Você com certeza já ouviu falar ou mesmo já experimentou a dieta das proteínas, certo? É tentador para quem quer emagrecer saber que existe a possibilidade de emagrecer rápido, podendo comer carnes, leite e derivados, ovos, bacon e outros alimentos ricos em proteínas e gorduras Sendo o único sacrifício, deixar de comer o carboidrato. Quantos não pensaram assim:
Ah, será apenas por um tempo!
Realmente é possível ter o resultado desejado, pois o carboidrato é primeira fonte de energia utilizada para o corpo, excluindo ou diminuindo o consumo desse nutriente, o organismo passa a utilizar a proteína e a gordura como energia, alterando o metabolismo dos carboidratos.
Mas isso trás muitos prejuízos a saúde. Consumir uma grande quantidade de proteína compromete os rins, já o consumo excessivo de gorduras, eleva os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, que leva a um maior risco de doenças cardiovasculares. Além de que a proteína ideal para o ser humano é composta de 65 a 70% de proteína vegetal de boa procedência(soja desde que isolada é ótima) e 30 a 35% de proteína animal, que deve ser extraída cuidadosamente, a ideal é a de sorgo de leite.
E se ainda não houver o consumo de legumes, verduras e frutas poderá acarretar a deficiência desses nutrientes, ocasionando outros prejuízos.
Para que o organismo trabalhe corretamente é preciso ter uma alimentação balanceada, com qualidade e na quantidade adequada. Restringir ou excluir o carboidrato significa comer de forma desiquilibrada. isto além dos problemas já colocados trás ao "definhamento" da massa muscular, já que, o organismo ao sentir a falta do carboidrato vai buscá-lo nos músculos.
Sem contar que o cérebro precisa do carboidrato diariamente, então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central também. Além disso, é comum ouvir de pessoas que já experimentaram esse tipo de dieta notarem alterações de humor, impaciência, irritabilidade e outras sensações desagradáveis.
Quanto a consumir os carboidratos até ás 18:00 horas, é importante que se faça o jantar de forma balanceada, já que é uma das refeições principais, por isso o carboidrato deve fazer parte. O segredo é saber a quantidade certa de consumir e fazer opções de fontes saudáveis, exemplos : arroz ou pães integrais, aveia, batata, etc.Sendo que o ideal é não usar carboidrato no jantar, por isso sempre digo para a excelência alimentar, suplemente com rigor sua alimentação, sem o que hoje, não é possível se alimentar adequadamente.
Por estes motivos apresentados, pense bem antes de fazer qualquer dieta, analise se ela é benéfica a curto, médio e longo prazo e se o seu resultado será bom para sua estética e saúde. Talvez perceberá que não é a melhor saída tirar o carboidrato. Para mim, a única saída aceitável, mas isto é pessoal, É
Nenhum comentário:
Postar um comentário