terça-feira, 29 de abril de 2008

TRANSTORNO DO COMER COMPULSIVO

" É Bom lembrarmos que em nada eu consigo substituir a nossa Queria amiga Carol de:http://operacaometamorfose.blogspot.com/, porém como tecnicamente essa nossa Amiga está uns dia fora do ar, pois não tem net em casa, deixa que eu tente, inserir algumas publicações que acredito seja do interessa da maioria, e assim deixe sempre alguma informação interessante."

O ARTIGO EM SI:

Sinônimos:

Comer compulsivo, ataques de comilança

O que é?

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.

Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais freqüentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.

O que se sente?

Episódios de ingestão exagerada de alimentos.
Comer mesmo sem ter fome.
Dietas freqüentes.
Flutuação do peso.
Humor deprimido.
Comer em segredo por sentimento de vergonha e culpa.
Obesidade.

Complicações médicas

Pressão alta.
Aumento do colesterol.
Diabete.
Complicações cardíacas.

Causas

As causas desse transtorno são desconhecidas. Em torno de 50% das pessoas têm uma história de depressão. Se a depressão é causa ou efeito do transtorno, ainda não está bem claro. Muitas pessoas relatam que a raiva, a tristeza, o tédio, a ansiedade e outros sentimentos negativos podem desencadear os episódios de comilança. Embora não esteja claro o papel das dietas nesses quadros, sabe-se que, em muitos casos, os regimes excessivamente restritivos podem piorar o transtorno.

Como se trata?

O transtorno do comer compulsivo desenvolve-se a partir da interação de diversos fatores predisponentes biológicos, familiares, socioculturais e individuais. O seu tratamento exige uma abordagem multidisciplinar que inclui um psiquiatra, um endocrinologista, uma nutricionista e um psicólogo. O objetivo do tratamento é o controle dos episódios de comer compulsivo através de técnicas cognitivo-comportamentais e de um acompanhamento nutricional para restabelecer um hábito alimentar mais saudável. A psicoterapia dinâmica ou a interpessoal podem ajudar o paciente a lidar com questões emocionais subjacentes. O acompanhamento clínico faz-se necessário pelos riscos clínicos da obesidade. As medicações antidepressivas têm se mostrado eficazes para diminuir os episódios de compulsão alimentar e os sintomas depressivos.

Publicidade/Advertisement

Autores: Dra. Ana Luiza Galvão
***************** ************************** *******************

Aviso Legal:

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações, as quais têm por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico. ( O Estar relativamente bem informado ajuda-nos a determinar o que devemos fazer, não a usar de Auto-medicação)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

OBESIDADE









Pois é...dispensa comentários....


O que é?
Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Como se desenvolve ou se adquire?

Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.

A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.( Aqui permitam-me: Na verdade os seus Pais foram educados por seus avós, e no tempo destes havia menos opções, mais saudáveis e menos tecnologia, as pessoas se movimentavam muito mais. Esses hábitos vieram para os pais, mas também veio a modernidade o automóvel e toda a parafernálha que nos torna indolentes, como os hábitos alimentares se mantiveram resultado. Estes se tornaram obesos, e, por sua vez, e por falta de instrução na maioria das vezes e das classes passaram o mesmo para os filhos, " tá na hora de pararmos esse processo)

Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingesta calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.( Ou mesmo e na maioria das vezes, muita comida sem necessidade, ou seja o ser Humano precisa se nutrir, isso não significa "encher a pança" e sim procurar qualidade de nutrientes em vez de simplesmente COMIDA )

O que se sente?

O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.

Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:

Doenças Distúrbios
Hipertensão arterial Distúrbios lipídicos
Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia
Doenças cérebro-vasculares Diminuição de HDL ("colesterol bom")
Diabetes Mellitus tipo II Aumento da insulina
Câncer Intolerância à glicose
Osteoartrite Distúrbios menstruais/Infertilidade
Coledocolitíase Apnéia do sono

Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que tenham uma diminuição muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mórbida (ver a seguir).

Como o médico faz o diagnóstico?

A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em kilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura) (ver ítem Avaliação Corporal, nesse site). O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associados conforme apresentado a seguir:

IMC ( kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade
18 a 24,9 Peso saudável Ausente
25 a 29,9 Moderado Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 Alto Obesidade Grau I
35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II
40 ou mais Extremo Obesidade Grau III ("Mórbida")

Conforme pode ser observado, o peso normal, no indivíduo adulto, com mais de 20 anos de idade, varia conforme sua altura, o que faz com que possamos também estabelecer os limites inferiores e superiores de peso corporal para as diversas alturas conforme a seguinte tabela :

Altura (cm) Peso Inferior (kg) Peso Superior (kg)
145 38 52
150 41 56
155 44 60
160 47 64
165 50 68
170 53 72
175 56 77
180 59 81
185 62 85
190 65 91

A obesidade apresenta ainda algumas características que são importantes para a repercussão de seus riscos, dependendo do segmento corporal no qual há predominância da deposição gordurosa, sendo classificada em:

Obesidade Difusa ou Generalizada
Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta), na qual o paciente apresenta uma forma corporal tendendo a maçã. Está associada com maior deposição de gordura visceral e se relaciona intensamente com alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares (Síndrome Plurimetabólica)
Obesidade Ginecóide, na qual a deposição de gordura predomina ao nível do quadril, fazendo com que o paciente apresente uma forma corporal semelhante a uma pêra. Está associada a um risco maior de artrose e varizes.

Essa classificação, por definir alguns riscos, é muito importante e por esse motivo fez com que se criasse um índice denominado Relação Cintura-Quadril, que é obtido pela divisão da circunferência da cintura abdominal pela circunferência do quadril do paciente. De uma forma geral se aceita que existem riscos metabólicos quando a Relação Cintura-Quadril seja maior do que 0,9 no homem e 0,8 na mulher. A simples medida da circunferência abdominal também já é considerado um indicador do risco de complicações da obesidade, sendo definida de acordo com o sexo do paciente:


Risco Aumentado Risco Muito Aumentado
Homem 94 cm 102 cm
Mulher 80 cm 88 cm

A gordura corporal pode ser estimada também a partir da medida de pregas cutâneas, principalmente ao nível do cotovelo, ou a partir de equipamentos como a Bioimpedância, a Tomografia Computadorizada, o Ultrassom e a Ressonância Magnética. Essas técnicas são úteis apenas em alguns casos, nos quais se pretende determinar com mais detalhe a constituição corporal.

Na criança e no adolescente, os critérios diagnósticos dependem da comparação do peso do paciente com curvas padronizadas, em que estão expressos os valores normais de peso e altura para a idade exata do paciente.

Classificação da Obesidade de Acordo com suas Causas:

Obesidade por Distúrbio Nutricional


Dietas ricas em gorduras


Dietas de lancherias

Obesidade por Inatividade Física


Sedentarismo


Incapacidade obrigatória


Idade avançada

Obesidade Secundária a Alterações Endócrinas


Síndromes hipotalâmicas


Síndrome de Cushing


Hipotireoidismo


Ovários Policísticos


Pseudohipaparatireoidismo


Hipogonadismo


Déficit de hormônio de crescimento


Aumento de insulina e tumores pancreáticos produtores de insulina

Obesidades Secundárias


Sedentarismo


Drogas: psicotrópicos, corticóides, antidepressivos tricíclicos, lítio, fenotiazinas, ciproheptadina, medroxiprogesterona


Cirurgia hipotalâmica

Obesidades de Causa Genética


Autossômica recessiva


Ligada ao cromossomo X


Cromossômicas (Prader-Willi)


Síndrome de Lawrence-Moon-Biedl

Cabe salientar ainda que a avaliação médica do paciente obeso deve incluir uma história e um exame clínico detalhados e, de acordo com essa avaliação, o médico irá investigar ou não as diversas causas do distúrbio. Assim, serão necessários exames específicos para cada uma das situações. Se o paciente apresentar "apenas" obesidade, o médico deverá proceder a uma avaliação laboratorial mínima, incluindo hemograma, creatinina, glicemia de jejum, ácido úrico, colesterol total e HDL, triglicerídeos e exame comum de urina.

Na eventual presença de hipertensão arterial ou suspeita de doença cardiovascular associada, poderão ser realizados também exames específicos (Rx de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico) que serão úteis principalmente pela perspectiva futura de recomendação de exercício para o paciente.

A partir dessa abordagem inicial, poderá ser identificada também uma situação na qual o excesso de peso apresenta importante componente comportamental, podendo ser necessária a avaliação e o tratamento psiquiátrico.

