quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SEM DIFICULDADES SEM DEPRESSÕES

Desmoralizar
Definição retirada do dicionário Michaelis: tornar-se imoral; corromper-se, perverter-se. Fazer perder a coragem ou a confiança, desanimar. Tirar o bom nome de, desmerecer. Fazer perder a força moral, desautorizar, desacreditar. Perder a reputação aviltar-se.

A definição acima descreve bem um estado que conhecemos relacionado à nossa dieta ou a qualquer proposta de mudar hábitos.

Esta publicação estava no blog da Florimari Mattos : http://meta73kg.blogspot.com eu ia comentar mas achei que merecia mais atenção. Então aqui no Blog estou comentando com letra Verde e ( ) e na OM comentarei entre. ( )

Nossa principal exigência quando traçamos metas e objetivos é a obtenção do sucesso e que costuma ser proporcional a nosso grau de sacrifício. Quanto mais esforço melhor deve ser a recompensa. No que diz respeito a dietas e deixar de comer alguma coisa, isso mexe com nosso instinto de preservação e também com nossa relação carinho-comida. ( Bem 1° como sabem eu reduzi 30 kgrs em 4 meses. E nunca fiz nenhum sacrifício isso já lá se vão mais de 6 anos. Traçar objetivos e cumpri-los nada tem a ver com sacrifício e sim com autodeterminação e disciplina. Vc quer mudar algo porque sabe que isso não está bem ou porque lhe faz mal de alguma forma, mas quando se trata de alimentação (devemos nutrirmo-nos e não alimentarmo-nos) ninguém em seu perfeito juízo fica num programa que o faça se sentir mal. Por isso eu chamo a RA de Carolização, foi por conhecer a Carol que conheci este sistema. Porém, mesmo ela que reduziu 63 kgrs em 7 meses, nunca passou fome nem privações que a incomodassem, senão acreditem ela teria parado. Então primeiro ponto Se Ame, saiba o porque vc deve e quer perder peso e escolha como Fazer. Acho a Carolização algo INTELIGENTE siga isto à risca e não haverá Tro-ló-lós, nem, como dizem em Portugal “ desculpas de mau pagador” rsrsrs!!!!! Para evitar que o esforço seja tão grande. Se imponha metas menores, ou vcs acham que eu perdi trinta kilos de uma só vez, ou que a Carol perdeu 63 de uma só vez. Não, um dia eu perdi 500grs. Depois +500 e assim sucessivamente. Por isso não nos devemos pesar mais que duas vezes por mês no começo do processo, eu só me pesava uma.)

Já sentiu-se desmoralizado por si mesmo? (Ame-se e não se contrarie, saiba o que quer e tenha certeza de que está fazendo o certo então não terá este sentimento)

Nosso processo de desmoralização começa mais ou menos assim: (Falta de auto-estima, Amor próprio etc.etc.etc. AME-SE exalte a Deus em si)

- Vou fazer tudo direitinho, não sairei da dieta, não comerei nenhum doce...( A palavra não é altamente negativa. Farei a RA corretamente, Comerei Alimentos que me fazem bem....etc, etc. etc. Sem o (não) )

Na segunda-feira fez tudo ótimo, na terça-feira pela manhã também: frutas, pão integral, leite desnatado, geléia diet. No almoço: salada, vegetais refogados, um pedaço de carne, arroz, feijão, tudo bem equilibrado. ( Aqui já está errado...KD o lunche entre o café e o almoço a alimentação é de 3 em três horas)

Mas... no domingo nossa tia havia nos dado um pedaço de pudim que ficou esquecido na geladeira, mas foi bem lembrado na terça após o almoço... Comerei apenas um pedacinho... ( e porque não, eu quando faço Pudim de Leite levo uma semana para come-lo, e se o comer de uma vez ou em dois dias sabe o que acontece? Nada, vou ficar na mesma semana dentro dos meus 75 kgrs. Conheço alguém muito especial que leva um mês para comer uma caixa com 25 ferrero Roche. Não é o que faz e sim como faz. Por outro lado o pudim da tia já estava velho mesmo, joga fora. Como eu sempre digo Ame-se, e ademais vc já conhece o gosto).

À tarde na hora do lanche alguém te oferece um bombom que gentilmente aceita e para não

fazer feio come! (Guarda, não precisa comer, se quem te obsequiou fizer algum comentário diga algo como, não, agora não estou com vontade, mas gosto muito vou guardar e como depois)

Ao chegar a casa sente um cheirinho de pão de queijo maravilhoso e como não consegue resistir - come dois. No jantar serve-se normalmente de tudo um pouco, bebe suco de laranja à vontade. ( O pão de queijo, vc já reparou que o segundo tem exatamente o mesmo sabor que o 1°? Então para que o segundo vc está em processo de....ainda não atingiu a meta. O Jantar, se for lá pelas 19:30 ou 20 hrs tudo bem. Mas se vc estiver tomando água corretamente, o que não está. Não precisa e nem sente necessidade de muita quantidade de comida. Além de que temos vários posts e a Carol fez um com explicação científica de o porque. Não se bebe líqüidos 30 minutos antes e até 30 minutos depois das refeições.)

Esta noite ao deitar qual o sentimento que fica? Como está se sentindo a respeito do seu projeto? (Compense no dia seguinte, desde que, a noite descrita seja uma exceção.... exceção não é recomendável, mas é muito pior ficar se recriminando)

Nesse caso temos 3 escolhas para o dia seguinte: (Se deite cedo, acorde cedo e vá dar uma caminhada, chegam 40 minutos a uma velocidade mínima de 6 km. Hora. 1 a cada 10 minutos.É simples e muito fácil)

1. Fazer uma super dieta deixando para trás todo o carboidrato e comendo apenas sopinha de legumes e frutas achando que apenas com muito sacrifício é que conseguirá recuperar o tempo perdido. ( Nada disso. Tome água corretamente, acorde com dois copos e comece com alguma proteína de boa qualidade que será vegetal, ela metaboliza mais lentamente e te dará duranta mais tempo a saciedade real necessária, não esqueça os lanchinhos dos intervalos).

2. Esquecer que havia começado algum dia alguma dieta e ficar livre para comer e livre para não ficar contente com seu corpo; (isso acontece quando vc começou sem ter descoberto o motivo Bom e forte para começar. Sempre digo Por que vc quer perder peso? Para ficar mais bonita. (é fraco) para ter mais saúde. É fraco. Tem que ser forte e emocionar, senão não vai dar.Mas precisa AMAR-SE)

3. Recomeçar no dia seguinte desde o café da manhã como no primeiro dia da dieta; sabendo que apesar de ter saído fora, lembrar-se que este não foi o único deslize e que tem direito de continuar buscando o que deseja. ( FAÇA DE SUA VIDA CADA MINUTO UM COMPARTIMENTO HERMÉTICAMENTE FECHADO E NUNCA SE ESQUEÇA DE SEUS TRÊS PIORES INIMIGOS: A INVEJA, O ONTEM E O AMANHÃ.)


E para finalizar, eu sei que todas vcs conseguem atingir suas metas. E Olhem só....MUITA ATENÇÃO.


"NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA"

SUCESSO. Bj.!!

5 comentários:

Florimari disse...

Rui
voce esqueceu de copiar a fonte dessa materia.
Foi uma Nutricionista quem escreveu. Concordei com algumas coisas e discordei de outras. Mas eh que tem gente que quase se mata por causa de um bombom e esquece de ver o resto do mundo a sua volta.

Os seus comentarios com certeza vao ajudar.

Beijos

Flori

Sofia Ramos! disse...

Uauuuuuuu Rui perfect como sempre!!

Nem precisa dizer que concordo né?...rsrs.

Só pra vc saber estou na R.A ao mesmo tmepo que você 6 anos mais ou menos e 10 kilos eliminados no total...rsrsrs.

Mas atingi a minha meta de 85 depois do parto, depois fui pra 65 kilos e agora desfruto de 53 .kkkk.
E Deus me ajude a manter essa é a minha grande luta!!

CC disse...

Oi Rui

Adorei o teu cantinho. Nota-se que és uma pessoa madura e que aconselha com todo o carinho. Parabéns pela tua perda e principalmente por ter conseguido manter nestes 6 anos e é mto importante. Eu cá continuo na minha luta longe ainda do meu objectivo final que irei alcançar concerteza!

Bom fim de semana

Fênix disse...

Oi! Estou aqui também. rsrsrs
Beijocas e boa semana.

Gordinhas disse...

AMEI RUI!!! Talvez o melhor post de sempre! Adorei tudo...os comentarios, as dicas, tudo informaçoes preciosas, válidas e que temos mesmo que seguir religiosamente para chegarmos onde tanto queremos!!! Senao fizermos tudo...entao nao vale a pena, nisso temos sim que radicalizar. Fazer RA é muito importante, mas a agua tambem, assim como o exercicio e o pensamento positivo e a força de vontade constante em todo o processo! Eu sou muito radical, estou a começar a educar me melhor nesse sentido, de exigir menos um bocadinho, mas sem me dar a luxos de "desleixar" ainda que seja por um dia...porque por norma, há sempre tendencia em fazer da excepçao uma regra. Mais vale entao ser mais firme durante o processo...e alcançada a meta, entao podermos de vez enquando, com conta peso e medida...darmo nos a determinados prazeres que antes nao acontecia, em prol de algo bem mais importante: A nossa felicidade por alcançar o objectivo proposto! Beijão no coraçao amigo Rui, já sinto saudades das nossas conversas****