quinta-feira, 15 de abril de 2010

Compulsão Alimentar II

A pessoa que sofre de compulsão alimentar periódica não come pela fome física, aliás, ela não sabe o que é sentir fome, porque quando come é por puro impulso. Durante os ataques alimentares, o compulsivo alimentar chega a ingerir até dez mil calorias em uma única refeição, tem preferência por guloseimas e se não tiver, come coisas estranhas, do tipo: uma lata de leite condensado, feijão gelado com queijo, lasanha gelada e tudo que estiver ao seu alcance. Depois de um ataque alimentar, muitas vezes vem o arrependimento, a raiva, sentimentos que geram mais descontrole. - A nossa querida Amiga Carol, chegava a ingerir isso: comia arroz gelado, pão com leite condensado, caixas inteiras de bombons, primeiro os que gostava, depois os que não gostava, pois não fazia muita diferença, era para me entupir mesmo... não gosto de frango, mas comia coxinha, 1 caixa de empanados sozinha, 1 pacote de pão de queijo sozinha, 3-4 pães com margarina, queijo, presunto, doce de uva... era fácil fácil, 1 panetone inteiro, 1 pote de sorvete inteiro, e assim ia...
Estes episódios de descontrole alimentar têm um ciclo vicioso característico: Vontade de comer algo - comer muito rápido, exageradamente e escondido até acabar a comida - se empanturrar - arrepender - sentir raiva de si mesmo - se deprimir... e assim ciclicamente.
Será que o compulsivo realmente come por falta de vergonha e desleixo, como muitas pessoas pensam? Será que não existe nada por trás desta deformidade corporal?
Há muita coisa envolvida. A compulsão alimentar e a obesidade mórbida são doenças muito complexas porque têm um conjunto de fatores e complicadores que resultam na doença. Além do hábito alimentar, fator genético e estilo de vida, têm alguns fatores psicológicos e físicos.
No caso da compulsão alimentar periódica está claro que a pessoa não come por puro prazer, por que é desleixada, gorda e sem vergonha. Ela tem uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle da saciedade. - Realmente, a gente parece um verdadeiro SACO SEM FUNDO!
Quando os níveis de serotonina estão baixos, ocorrem a depressão e a tendência ao aumento de peso. Pois a comida, principalmente os alimentos energéticos tipo chocolates, doces, pães e massas, são estimulantes naturais de serotonina. Daí esses rompantes de fome ou vontade de atacar a geladeira.
Na realidade, por trás deste comportamento compulsivo existe um problema psiquiátrico camuflado e uma dieta alimentar pobre em nutrientes, facilitando os rompantes dos ataques alimentares. Com o equilíbrio da serotonina e a mudança do hábito alimentar, a pessoa controla a ingestão de doces e fica satisfeita com o que comeu (saciedade).
E atenção! A compulsão alimentar pode aparecer com o mau hábito alimentar durante as dietas radicais, fazendo com que o corpo crie um mecanismo de estímulo natural, com a ingestão excessiva de comida para equilibrar os níveis de serotonia. Isto acontece demais nas dietas proibitivas.(Como eu sempre digo nenhum extremo interessa, além de que este radicais implica em restritivas e não se esqueçam em principio engordamos pelo que não comemos já que abolimos nutrientes essenciais e então começam os descontroles, é um ciclo que não se pode deixar começar, sair dele é tortuoso)
Após longos períodos de jejum também é comum ter um ataque compulsivo, como é o caso dos comedores compulsivos noturnos, que não comem quase nada durante o dia, e à noite o organismo tende compensar a dieta, comendo exageradamente no período noturno. Muitos acordam para comer e ingerem mais de 50% por cento das calorias diárias nas refeições noturnas.
Nos quadros de depressão pode haver um aumento de apetite principalmente por doces, massas e frituras, que são ótimos estimulantes de serotonia e dopamina. Criando uma dependência química com a comida, uma vez que ela equilibra os níveis bioquímicos do cérebro. Então sob tensão psicológica a comida é uma boa muleta para acalmar.
Gente! Isto é sério e se você achar que tem este problema ou alguém de sua família ou amigos sofre de compulsão alimentar, é hora de tomar uma atitude. Não importa se está no início ou se é muito sério, sempre é tempo de fazer algo que possa amenizar e controlar o problema ao ponto de que possamos fazer escolhas na nossa alimentação até chegarmos à cura.
Na parte III falarei sobre maneiras de lidar com a compulsão. Beijocas estaladas e SEJAM FELIZES!!!



Como podem ver este post foi feito pela Carol, que passou pela maioria destas coisas, hj ela superou até porque resolveu inteligentemente usar suplemento que por nutrirem o organismo perfeitamente, eles ajudam a combater tudo isso.


Acreditem: NINGUÉM PRECISA CHEGAR A ISTO. 

BEIJOKAS FELICIDADES!!!

Nenhum comentário: