quarta-feira, 12 de maio de 2010

As Proteínas


As proteínas são o material básico que compõe as células e os tecidos do organismo.
Proteínas são moléculas grandes, com centenas ou milhares de unidades químicas, chamadas aminoácidos, que são ligados em cadeias longas. Cada uma tem sua sequência de aminoácidos.Os Aminoácidos essenciais ao nosso organismo são 21 quando usamos proteínas com nrs, estratosféricos de aminácidos, estes são mandados para o fígado para processamento o que acaba sobrecarregando o órgão e não trás nenhum benefício à saúde. Quando ingerimos proteína com a composição correta de aminoácidos dizemos que ela é de alto valor biológico, ou seja, nosso organismos digere em média 99% dela.
O uso das proteínas

A ingestão regular de proteínas fornece uma quantidade suficiente de aminoácidos às células do organismo. Elas usam essas unidades químicas na formação de novas proteínas. As proteínas também ajudam no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos do corpo, como ossos, músculos, tecidos conectivos e as paredes de órgãos.

Cada célula fabrica sua própria gama específica de proteínas, com o código que determina a sequência de aminoácidos contido no material genético dentro do núcleo da célula. Algumas proteínas são enzimas, as quais promovem as reações químicas que produzem a energia necessária às atividades celulares.
Os efeitos da desnutrição grave

Nas pessoas bem alimentadas, os aminoácidos não são necessários à produção de energia. Os carboidratos e as gorduras são um combustível muito melhor.

Nos casos de desnutrição grave, em que estão esgotadas as reservas de gorduras e de glicogênio (carboidratos de reserva), os aminoácidos agem como fonte de energia, em prejuízo da manutenção, regeneração e crescimento dos tecidos.
Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são fornecidas por alimentos de origem animal e vegetal. A quantidade de proteínas adequada a cada pessoa é determinada, basicamente, pela idade e peso. Normalmente os povos ocidentais ingerem a porção recomendada, graças à maior disponibilidade de proteína, principalmente provenientes da carne e do leite, no caso das crianças.
Excesso de proteínas

O consumo regular de proteínas em excesso pode ocasionar diversos problemas para pessoas que tenham distúrbios de fígado e rins, pois esses órgãos estão envolvidos na eliminação de produtos finais do metabolismo protéico. Os alimentos de origem animal, em especial a carne vermelha e os laticínios ricos em proteínas, também tendem a ter alto teor de gorduras saturadas. Este tipo de gordura tem muitas calorias e eleva os níveis de colesterol, aumentando, assim, o risco de doenças cardíacas.

FONTES ANIMAIS DE PROTEÍNAS
As proteínas fornecidas por alimentos de origem animal são chamadas proteínas completas, pois contêm todos os aminoácidos essenciais, que o organismo não consegue produzir: CARNE, AVES, PEIXES, OVOS E LATICÍNIOS
FONTES VEGETAIS DE PROTEÍNAS
As proteínas de origem vegetal, como FEIJÕES, CASTANHAS, CEREAIS E PÃO são parcialmente completas, pois não têm um ou mais dos aminoácidos essenciais. Mesmo quem não come alimentos de origem animal (vegetarianos ortodoxos) pode evitar a deficiência protéica adotando uma dieta que inclua grande variedade de proteínas de origem vegetal, que se complementam, como leguminosas + trigo ou leguminosas + arroz


Acreditem:- "NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA"
Leia Também:

Nenhum comentário: