segunda-feira, 11 de abril de 2011

QUE TAL PASSAR A PÁSCOA SEM SAIR DA LINHA?




Adoro chocolate. Os brancos são meus favoritos: a boca enche de água só ao imaginar aquela massinha doce e macia começando a derreter... Na Páscoa, as tentações estão por todos os lados. No supermercado, as prateleiras transbordam com ovos lindos e brilhantes. Aquela amiga manda e-mails, oferecendo produtos caseiros e eu aqui, suando para manter minha dieta. 

Se a tortura é parecida no seu caso, melhor respirar fundo e tentar se controlar antes que o estrago seja feito. Para evitar exageros, separei uma série de dicas que sempre me ajudam quando preciso segurar o destempero. Espero que elas também sejam úteis quando pintar aquela mousse linda na mesa e você precisar resistir. 

Mas, se precisar de uma forcinha extra, conte comigo. Juntos, vamos vencer mais este desafio e alcançar o peso ideal sem deixar que nenhum tabletinho abale nossa convicção. Boa Páscoa e até a próxima.


"Controle a quantidade dos alimentos ingeridos."


Almoço de Páscoa 
1. Inicie a refeição com um prato recheado de saladas e legumes cozidos, ou cruz aproveitando isso. Esses alimentos apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras que dão maior sensação de saciedade, tome um "copiho" d 200ml de água 1/2 hora antes do almoço.

2. Tempere as saladas com azeite, limão, vinagre. O azeite é rico em calorias e, por isso, tenha moderação.

3. Para acrescentar mais sabor às saladas, utilize frutas picadas como, por exemplo, maçã, laranja e manga, nozes.

4. Uma opção para fugir dos molhos mais calóricos para temperar a salada é utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinha. 
Fotos: Getty Images
5.Opte por carnes mais magras como o filé mignon, lagarto, peixes, aves (sem a pele). Retire a máxima quantidade de gordura visível do alimento.

6. A bacalhoada é rica em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida.

7. Como acompanhamento, evite as massas com molhos ricos em gorduras como quatro queijos e branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate.

8. Para a sobremesa, a melhor opção é as frutas . Evite doces muito elaborados como mousse, tortas e bolos.

Entretanto, se não for preparar o almoço de Páscoa e não tiver controle sobre os alimentos e preparações que forem servidas, siga pequenas regras
9. Não repita a refeição;

10. Controle a quantidade dos alimentos ingeridos, comece plas saladas e quanro mais fibra ingerir melhor;


11. Opte pelas preparações menos calóricas;;
12. Não pegue um pouco de tudo que for servido. Escolha a preparação de preferência;


13. Na sobremesa, se houver várias opções, prefira as menos calóricas. Se frutas forem oferecidas, opte por elas. 

Chocolate

É quase impossível ficar ileso a um ovo de Páscoa. Nessa hora, o controle é fundamental. Mas é possível passar sem que a alimentação corra algum risco. Abaixo, algumas dicas:

14. Se está determinado (a) a eliminar os quilos a mais, avise as pessoas que podem dar algum ovo de Páscoa. Diga que, nesse momento, a melhor opção é o ovo menor;

15. Não ingira um ovo ou uma caixa de bombom em um único dia! Comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa diminuirá o risco de desistir da dieta;

16. O chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais (ao leite, meio amargo). Não caia na armadilha de escolher o diet pensando que com ele o estrago será menor, prefira os com maior quantidade de cacau;

17. Se ganhou muitos ovos ou se ele for o maior, divida-os com as pessoas. Não coloque o esforço e a determinação a perder só por causa do chocolate; O Ovo não vai sumir não precisa comer tudo na primeira semana, já nem coloco a palavra (dia) está fora de cogitação. rsrsrs!!!!

18. Se percebeu que está exagerando, pare! Não é porque exagerou em um momento do dia que deverá exagerar (1788) o dia inteiro. 

Previna-se 

Se esse período do ano é crucial para você e algum exagero é certo de ocorrer, uma semana antes, aumente um pouco a restrição calórica da alimentação,e coloque em dia a ingestão de água. Além disso, determinar uma rotina de exercícios é importante para aumentar o gasto calórico e, assim, minimizar os prejuízos que o excesso alimentar trará. 
"Se percebeu que está exagerando, pare!"Mas o bom mesmo é:

NÃO EXAGERAR.

2 comentários:

Dani Metamorfose disse...

vc esta cobertod e razão, nada de jogar fra todo o trabalho realizado por conta de um dia de exageros. O melhor é o que constrói e se mantém.
Sua postagem valeu pra mim, pois abril é um mês gordo aqui em casa.

Beijão rui

Rabugento disse...

Você está sendo delicado, esse tipo de engraçadinho costumo chamar de retardado, sem exagero!
Essas pessoas tentando ser engraçadas, cometem exageros imperdoáveis, que só fazem mal a elas mesmas...
Qualquer tipo de exagero tende a ser prejudicial à alguém.
André Miranda.
amrabugento.blogspot.com