sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Insolação urbana assusta dermatologistas antes mesmo da chegada do verão

A insolação urbana é um termo utilizado para descrever um quadro que está se tornando cada vez mais comum nos grandes centros. O dermatologista e membro da sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Gilvan Alves explica que a doença pode gerar diversos problemas para as saúde e causar reações que podem ser facilmente percebidas. Os principais sintomas são muita sede, suor excessivo, aumento da temperatura, dor de cabeça e, nos casos mais avançados, dificuldade para respirar, tontura e vômito .

O problema, comum quando as pessoas ficam expostas a sucessivas horas ao sol de verão, nas praias e clubes. Mas agora a insolação vem crescendo nas cidades por conta do aumento da temperatura no planeta e pela desatenção de muita gente. Pesquisa realizada pela SBD aponta que 70% da população não se protege contra o sol. Estamos continuamente submetidos à irradiação solar, até mesmo nos dias nublados , esclarece Gilvan Alves.

Outras conseqüências da insolação são problemas como mal-estar, envelhecimento precoce e câncer de pele. Mas a prevenção é simples: evite a exposição direta ao sol entre as 10h e as 16h. Outras atitudes importantes são hidratar-se adequadamente, ingerindo de 2 a 3 litros de água por dia, usar filtro solar sempre (com fator mínimo de proteção 15), usar roupas leves em dias quentes e evitar permanecer em locais pouco arejados. (Você está pronto para o verão? Clique aqui e comece sua dieta)



*** FONTE: - Revisa Minha Vida

Nenhum comentário: