sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O TABACO E A SAUDE

Durante muito tempo, o cigarro era assossiado á maior facilidade de se manter o peso. No Entanto hj sabe-se que isso é uma situação ilusória, e passageira, vc não é magro porque fuma, mas é doente ou contrai doenças sérias porque fula. Alguns dos medicamentos usados nos tratamentos desses males, ( A MAIORIA IRREPARÁVEIS) é que faz com que a pesoa engorde. E hoje sabemos que Gordura é ANTÓNIMO DE SAUDE.

Em termos do comportamento individual, a saúde é muito afectada por todo o tipo de comportamentos aditivos, como o consumo de álcool, tabaco, fármacos sedativos e hipnóticos, estimulantes, etc.

Actualmente o tabaco é a principal causa de cancro do pulmão, sendo cerca de 30% os fumadores regulares da União Europeia. Fumar diminui em cerca de 20 anos a esperança média de vida e 50% dos fumadores morrem de causas ligadas ao tabaco, metade deles em idade activa.

No total, o tabaco é responsável por 20% das mortes dos países desenvolvidos e é considerada a principal causa de morte evitável.

No entanto, é outra a perspectiva que preocupa a actualidade e tem sido motivo de notícia: os efeitos negativos do tabagismo passivo. Na realidade, as estimativas indicam um aumento de 24% de risco de neuplasia do pulmão nos não fumadores que vivem com pessoas que fumam.

Entre os objectivos que movem os políticos no século XXI está a diminuição para 20% do número de fumadores nos próximos 15 anos. Neste sentido o governo português criou uma nova lei relativamente ao acto de fumar em espaços públicos, deverá entrar em vigor no início do próximo ano.

Mais uma vez constatamos a intima relação estabelecida entre a saúde e os comportamentos, tal como a importância da prevenção no controlo do tabagismo: evitar a habituação tabágica e cessar a mesma, regulamentar as condições de fabrico e venda do tabaco, proteger os não-fumadores da exposição ao fumo passivo e criar um clima social em que não fumar seja a norma.

Aproveite para deixar o Vício

3 comentários:

rakeu disse...

Olá, amigo!!! ótimo post!
Eu parei de fumar em março, e sou muito feliz, não fico tão cansada, minha pele esta muito melhor, rejuvenesci!
Parabéns, vc é um blogueiro que sempre tem assuntos inteligentes a serem tratados!
Beijos e bom fim de semana!

Flavia Almeida disse...

OI Rui!! acredita que amo cheiro de cigarro??? e q já tentei fumar e meu corpo super gostou???

mas não quero isso para mim,mesmo pq isso nem combina comiga sou crente e futura mamãe SOMOS GERAÇÃO SAUDE...bjos

Dayse disse...

PASSANDO SO PARA DESEJA UM OTIMO FIM DE SEMANA.
BJS!