Pesquisa mostra que registrar o que se come pode fazer toda a diferença.
Todo mundo sabe que diminuir o consumo de calorias e praticar atividade física realmente funciona quando o objetivo é perder peso. Mas manter um diário registrando o que se come pode fazer toda a diferença. Uma recente pesquisa publicada pelo “American Journal of Preventive Medicine” concluiu que essa ferramenta é uma das medidas mais importantes para quem deseja emagrecer. De acordo com os dados do estudo realizado pelo” Kaiser Permanente’s Center for Health Research”, quanto maior for a disposição para escrever detalhadamente o que se comeu a cada dia, maior será a quantidade dos quilos a menos. Isto acontece porque temos assim uma maior facilidade de visualização, e em caso de algo que não esteja exatamente como achamos que devia, será fácil descobrir onde foi o nosso erro.
“Nosso trabalho mostrou que quem usa essa técnica pode perder o dobro do peso em relação às pessoas que não usam um diário. Parece que o simples ato de escrever encoraja a diminuir o consumo de calorias”, afirma Jack Hollis, um dos idealizadores da pesquisa e professor de Saúde Pública e Medicina Preventiva da Universidade de Oregon (EUA).
Outro colaborador do estudo, Keith Bachman, médico especializado em medicina interna, diz que embora a idéia possa representar mais um dever a ser cumprido no plano de emagrecimento do paciente, a providência não precisa se tornar algo formal.
“Anotar o que se comeu em seu diário ou agenda ou até mesmo em um post-it,tornando assim nosso compromisso “público” mandar para si mesmo e-mails contando sobre cada refeição, e até enviar uma mensagem de texto funciona.
“É o processo de reflexão sobre o que nós comemos que mantém nossos hábitos sob controle, e traz a esperança para a mudança de comportamento”, ensina o especialista.
É ótima técnica além desta se programar, faça previamente um cardápio que modificará ou fará alterações necessárias sempre que este o estiver tirando da rotina. Em suma: dedique-se mais a si mesmo (a).
Como, logo engordo
Uma das frases mais comuns entre os obesos é dizer que não comem nada e, por isso, não entendem porque engordam. Na maioria dos casos o obeso não conta o que come em pé, caminhando de um lado para o outro e “beliscando”. “O diário documenta a razão porque a gordura que incomoda tanto se instalou. É bom que ele não esqueça os famosos e indesejáveis “BELISCOS” E não foi por causa de uma dieta à base de alface”.
“As pessoas não têm noção do que comem, não enxergam as quantidades que consomem, nem o prejuízo de atender àquela vontade de comer qualquer coisa”. Aqui, entra o que eu sempre digo não engordamos pelo que comemos e sim pelo que deixamos de comer, a vontade de comer qualquer coisa é o organismos pedindo algum nutriente específico que como não entendemos achamos que se trata apenas e tão somente de fome. Isto nos leva à ingestão do que mais rápido satisfaz o G.A.S. (gordura, açúcar ou sal) “O açúcar usado nos cinco cafés diários são desprezados, a gordura do pequeno doce escolhido para a sobremesa também. Sem falar dos alimentos diet e light que, por terem esse rótulo, convidam ao exagero durante todo o dia”.
Segundo a especialista, esses atos, que a maioria julga inofensivos, contribuem para que o peso vá aumentado pouco a pouco a cada mês. “As pessoas só caem em si quando a roupa que usou há seis meses não fecha mais. Para quem consegue manter o diário, conscientizar-se disso leva a ótimos resultados”, conclui a especialista.
Um comentário:
Oiii!
Concordo com esse estudo, qdo iniciei meu tratamento com a nutri, foi uma das primeiras providências que tive que tomar: Escrever tudo que comia e sabe me ajudou bastante. Hj não escrevo mais, mas qdo pego aqueles caderninhos fico chocada, não sei como eu conseguia comer quatro cacetinhos (pãezinhos) numa sentada e dois, três copos de nescau.
Bom findi pra ti e um abraço!
Postar um comentário