quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SEM DIFICULDADES SEM DEPRESSÕES

Desmoralizar
Definição retirada do dicionário Michaelis: tornar-se imoral; corromper-se, perverter-se. Fazer perder a coragem ou a confiança, desanimar. Tirar o bom nome de, desmerecer. Fazer perder a força moral, desautorizar, desacreditar. Perder a reputação aviltar-se.

A definição acima descreve bem um estado que conhecemos relacionado à nossa dieta ou a qualquer proposta de mudar hábitos.

Esta publicação estava no blog da Florimari Mattos : http://meta73kg.blogspot.com eu ia comentar mas achei que merecia mais atenção. Então aqui no Blog estou comentando com letra Verde e ( ) e na OM comentarei entre. ( )

Nossa principal exigência quando traçamos metas e objetivos é a obtenção do sucesso e que costuma ser proporcional a nosso grau de sacrifício. Quanto mais esforço melhor deve ser a recompensa. No que diz respeito a dietas e deixar de comer alguma coisa, isso mexe com nosso instinto de preservação e também com nossa relação carinho-comida. ( Bem 1° como sabem eu reduzi 30 kgrs em 4 meses. E nunca fiz nenhum sacrifício isso já lá se vão mais de 6 anos. Traçar objetivos e cumpri-los nada tem a ver com sacrifício e sim com autodeterminação e disciplina. Vc quer mudar algo porque sabe que isso não está bem ou porque lhe faz mal de alguma forma, mas quando se trata de alimentação (devemos nutrirmo-nos e não alimentarmo-nos) ninguém em seu perfeito juízo fica num programa que o faça se sentir mal. Por isso eu chamo a RA de Carolização, foi por conhecer a Carol que conheci este sistema. Porém, mesmo ela que reduziu 63 kgrs em 7 meses, nunca passou fome nem privações que a incomodassem, senão acreditem ela teria parado. Então primeiro ponto Se Ame, saiba o porque vc deve e quer perder peso e escolha como Fazer. Acho a Carolização algo INTELIGENTE siga isto à risca e não haverá Tro-ló-lós, nem, como dizem em Portugal “ desculpas de mau pagador” rsrsrs!!!!! Para evitar que o esforço seja tão grande. Se imponha metas menores, ou vcs acham que eu perdi trinta kilos de uma só vez, ou que a Carol perdeu 63 de uma só vez. Não, um dia eu perdi 500grs. Depois +500 e assim sucessivamente. Por isso não nos devemos pesar mais que duas vezes por mês no começo do processo, eu só me pesava uma.)

Já sentiu-se desmoralizado por si mesmo? (Ame-se e não se contrarie, saiba o que quer e tenha certeza de que está fazendo o certo então não terá este sentimento)

Nosso processo de desmoralização começa mais ou menos assim: (Falta de auto-estima, Amor próprio etc.etc.etc. AME-SE exalte a Deus em si)

- Vou fazer tudo direitinho, não sairei da dieta, não comerei nenhum doce...( A palavra não é altamente negativa. Farei a RA corretamente, Comerei Alimentos que me fazem bem....etc, etc. etc. Sem o (não) )

Na segunda-feira fez tudo ótimo, na terça-feira pela manhã também: frutas, pão integral, leite desnatado, geléia diet. No almoço: salada, vegetais refogados, um pedaço de carne, arroz, feijão, tudo bem equilibrado. ( Aqui já está errado...KD o lunche entre o café e o almoço a alimentação é de 3 em três horas)

Mas... no domingo nossa tia havia nos dado um pedaço de pudim que ficou esquecido na geladeira, mas foi bem lembrado na terça após o almoço... Comerei apenas um pedacinho... ( e porque não, eu quando faço Pudim de Leite levo uma semana para come-lo, e se o comer de uma vez ou em dois dias sabe o que acontece? Nada, vou ficar na mesma semana dentro dos meus 75 kgrs. Conheço alguém muito especial que leva um mês para comer uma caixa com 25 ferrero Roche. Não é o que faz e sim como faz. Por outro lado o pudim da tia já estava velho mesmo, joga fora. Como eu sempre digo Ame-se, e ademais vc já conhece o gosto).

À tarde na hora do lanche alguém te oferece um bombom que gentilmente aceita e para não

fazer feio come! (Guarda, não precisa comer, se quem te obsequiou fizer algum comentário diga algo como, não, agora não estou com vontade, mas gosto muito vou guardar e como depois)

Ao chegar a casa sente um cheirinho de pão de queijo maravilhoso e como não consegue resistir - come dois. No jantar serve-se normalmente de tudo um pouco, bebe suco de laranja à vontade. ( O pão de queijo, vc já reparou que o segundo tem exatamente o mesmo sabor que o 1°? Então para que o segundo vc está em processo de....ainda não atingiu a meta. O Jantar, se for lá pelas 19:30 ou 20 hrs tudo bem. Mas se vc estiver tomando água corretamente, o que não está. Não precisa e nem sente necessidade de muita quantidade de comida. Além de que temos vários posts e a Carol fez um com explicação científica de o porque. Não se bebe líqüidos 30 minutos antes e até 30 minutos depois das refeições.)

Esta noite ao deitar qual o sentimento que fica? Como está se sentindo a respeito do seu projeto? (Compense no dia seguinte, desde que, a noite descrita seja uma exceção.... exceção não é recomendável, mas é muito pior ficar se recriminando)

Nesse caso temos 3 escolhas para o dia seguinte: (Se deite cedo, acorde cedo e vá dar uma caminhada, chegam 40 minutos a uma velocidade mínima de 6 km. Hora. 1 a cada 10 minutos.É simples e muito fácil)

1. Fazer uma super dieta deixando para trás todo o carboidrato e comendo apenas sopinha de legumes e frutas achando que apenas com muito sacrifício é que conseguirá recuperar o tempo perdido. ( Nada disso. Tome água corretamente, acorde com dois copos e comece com alguma proteína de boa qualidade que será vegetal, ela metaboliza mais lentamente e te dará duranta mais tempo a saciedade real necessária, não esqueça os lanchinhos dos intervalos).

2. Esquecer que havia começado algum dia alguma dieta e ficar livre para comer e livre para não ficar contente com seu corpo; (isso acontece quando vc começou sem ter descoberto o motivo Bom e forte para começar. Sempre digo Por que vc quer perder peso? Para ficar mais bonita. (é fraco) para ter mais saúde. É fraco. Tem que ser forte e emocionar, senão não vai dar.Mas precisa AMAR-SE)

3. Recomeçar no dia seguinte desde o café da manhã como no primeiro dia da dieta; sabendo que apesar de ter saído fora, lembrar-se que este não foi o único deslize e que tem direito de continuar buscando o que deseja. ( FAÇA DE SUA VIDA CADA MINUTO UM COMPARTIMENTO HERMÉTICAMENTE FECHADO E NUNCA SE ESQUEÇA DE SEUS TRÊS PIORES INIMIGOS: A INVEJA, O ONTEM E O AMANHÃ.)


E para finalizar, eu sei que todas vcs conseguem atingir suas metas. E Olhem só....MUITA ATENÇÃO.


"NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA"

SUCESSO. Bj.!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DIETA ou R.A.

Vamos ver se eu consigo estabelecer de uma vez por todas e claramente esta diferença:
Dieta: Dieta nada mais é que aquilo de que vc se alimenta no seu dia a dia. Café da Manhã, Almoço, Jantar e tudo o mais de que é composta a sua Alimentação. Hoje por motivos obvios e que não vou estar enumerando todos aqui a maior parte dos alimentos que ingerimos não tem os nutrientes que deveriam ter ou que as literaturas nos dizem que teriam, por outro lado, ainda o fato de que, para conservar as vitaminas e sais as frutas não deveriam ser descascadas e os legumes e verduras não deveriam ser cozinhados e sim ferventados ao vapor...

Tenho repetido inumeras vezes que não engordamos pelo que comemos e sim pelo que deixamos de comer, já que o organismo humano não precisa comer e sim se nutrir para que suas funções sejam corretas e suficientes. Você já pensou o Astronauta fazendo um chrrasco dentro da espaçonave. No entanto ele vive meses no espaço e volta absolutamente nutrido. Pois é, Precisamos nos nutrir. A falta de nutrição adquada, nos leva a ingestão de alimentos que trazem satisfações imediatas e falsas, estes que são do grupo do G.A.S (gordura, açucar e sal) são os que mais satisfação dão e os que mais engordam.

R.A. (que eu adoro chamar de "Carolização") é realmente uma Reeducação Alimentar, vc escolhe grupos de alimentos que supostamente teriam todos os nutrientes que nos são necessários, usa-os de 3 em 3 horas,ingere a quantidade correta de água mantendo assim o seu metabolismo em funcionamento,não sentindo fome (não precisa de fome para comer) logo come menos quantidades, e o organismo processa seleciona e não retem quantidades desnecessárias. E a RA na verdade é uma Reeducação de sua Dieta.

Já que Dieta é o ato de se alimentar, ou os alimentos que vc usa no seu dia a dia.
A questão que me chamou a atenção era: Dieta ou RA. ? já que vc vê que sua dieta não a mantem no peso ideal nem com a forma ideal. Então VIVA A R.A.

Perguntando para o Aurélio: O que é Dieta? olha o que ele nos diz:
1 - "Ingestão de alimentos habituais, ou aquela que se faz visando preencher as necessidades específicas de um indivíduo, incluindo ou excluindo certos itens de sua alimentação. "
2 - "
Alimentação ou normas alimentares seguidas por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos: "

Isto posto eu diria: A R.A. é uma dieta CORRETA.
Amigas, não importa muito o nome que se dá. Façam o que tem que ser feito. Tomem Água corretamente e Durmam Como se deve. e Ficaram Mais bonitas e em Forma.Hei!!!vc....sabe né!!!!olha a água rsrsrsrs

Ela diz e eu acredito:"NADA É IMPOSSIVEL PARA QUEM ACREDITA" e ainda acrecento, acredito em todas vcs e na maioria mais do que vc mesma. então acredite, nós conseguimos vc vai conseguir.
SUCESSO - Beijinhos.

"

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SELINHO NOTA 10 - OB@@

Bem como Não podia deixar de ser, tenho que agradecer à minha Querida Amiga Caroline, por mais esta homenagem. Pois o selinho veio do Blog dela http://operacaometamorfose.blogspot.com/
Brigadinhuuuuuuuuuuuuu rsrsrs.
E, conforme as 'regras' da brincadeira, estou passando para 5 pessoas que me alegram aqui no Meio da “Blogagem”e cada uma delas vai repassar, pelo menos eu assim espero.Vamos ver onde o selinho vai chegar? Aí Vai ele:

Estou enviando para:
http://amizadelight.blogspot.com/ - Como Blog De Metas cumpridas em 2009. PA-RA-BÉNS

http://magra-em-2009.zip.net/ - Como o blog das Metas a curto e médio prazo

http://ritaniachic.blogspot.com/ - Como Blogueira Alerta para finais de semana; não esqueça são 104 dias /ano

http://seraindamaisfeliz.blogspot.com/- Como a Blogueira Mais Feliz de 2009. Mantenha viu.

http://rakeu.wordpress.com - Como Blogueira da miscelândia...rs.....

Muito Bem, aí está nosso selinho seguindo o seu caminho, espero que não o parem.
Beijokinhas com sabor de Verão..!!!!!





sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Importância do Sono


Há tempos, venho querendo escrever sobre o sono, a sua importância, e necessidades, ele é de suma importância para tudo na nossa vida, nas primeiras idades, na adolescência, onde especialistas recomendam até 11 horas de sono por dia, e como esta é a idade escolar, é fácil depreender que o adolescente deve ir dormir às 20 ou 20:30 hrs. Para os Adultos e principalmente para estar de bem com nosso organismo. Para que o funcionamento de todos os orgãos seja correto e Etc. Etc. Etc.
Claro que a minha opinião passa a ser muito pouco, o fato de eu ter 53 anos, nunca ter tido uma doença e ser muito regular com meu sono, não importa para ninguém e não quer dizer nada, ou será que Diz. Mas eu sei que, ao sono ou melhor às horas suficientes de sono bem dormido eu devo a maior parte de minha saúde.
Assim meso, recorri à velha e boa Net, onde encontrei e continuarei a procurar artigos relevantes e conscientes sobre o assunto. Isto posto, aí vai o primeiro de autoria da:Dra. Regeane Trabulsi Cronfli.
É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário,. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo "treinado" para dormir menos nos permita ampliar o número de "horas úteis" do dia, mantendo o mesmo desempenho.

Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

O sono e os hormônios

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.
As Fases do Sono

Fase 1
Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)

Fase 2
Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal

Fases 3 e 4
Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã
Sono REM
Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.
Qual é o papel do GH? Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.

A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.

Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito. Num estudo, homens que dormiram apenas quatro horas por noite, durante uma semana, passaram a apresentar intolerância à glicose (estado pré-diabético).

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.

É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário. É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
Conselhos para Dormir Melhor

*À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").

*Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.

*Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro

*Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
*Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
*Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
*Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono, a hora ideal é entre as 22 e 23hrs para a idade adulta.
A Autora
Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Endocrinologia e Metabologia
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há estudos em que, como o sono faz com que nosso organismo se restabeleça na totalidade, vc tem um maior sucesso no combate à obesidade, que, nada mais é, que desfunção glandular. Há!!!! O sono deixa a Gente Mais bonita....Há casos em que não adianta muito !!!! rsrsrsrsrs
Meninas SUCESSO e lembrem de Minha querida Amiga
"NADA É IMPOSSIVEL PARA QUEM ACREDITA"