A partir das diversas considerações acima apresentadas, julgamos importante salientar que um paciente obeso, antes de iniciar qualquer medida de tratamento, deve realizar uma consulta médica no sentido de esclarecer todos os detalhes referentes ao seu diagnóstico e as diversas repercussões do seu distúrbio.

Como se trata?

O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.

Reeducação Alimentar

Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total e o ganho calórico decorrente. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social, através de tratamentos específicos (psicoterapia individual, em grupo ou familiar). Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de reforço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso.

Independente desse suporte, porém, a orientação dietética é fundamental.

Dentre as diversas formas de orientação dietética, a mais aceita cientificamente é a dieta hipocalórica balanceada, na qual o paciente receberá uma dieta calculada com quantidades calóricas dependentes de sua atividade física, sendo os alimentos distribuídos em 5 a 6 refeições por dia, com aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 25 a 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas.

Não são recomendadas dietas muito restritas (com menos de 800 calorias, por exemplo), uma vez que essas apresentam riscos metabólicos graves, como alterações metabólicas, acidose e arritmias cardíacas.

Dietas somente com alguns alimentos (dieta do abacaxi, por exemplo) ou somente com líquidos (dieta da água) também não são recomendadas, por apresentarem vários problemas. Dietas com excesso de gordura e proteína também são bastante discutíveis, uma vez que pioram as alterações de gordura do paciente além de aumentarem a deposição de gordura no fígado e outros órgãos.

Exercício

É importante considerar que atividade física é qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que resulta em gasto energético e que exercício é uma atividade física planejada e estruturada com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico.

O exercício apresenta uma série de benefícios para o paciente obeso, melhorando o rendimento do tratamento com dieta. Entre os diversos efeitos se incluem:

a diminuição do apetite,
o aumento da ação da insulina,
a melhora do perfil de gorduras,
a melhora da sensação de bem-estar e auto-estima.

O paciente deve ser orientado a realizar exercícios regulares, pelo menos de 30 a 40 minutos, ao menos 4 vezes por semana, inicialmente leves e a seguir moderados. Esta atividade, em algumas situações, pode requerer profissional e ambiente especializado, sendo que, na maioria das vezes, a simples recomendação de caminhadas rotineiras já provoca grandes benefícios, estando incluída no que se denomina "mudança do estilo de vida" do paciente.

Drogas

A utilização de medicamentos como auxiliares no tratamento do paciente obeso deve ser realizada com cuidado, não sendo em geral o aspecto mais importante das medidas empregadas. Devem ser preferidos também medicamentos de marca comercial conhecida. Cada medicamento específico, dependendo de sua composição farmacológica, apresenta diversos efeitos colaterais, alguns deles bastante graves como arritmias cardíacas, surtos psicóticos e dependência química. Por essa razão devem ser utilizados apenas em situações especiais de acordo com o julgamento criterioso do médico assistente. ( Ou Seja, nada como uma R.A Consciente Fuja das "drogas")

No que se refere ao tratamento medicamentoso da obesidade, é importante salientar que o uso de uma série de substâncias não apresenta respaldo científico. Entre elas se incluem os diuréticos, os laxantes, os estimulantes, os sedativos e uma série de outros produtos freqüentemente recomendados como "fórmulas para emagrecimento". Essa estratégia, além de perigosa, não traz benefícios a longo prazo, fazendo com que o paciente retorne ao peso anterior ou até ganhe mais peso do que o seu inicial. ( CUIDADO)

Como se previne?

Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cardápios antiflacidez

E Assim, Atendendo a Pedidos, vamos vasculhar uns cardápiozinhos light do tipo 1200 Cal. Aí vão dois:

1ª opção
Café da manhã

 1 iogurte natural desnatado
 ½ maçã verde picada
 ½ banana picada
 1 col. (sopa) de quinoa em flocos
 1 col. (sobrem.) de semente de linhaça triturada

Lanche da manhã
 1 xíc. (chá) de chá verde
 1 barra de proteína de soja

Almoço
 Salada com ½ prato de alface crespa + ½ prato de rúcula + 5 tomates-cereja + ½ pepino + 1 fatia média picada de queijo minas frescal light + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
 2 col. (sopa) de arroz integral
 1 col. (sopa) de lentilha cozida
 1 filé médio de linguado grelhado
 1 xíc. (chá) de brócolis cozido no vapor com 1 col. (chá) de óleo de canola
 1 fatia média de abacaxi assado com raspas de limão

Lanche da tarde
 Vitamina protéica com 1 copo médio de leite de soja light
 2 ameixas-pretas secas
 ¼ de mamão papaia
 1 col. (sopa) de soja integral em pó

Jantar
 Salada verde com 1 prato de alface crespa, rúcula e agrião + 1 xíc. (chá) de croutons integrais + 1 col. (chá) de azeite de oliva + 1 col. (sopa) de suco de limão
 1 omelete de peito de peru (utilizar 1 ovo e 1 clara)
 1 fatia de melão

Ceia
 Creme de pêssego: 1 iogurte natural desnatado + ½ sachê de gelatina sem sabor + 1 pêssego

2ª opção
Café da manhã

 1 copo de leite de soja light
 Misto quente: 2 fatias médias de pão de fôrma integral light + 2 fatias finas de peito de peru + 1 fatia média de queijo minas frescal light
 1 mamão papaia + 1 col. (sopa) de semente de linhaça triturada

Lanche da manhã
 1 xícara (chá) de gengibre com hortelã + 1 pêra

Almoço
 Salada com ½ prato de alface americana + ½ prato de agrião + 2 col. (sopa) de cenoura ralada + ½ cebola + 1 col. (sopa) de soja em grãos cozida + 1 ovo cozido + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais
 1 filé médio de frango ao pesto
 1 col. (sopa) de escarola cozida com 1 col. (chá) de óleo de canola
 1 maçã vermelha

Lanche da tarde
 1 copo de suco light de frutas + 2 torradas integrais light + 1 col. (sopa) de queijo pasteurizado

Jantar
 Beirute de atum: 1 fatia média de pão sírio integral + 3 folhas de agrião + 1 lata pequena de atum + 2 fatias picadas de tomate + 1 col. (sopa) de maionese vegetal e 1 col. (sopa) de salsinha
 ½ manga

Ceia
 Gelatina cremosa de frutas: 1 iogurte natural desnatado + 1 copo médio de suco light (sabor de sua preferência) + ½ sachê de gelatina sem sabor. Bata os ingredientes e leve para gelar

Notas: Os fillet de peixe não precisa ser o linguado, mas é sabido que os peixes de águas frias são melhores nutricionalmente, aí falariamos além do linguado, salmão, Hadoc, bacalhau, e outros menos conhecidos.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Indústrias de cosméticos redescobrem o azeite de oliva

As mulheres do antigo Egito já utilizavam o azeite de oliva como produto de beleza. Agora muitas linhas de cosmética voltam a nossas origens mediterrâneas para conseguir uma pele mais bonita.

A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio, como produto de beleza e, nas cerimônias, os reis eram ungidos com ele, porque o consideravam um óleo sagrado.

Há 5 mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e o utilizaram como emoliente. A partir daí criaram o primeiro sabonete, misturando azeites, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade.

Nos nossos dias, se sabe que cozinhar com azeite de oliva previne contra as doenças coronárias, alguns tipos de câncer e ajuda a combater o colesterol ruim. Mas também foi comprovado que este azeite é uma forma natural de manter a beleza da pele, da unhas e do cabelo.

O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que faz com que ajude a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de se auto-regenerar e auto-proteger: na antiguidade, por causa da resistência de seu tronco e folhas, a oliveira era símbolo de imortalidade.

Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Tendo em conta todas essas vantagens, não é uma surpresa que várias empresas de cosmética tenham lançado novos produtos que levam o azeite de oliva como ingrediente básico.

** Até por gostar, pois assim fui criado, eu cozinho sempre e só com azeite de Oliva.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mude seu visual com o produto certo para os cabelos



Os novos produtos para cabelos, conhecidos como "styling", podem realizar os desejos das mulheres de fazer cachos em cabelos muito lisos, dar volume à raiz dos cabelos ou fazer desaparecer uma curva rebelde, basta escolher a "arma" adequada para cada ocasião.

O mercado está cada vez mais diversificado e faz falta saber um pouco sobre cada um destes cosméticos capilares criadores de estilo. Há duas regras para que você possa cumprir corretamente sua missão: não aplicar mais de um desses produtos ao mesmo tempo e não colocar quantidade maior do que a necessária.

Além disso, para que você não se perca no imenso mercado de produtos de estilo que há atualmente, é melhor que você consulte antes um cabeleireiro ou mesmo um dermatologista para que ele lhe oriente sobre a textura mais indicada para seus cabelos e que produto é mais recomendável para que você consiga o efeito que deseja.

A cosmética "Styling" se divide basicamente em espumas, gel, ceras e sprays fixadores:

  • Espumas: Muito úteis quando se quer fixar qualquer penteado ou lhes dar mais volume. Também são muito bons para conseguir ondas de todos os tipos. Devem ser aplicadas sobre os cabelos molhados. Existem várias intensidades: os cabelos frágeis e mais ralos precisam da mais intensa.
  • Gel: Estruturam mecha a mecha e podem dar a sensação visual de cabelo molhado durante horas e define os cortes assimétricos. Há modelos para todos os gostos e trabalhos.
  • Ceras: São aplicadas sobre o cabelo seco e em pouca quantidade, porque podem "empastelar" os cabelos e deixá-los sem brilho. Aplica-se para dar corpo, volume e forma a todo tipo de cabelo.
  • Sprays: Servem para fixar o penteado e dar volume a raízes e pontas, usado sempre em cabelos secos. Os sprays de última geração são muito potentes, mas podem ser eliminados na primeira vez em que se pentear os cabelos sem deixar resíduos. Também dão mais brilho aos cabelos e fazem com que ele se mantenha no lugar por mais tempo.
  • sábado, 19 de abril de 2008

    A cura através dos perfumes

    Os primeiros usos da aromaterapia estavam relacionados à utilização dos aromas para produzir efeitos emocionais. Atualmente a aromaterapia é usada como terapia alternativa à medicina tradicional. Uma alternativa que tem sua fonte nas flores.

    É uma forma de curar que utiliza os óleos essenciais provenientes das plantas aromáticas. Assim, é possível a combinação de perfumes diferentes na busca do efeito desejado. Da mesma forma que um cheiro desagradável pode causar mal-estar, dor de cabeça e mudanças de humor, um perfume pode reavivar a memória e evocar recordações. Isso acontece porque o aparelho olfativo mantém uma ligação estreita com as estruturas nervosas e provoca respostas relacionadas com o comportamento emotivo de cada um.

    Conselhos práticos
    Para que os efeitos desejados sejam alcançados, os óleos devem ser naturais. A melhor maneira de descobrir é o olfatom, mas se você não conhece os aromas da planta que procura, lembre de alguns detalhes:

  • Os óleos essenciais não se dissolvem em água.
  • Normalmente, os mais caros são mesmo os melhores.
  • Os óleos essenciais são incolores ou de coloração suave, salvo raras exceções.

    Utilização
    Podem ser utilizados de duas maneiras:

  • Inalando: colocam-se algumas gotas do óleo em um recipiente com água quente e se respira o vapor por alguns minutos.
  • Aplicando sobre a pele: massageie a pele com o óleo. Esta forma exige algum cuidado e não é recomendável aplicar diretamente sobre a pele, para evitar irritações.

    Leia mais:
    » Alguns óleos e seus efeitos

  • sexta-feira, 18 de abril de 2008

    Passeando um Pouquinho... rsrs

    Queridas Amigas, ando dando umas voltinhas, afinal ninguém é de ferro. E na vida há coisas que precisam ser feitas. MAs ainda hj. ou no max. amanhã eu coloco outro post. e agradecerei e comentarei todos os simpáticos comentários que ganhei.
    Beijokinhas....

    terça-feira, 15 de abril de 2008

    Lute contra a tensão com a aromaterapia

    Não sou adepto de remédios tradicionais nem seus assemelhados, acho, e sempre achei que o Criador, tudo fez muito bem feito. Então todo o mal sob o Sol, tem seu natural remédio sob o Sol.
    Assim gosto de tudo o que é natural e que a natureza de forma simples nos dá. Assim passo a postar Algo sobre o Título acima:

    A correria da vida moderna quase sempre tira o tempo em que podemos relaxar e cuidar da nossa saúde. Existem, no entanto, uma série de tratamentos que podem ser usados para combater os males do estresse, nem que seja apenas uma hora por semana. Uma das armas que temos contra estes males é a aromaterapia, que proporciona bem-estar físico, mental e espiritual.

    A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados com banhos, massagens, escalda-pés e outras delícias que proporcionam momentos de relaxamento e aliviam a tensão. Os óleos essenciais usados na aromaterapia equilibram as emoções e cuidam da saúde e da beleza de todo o corpo. São a alma das plantas e possuem, em cada uma de suas gotas, o princípio ativo de sua espécie de origem.

    Tratamento para a mente e o corpo
    Os óleos são extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutas, como o mandarim e o limão, de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a menta. Existem mais de 30 tipos de óleos essenciais e cada um deles possui mais de 100 componentes que atuam em conjunto, tratando a mente e o corpo.

    Quando inalado, o aroma deste óleo chega ao cérebro, onde passa a liberar substâncias de efeito relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, são capazes de estimular o metabolistmo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico. A aromaterapia também pode funcionar como auxiliar em tratamentos psicológicos. Ao sentir um determinado odor, a pessoa pode resgatar histórias alegres ou tristes da infância ou de um passado recente.

    Poder concentrado
    Com exceção da lavanda e da rosa, os outros óleos não devem ser passados puros sobre a pele, já que são muito concentrados e devem ser diluídos em óleos-base. A proporção deve ser de cinco gotas de óleo essencial para 10ml de óleo base. Os cítricos (laranja, limão), devem ser evitados, mesmo diluídos, quando você for se expor ao sol, porque causam queimaduras e manchas na pele.

    Para criar um aroma mais harmonioso ou para realçar a ação medicinal, os óleos podem ser misturados entre si com moderação. Para finalidades terapêuticas, é recomendável misturar no máximo três óleos. Mais do que essa quantidade corre-se o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. É melhor fazer a mistura dos óleos na hora em que forem ser utilizados, em pequenas quantidades.

    Para saber mais como aproveitar os segredos da aromaterapia, procure uma clínica ou loja especializada.

    ** Sabe o que é a Aromaterapia?

    segunda-feira, 14 de abril de 2008

    Unhas fortes e bonitas sem sacrifício

    Na Verdade nós somos o que comemos, porém, esta é uma parte que a Carol com certeza meche melhor que eu, mas, ela tem falado muito de nutrição e a história de que somos o que comemos é a mais pura verdade, assim eu vou hj. Transcrever algo que inicialmente visa deixá-las mais bonitas, e com isso invariável mente levantar a estima de nossas amigas blogueiras. Segue o artigo:




    Uma saúde delicada ou problemas alimentares podem ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Morder as unhas é outro fator que as prejudica, então, porque mesmo assim as mordemos? Se você quer ter mãos perfeitas, leia com atenção as orientações a seguir.

    As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Mas não só os fatores internos podem fazer com que as unhas facilmente. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão colocando-nas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema.

    Mas a grande vilã para quem deseja ter mãos lindas é a péssima mania de mordê-las. Existem tratamentos dos mais diversos para evitar esta mania, como choques ou colocar produtos químicos de sabor repulsivo nos dedos, mas o melhor mesmo é se conscientizar do problema e eliminá-lo da sua vida. Como todo tipo de mau hábito, pode ser bastante difícil abandoná-lo no começo, mas quando suas unhas estiverem bonitas, fortes e perfeitas, verá que o sacrifício valeu à pena.

    Algumas dicas para quem quer ter unhas mais bonitas:

    · Dieta equilibrada
    O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir todos os dias a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea.

    O cálcio fortalece e dá consistência às unhas. Use e abuse do leite e de seus derivados, além de frutos do mar e peixes. O ferro é outro nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Você o encontra nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, e também nas frutas vermelhas e no fígado bovino.

    · Manicure
    Use sempre a lixa. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem. Prefira as mais simples, de papelão, às metálicas, que também racham e estragam as pontas. Lixe-as sempre da borda de dentro para a de fora.

    Proteja sempre as mãos ao entrar em contato com substâncias químicas que possam manchá-las. É aconselhável usar sempre um creme hidratante próprio para essa região do corpo, assim como luvas. Nunca corte suas cutículas com tesoura ou com o alicate. Prefira usar um removedor especial, vendido em qualquer loja de cosméticos.

    · Esmalte
    Assegure-se sempre que as camadas de esmalte já estejam secas antes de passar as seguintes. Se você não fizer isso, elas podem ficar manchadas e feias.

    · Unhas postiças
    Se mesmo com todos os cuidados as suas unhas não ficarem do jeito que sempre sonhou, não desista. Unhas postiças ainda são uma boa solução, desde que se conheça o modelo, o tamanho e a forma ideais. Além disso, elas têm de ser muito bem colocadas para não ficarem com a aparência muito artificial e percam o charme. Procure um bom profissional antes de colocá-las.

    A maior de todas as vantagens das unhas postiças é que se pode trocar sua cor todos os dias, ficam sempre do tamanho que se quer e não quebram. Nunca tente pintá-las, pois podem ficar com o aspecto pior que o da suas naturais se mal cuidadas.

    terça-feira, 8 de abril de 2008

    Gorduras Trans

    Gordura trans

    PUBLICIDADE
    Fresquinho, crocante, viciante... Se esse é o perfil do biscoito que você ama, desculpe informar, mas ele é um forte candidato a carregar a grande vilã do momento

    por Eliana Contreras

    Hoje ela é a pior das gorduras. Por isso, a ordem é: fique longe da trans! Para ter uma idéia, os efeitos maléficos dessa substância superam até mesmo os da temida gordura saturada. Ou seja, a trans ameaça ainda mais a saúde do coração e as medidas da cintura. E pior: está embutida na maior parte dos fast foods e alimentos industrializados, como os que ilustram estas páginas.

    De onde vem essa inimiga? Da gordura vegetal quimicamente alterada. “O óleo vegetal passa por um processo industrial de hidrogenação (recebe átomos de hidrogênio) para ficar sólido em temperatura ambiente”, explica a engenheira agrônoma Marisa Regitano d’Arce, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP. Além de deixar a margarina cremosa, a batata frita crocante e evitar que o recheio do biscoito derreta na prateleira, a gordura trans realça o sabor dos alimentos, tornando- os viciantes. Sabe aquela história de que é impossível comer um só?....... Toda a Reportagem.

    segunda-feira, 7 de abril de 2008

    SER CAROL. ( É muita responsabilidade)

    Carol Castro inspiradora
    A atriz confessa que só há pouco tempo aderiu aos cremes, que seu poder de sedução está no cabelo e que malha pesado, se joga no tratamento estético e segue uma dieta equilibrada para continuar satisfeita com o corpo que tem - com curvas assim, quem não estaria?

    WIVIAN MARANHÃO FOTOS: DANILO BORGES

    Para quem tem um trabalho que preza o visual, Carol, 23 anos, surpreende ao afirmar: “Para mim, a beleza vem junto com o bemestar. Se você está de bem com a vida, se sente feliz e se aceita, com certeza isso vai refletir em uma imagem bacana. O problema é que a gente vive se cobrando e criticando. É preciso se amar mais, ser mais bondosa consigo mesma para ficar em paz com o espelho. Claro que para ajudar nesse processo de auto-aceitação e felicidade, também é importante investir em uns creminhos, massagens, ginástica, alimentação saudável...”, brinca ela, que a seguir conta tudo o que anda fazendo para manter o visual que você vê nas fotos aqui publicadas e logo mais na novela Beleza Pura, da Globo.

    vaidade assumida

    “Não consigo mais viver sem cosméticos!”

    Com uma pontinha de culpa, a morena confessa que começou a dar a devida atenção à face faz bem pouco tempo. Mas garante que agora não dispensa o ritual diário de cuidados e até sente prazer nisso. Tudo começa pela manhã, quando lava o rosto com o sabonete líquido Fisiogel, da Stiefel, ou Dermo Expertise, da L’Oréal. Depois passa o hidratante Smooting Cream FPS 15, da Neo Strata. À noite, repete a operação-limpeza e aplica o Uriage Roseliane, um creme à base de rosa mosqueta com ação despigmentante.

    “Maquiagem? Básica, sempre”

    Adepta do look natural, a bela só usa make quando está gravando ou para ir a algum evento, ocasião em que adota rímel e corretivo, ambos da L’Oréal. Na boca, dificilmente você a verá com batom ou gloss, pois seu queridinho é o Bepantol, da Bayer, um hidratante com ação cicatrizante.

