sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fique Atento(a) aos distúrbios do SONO




Distúrbios do sono desencadeiam um problema bastante conhecido pela maioria dos motoristas: sonolência na hora de dirigir. Isso porque a principal causa do problema é uma noite mal dormida.



Portanto, pacientes que sofrem de apneia, ronco ou bruxismo, podem causar acidentes de trânsito, pois esses problemas fragmentam o sono impedindo que a pessoa tenha um sono profundo e reparador que a descanse o suficiente para que ela possa exercer suas atividades durante o dia, como dirigir ou operar um máquina. 







Segundo dados do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados por condutores que dormem ao volante.

O estudo ainda aponta que entre 17% e 19% das mortes são provocadas por motoristas sonolentos, 16% dos motoristas de ônibus afirmam terem cochilado enquanto dirigiam. 


Comparando motoristas com apneia do sono a indivíduos normais, os que sofrem com o distúrbio tem uma incidência sete vezes maior para causar acidentes que os não portadores de apneia. 




Uma pesquisa feita por Findley, Unverzagt e Suratt (1988), concluiu que estes pacientes têm um risco significativamente mais alto para se envolverem em acidentes de trânsito. 


Distúrbios como ronco, apneia, bruxismo e dor de cabeça relacionada à ATM (articulação temporomandibular) fragmentam o sono, causando no indivíduo todas as sensações de cansaço e sonolência que uma uma noite mal dormida acarreta. A apneia  também pode comprometer o sistema cardiovascular, o que pode desenvolver hipertensão arterial.

As pessoas têm a falsa impressão de que o ronco é sinal de sono profundo, quando na verdade é o contrário - o barulho e a dificuldade de respirar deixam o indivíduo num estado que não permite que o corpo recarregue as energias da forma necessária. 

Esses distúrbios do sono têm solução e tratamento certos. Trata-se de uma escolha valiosa e que pode mesmo evitar acidentes nas ruas e estradas. 




Saiba Mais


EU SEMPRE DIGO E REPITO....APRENDA A DORMIR, QUANTO DORMIR E O HORÁRIO EM QUE DORMIR. SUCESSO

Um comentário:

Minha fábrica de sonhos... disse...

Estou te seguindo.Passeláno meu blog e me siga. também estou emprocesso de emagrecimento.