terça-feira, 20 de maio de 2008

A importancia da água e da fibra alimentar








A Importância de Beber Água:

Certo dia uma jovem, de idade inferior a 30 anos, foi atendida em um hospital de Brasília queixando-se de um quadro clínico bastante comum no quotidiano: crises fortes de cefaleia (dor de cabeça).

A mesma relatava já ter recorrido a vários profissionais da área médica, de inúmeras especialidades, de entre as quais destacou otorrinolaringologia, oftalmologia, neurologia, clínica médica e até endocrinologia, tendo sido submetida aos mais diversos tratamentos mediante a presunção de várias hipóteses diagnosticadas. Apesar disso, ainda que tantos cuidados fossem tomados, não tinha conseguido até aquele momento nenhuma melhora.

Ocorreu contudo que, durante a sua consulta, entre várias perguntas habituais, indagou-se sobre a quantidade de água que ela bebia por dia e com que periodicidade. A jovem respondeu que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite. Terminada a consulta, foi assumida a conduta de suspender todos os medicamentos usados, orientando-a a tomar água adequadamente. Mesmo um tanto quanto descrente, ela voltou para casa disposta a empreender mais uma tentativa.

O tempo passou e, após apenas uma semana, ela voltou ao médico referindo que não sentia mais dores de cabeça, que o seu intestino funcionava melhor e que a sua disposição havia melhorado …. Milagre? Não. Bom senso, mudança e adequação de hábitos de vida. É amplamente conhecida a grande importância de uma ingestão adequada de água para a manutenção da saúde física do organismo, muito embora esse não seja um hábito mantido por grande parte das pessoas.

Todos os organismos vivos são compostos por 50% a 90% de água. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e intermedeia uma série de reacções químicas no corpo. Preconiza-se um número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado. ( O que normalmente vai levar-nos ao ideal cerca de 1 litro para cada 25kgrs de peso)

Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa. Cabe ainda ressaltar que não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez, pois estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja, um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem “passar mal”. De entre os efeitos mais comuns da falta de hidratação adequada estão:

  • A desvitalização dos cabelos;
  • A descamação do couro cabeludo;
  • Os distúrbios de concentração;
  • Problemas com o sono e a memória;
  • Menor disposição para realização das actividades diárias;
  • Ressecamento dos olhos e tecidos das vias aéreas que, com baixa humidade, sofrem lesões com mais facilidade, tornando-se mais propensos a inflamações e infecções (conjuntivites, sinusites, bronquites, pneumonias);
  • Lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas;
  • Queda e enfraquecimento dos pêlos;
  • Baixa produção de saliva;
  • Distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências e perda de força muscular;
  • Respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
  • Obstipação e, por vezes, sangramento rectal, devido a fezes ressecadas e endurecidas;
  • Impotência ou disfunções erécteis, nos homens;
  • Sangramentos vaginais em mulheres.

Para saber se a quantidade de água consumida é a adequada, basta observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte for essa coloração, menor é a ingestão de água que está a ser feita.

E mais uma curiosidade: há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos, não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto deve-se tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte.

Texto adaptado da matéria sobre o assunto, de autoria do médico Ícaro Alves Alcântara, publicada na Revista UNICEUB - Ano IV - Abril 2003 - Nº 8.

A Importância e consequência da falta de fibra no nosso organismo

FIBRAS

As fibras são substâncias que também estão presentes nos alimentos. Elas não são consideradas nutrientes porque não são absorvidas pelo organismo, isto é, não vão para a corrente sanguínea. As fibras mais importantes para a nutrição são de origem vegetal. Portanto, as fibras são as partes dos vegetais que o organismo humano não digere. As fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, prevenir cancro intestinal (cólon), auxiliar na sensação de satisfação e saciedade (a sensação de fome passa mais rápido e a saciedade é prolongada), ajudar no tratamento e controle do diabete delito (por diminuir a concentração de açúcar do sangue), e no controle dos níveis de colesterol plasmáticos, entre outras funções.

TIPOS DE FIBRAS

As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis dissolvem-se na água e tornam-se viscosas. As insolúveis não se dissolvem nem com a mastigação. A maior parte passa inalterada através do tubo digestivo. As fibras solúveis ajudam a diminuir o colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Podem sem encontradas na aveia, no feijão e nas frutas. Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis podem ser encontradas nas frutas, principalmente com a casca e/ou o bagaço, e nos vegetais folhosos, preferencialmente crus. Além disso, os grãos e os cereais integrais também são fontes destes componentes da nossa dieta.

RECOMENDAÇÕES DE FIBRAS

A Organização Mundial de Saúde ( O. M. S. ) que cuidam das políticas de alimentação e nutrição da população Mundial recomendam uma ingestão de 30 g de fibra por dia, o que significa, o consumo diário de 4 a 5 porções de legumes e vegetais e 3 a 4 porções de frutas, além dos grãos e cereais.

Como isso muitas das vezes não é possivel, derivado á nossa alimentação pobre em FIBRAS, ou por gostos pessoais, a (O. M. S.) também recomenda suplementar a nossa alimentação tradicional com suplementos de FIBRA.

( è possível eliminar suplementos de fibra, sim... mas tenha uma ideia do resultado:

para ingerirmos a quantidade recomendada de fibra insolúvel diária, que está em muito boa qualidade no pão integral (Preto) são necessárias 37 fatias por dia, média. Já imaginou a quantidade de Carboidratos e outras substâncias que serão ingeridas? Pois é, então a fibra o ideal é ser suplementada. Quanto à solúvel, a ideal vem da beterraba e da aveia, desnecessário qualquer comentário. Suplemente.)

Amanhã continuarei com o assunto água, acredite é muito mais importante do que imagina.

BOM DIA e:

"NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA" - Sucesso

2 comentários:

Lutando para alcançar meu objetivo disse...

Muito obrigada por ter conferido o meu blog, cada comentario que cada perssoa deixa é um estimulo e tanto para o sucesso da minha dieta...
Parabens pelo seu sucesso!!!!

Anônimo disse...

Oii Rui!
Excelentes os seus posts! Você tinha comentado sobre a quantidade de água no meu blog, agora entendi bem. Desde que comecei a tomar a quantidade certa (ou próxima da certa), tenho notado que sai tudo beeem clarinho, transparente.

Um ótimo feriado! =)

Ana Maria
ideiasproprias.blogger.com.br