quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Entenda por que a má postura acaba com o ânimo e prejudica sua saúde



Você já reparou na sua postura? Se a resposta for negativa pode ser o momento de rever conceitos. O Minha Vidaconversou com dois especialistas em fisioterapia e RPG, a Dra. Fernanda Elhiage da Fonte e o Dr. Pedro Rizzi de Oliveira, que explicam os milagres de uma coluna alinhada para estética do seu corpo e para sua saúde. O stress do dia-a-dia cansa e facilita o costume de andar de forma curvada, por se tratar de uma posição, a princípio, mais cômoda.Os benefícios de uma bela postura 

Enquanto uma postura inadequada causa tantos problemas para nosso corpo, o contrário pode fazer milagres. Uma boa postura traz muitos benefícios a saúde e ao bem-estar do indivíduo. Dentre os benefícios estão melhor disposição, melhor aparência, redução da sobrecarga sobre os músculos e articulações e melhora da autoconfiança afirma Pedro Rizzi.



Peito para fora, barriga para dentro 

Uma pessoa com a coluna alinhada tem mais disposição. Isso porque os órgãos internos trabalham melhor já que não ficam pressionados pela acomodação inadequada das vértebras. E não é tão difícil conseguir isso. Consciência corporal e alongamento são os maiores aliados nessa conquista. A prática de diversos exercícios que exijam boa coordenação motora e controle do corpo traz resultados rapidamente , afirma Fernanda. 



Habitue-se a policiar os ombros caídos, manter o abdômen sempre contraído e preste atenção ao modo como você permanece em frente ao computador ou à televisão.



RPG, uma forcinha extra 

O RPG é uma técnica fisioterapêutica de correção postural, que tem como benefícios a redução da dor, a melhora da postura, o aumento da flexibilidade, melhora da consciência corporal, aumento da auto-estima, redução das tensões e melhora da respiração.



De acordo com a fisioterapeuta Fernanda Elhiage, o método trata, além das dificuldades da postura os ombros, a fraqueza ou pouco alongamento das pernas.



Abra o olho 

Geralmente as pessoas só procuram um médico quando estão sentindo fortes dores na coluna. Esse não é o único indicativo de que existe algum problema. Cansaço crônico, tensão, ruídos articulares e a própria percepção de uma má postura são indicativos de algum distúrbio que demanda a atenção de um especialista. 



Pontos de tensão 

As dores começam na região lombar (área próxima do quadril) e seguem coluna acima, com forte tensão no pescoço (área cervical).

Leia Também:

Nenhum comentário: