nossa companheira de todos os dias: a alimentação! 
BOM FIM DE SEMANA  a todos! 
Sejam felizes!

Nenhum comentário: