quarta-feira, 25 de março de 2009

O Vinho....Hum!!!!!

Tudo nele é bom,A cor, o Aroma, o Paladar...hummm!!!! é a única bebida com a qual se pode,ou melhor deve, fazer tchim!!!!!tchim!!!! Se analisarmos para tomar vinho o ideal é que ele seja sentido e poderemos facilmente entender que ele toca 4 dos nossos 5 sentidos, o único sentido sobre o qual ele não exerce nenhuma interferência é a audição, então para que tudo esteja completo: tchim!!!!tchim!!!.
Há muito sei o que vem publicado abaixo, mas deixe alertar, o vinho quando tomado em quantidades corretas e a ser devidamente degustado além de benéfico, ele cria algum tipo de imunidade aos outros tipos de álcool. Eu bebo em média uma garrafa normal, 750 ml por semana, mas se bebesse duas estaria dentro da normalidade. Ou seja, duas taças por dia uma no almoço outra no jantar. Não vale as duas numa mesma refeição. E excepções é uma ou duas vezes por semana e não todas as semanas.

**********************##*******************************##************************************

Beber moderadamente pode prevenir o AVC

Sabe aquele hábito de tomar uma cervejinha no final da tarde com os amigos? Ou de saborear um belo uísque doze anos ou alguns cálices de vinho? Essa rotina pode não ser tão ruim aos olhos da medicina. A bebida alcoólica, em proporções moderadas, pula do banco dos réus direto para a condição de mocinho na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. É o que garantem pesquisadores do centro médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

*************

Segundo o estudo americano, o consumo máximo de uma dose de álcool por dia significa uma redução de até 20% no risco de um derrame. Não obedecer a dosagem "recomendada", porém, pode provocar efeito inverso e ser bem perigoso à saúde. "Doses altas aumentam as chances de se ter um acidente vascular cerebral", reforça Alexandre Pieri, neurologista e coordenador da Unidade de Pronto-Atendimento, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

******************

Que poder é esse?
Polifenol encontrado principalmente em sementes de uva - e portanto nos vinhos -, o resveratrol é o grande segredo na relação entre bebidas alcoólicas e a prevenção dos derrames. Pesquisas apontam que essa substância ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, evitando a formação de placas de gordura que obstruem os vasos sangüíneos - uma condição de comprometimento da artéria que leva ao AVC.

O resveratrol ajudaria até mesmo no tratamento das vítimas de derrame. Segundo o médico, isso ocorre por sua capacidade de aumentar os níveis de uma enzima responsável pela recuperação das células nervosas.

"Além disso, o álcool também tem um efeito relaxante importante, uma vez que há evidências de que o estresse tem relação direta com a incidência de AVC", salienta Mario Fernando Peres, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É por isso que não apenas o vinho, mas também uísque, cerveja e outras bebidas alcoólicas também são bem-vindas, com moderação e, de preferência, autorizadas por um médico, é claro.


************

Bem, em anos de gastronomia hotelaria enologia e com um Pai com tendência natural para a pressão alta, além de que eu também, pois com 105kgrs a gente tem todas essas coisas, mesmo exercitando-se, aprendi algo sobre as bebidas que vou repassar:

Destilados: de cana são vaso-contraintes de grão vasodilatadores, como tanto o Pai como eu somos contra médicos e remédios, sempre que o meu Pai tinha uma crise maior dizia: "liguem para o Rui e digam que a minha pressão disparou; eu ia com uma garrafa de whisky bom e 2 horas depois a pressão estava normalizada, mas nunca o meu Pai tomou mais que uma dose para que se resolvesse. O Álcool do cognaque, bebida que Adoro, é senão o pior um dos piores alcoóis para o organismo humano, claro que falo aqui de cognaque ou brandy (que o processo de elaboração é o mesmo) Feito corretamente, e o perigo deste álcool é o tanino, por isso se deve aquecer o balão onde se serve o cognaque e nunca se deve beber logo após servido. Bem realmente fico no bom e velho vinho ou champagne, gosto de algumas outras bebidas, mas não as procuro tanto, pois gosto muito de whisky, mas mesmo este depois das 2 doses diárias é muito prejudicial. Enfim cuidado com as calorias para quem está reduzindo peso, e seja o que for que lhe dê prazer FAÇA, mas MODERADAMENTE.

********************


Entenda o acidente vascular cerebral (AVC)
Popularmente conhecido como derrame, o AVC é caracterizado pelo comprometimento de uma artéria que leva o sangue ao cérebro e, por isso, pode aumentar a pressão local e provocar a morte da vítima.

Há duas formas de AVC: o hemorrágico e o isquêmico. O hemorrágico é o menos comum dos derrames e pode ser causado por uma ruptura de aneurisma (uma dilatação anormal de artéria) ou ainda uma malformação arteriovenosa (distúrbio congênito dos vasos sangüíneos que dificulta a passagem de sangue entre artérias e veias).

Já o AVC isquêmico, mais comum, ocorre por conta de uma obstrução da artéria que leva sangue para região cerebral. Esta barreira faz com que a artéria comprometida fique inutilizada, privando uma ou mais regiões do cérebro de receber os nutrientes sanguíneos necessários.

Vamos Beber e comer com MODERAÇÃO e descubram vcs també aquela grande verdade:

"NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA"

SUCESSO E Bjks.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

rakeu disse...

Desculpa a demora, amado! agradeço pelo selinho !!!!
amei saber mais sobre o poder benéfico do vinho!

Sofia Ramos! disse...

Rui saudades de você amigo..

Quanta novidade por aqui heim?

Vim aqui como sempre pegar um pouco da tua sabedoria e sensatez ( olhe estrou precisando...rsrsr).

Muito obrigado por tudo, você tems sido de grande ajuda na minha vida viu?

Muitas preciosidades são garimpadas aqui no teu cantinho...


"Pra se contrair um hábito basta exerce-lo por 30 dias essa teoria é verdadeira, logo mais escrevo sobre isso".

Beijocas!