    “Cabelo comprido tem que ser bem-tratado, senão não dá”

    Carol não abre mão de ter fios longos — um acessório indispensável para reforçar sua sensualidade. Por outro lado, mexer na cor é com ela mesma. “Já mudei vááárias vezes, apesar de hoje estar mais quietinha e com a idéia fixa de continuar ruiva até o meio do ano”, antecipa. Apesar de avessa à tesoura, ela renova o corte regularmente com o cabeleireiro Tiago Parente, do Fashion Clinic (RJ). No salão ela ainda faz hidratação à base de queratina, a cada 15 dias, com a terapeuta capilar Cíntia Araújo. Para manter a saúde, a maciez e o brilho da cabeleira, em casa a atriz utiliza xampu, condicionador e leave-in da linha Vitaminocolor, da L’Oréal — específica para tingidos. Quando quer posar de lisa, passa o fluido Resistance Ciment Thermique, da Kérastase.

    “Sol só com protetor e muito hidratante depois”

    Esperta, a moça nunca vai à praia sem filtro no corpo todo — Na volta, em casa, ela alterna 2 hidratantes.

    esporte na veia

    “Uso até 150 kg para turbinar a ginástica”

    Carol tem treinado pesado para interpretar uma dançarina em Beleza Pura. A orientação do personal trainer Alexandre Monteiro (RJ) foi de que a bela puxasse ferro 5 vezes por semana. Mas como ela está rodando o país com a peça Dona Flor e Seus Dois Maridos, o expert aumentou a sobrecarga para compensar a baixa freqüência (caneleiras de 16 kg e cargas de 150 kg são as pedidas). “Também corro para ganhar resistência.” E quando sobrar tempo na agenda? “Estou louca para surfar. Não sou profissional, mas encaro algumas manobras e tomo uns bons caldos”, diverte-se.

    em paz com a balança

    “Tenho certeza de que você é mesmo o que come”

    Os hábitos saudáveis de Carol são influência de seus pais, que seguem a dieta macrobiótica (baseada em cereais integrais, leguminosas, frutas e legumes). “Só vou de carne branca. Refrigerante e fritura estão fora de questão. E para manter o metabolismo acelerado, me alimento de 3 em 3 horas e tomo bastante água”, diz. O efeito dessa conduta equilibrada é que ela garante que não precisa fazer grandes esforços para manter a linha. Porém, se precisa dar uma secadinha rápida, corta os carboidratos após as 20 h. Confira o que ela costuma consumir em 1 dia:
    Café da manhã: ovo mexido com suco ou chá verde
    •Almoço e jantar: saladas e grelhados
    •Lanches: barra de cereal, fruta ou torrada


    (fonte: resvista corpo a corpo - última)


    sexta-feira, 4 de abril de 2008

    Cumprindo metas e vou para os 73 (onde nunca estive por muito tempo)

    Dia 16 de março passado publiquei a segunda parte do " não façam como eu, façam como ela"e, "nunca deixem chegar tão longe" pois que em determinado momento me descidei e chegue um pouco além dos 83 kgrs. minha meta é o manequim 40 ( calça jeans tradicional) com 78 Kgrs. nessa postagem eu digo que informaria qd. chegasse aos 75Kgrs. Pois bem Acabo de chegar ao 75Kgrs. e O Melhor, basicamente CAROLIZANDO!!!!! eu não deixei e não deixo meus suplementos alimentares. Mas só isso, PUBLICO PARA QUE ENTENDAM QUE DÁ CERTO E QUE " NADA É IMPOSSIVEL PARA QUEM ACREDITA"
    AMIGAS SUCESSO
    BEIJOKINHAS - Estaladitas

    quinta-feira, 3 de abril de 2008

    POR AMOR DE DEUS...QUE É ISSO????















    O Prato de um Troglodira


    Amigas vamos pensar:
    Que gosto pode sentir uma pessoa que come essa " mistureba" sei que algumas de vcs. comem muito, eu comia e como muito pois aprendi a manter e fazer o que quero com meu peso, embora depois de ter conhecido essa Criaturinha ESPECIALISSÍNA a Carol, eu tenha Carolizado e inteligentemente seguido alguns dos passos que ela recomenda, e pasmem ela sabe o que diz.
    Tudo nas fotos que vcs. veem aí está errado.
    * A quantidade, ( dá no mínimo para trêspessoas)
    * A mistura de alimentos. ( Carne frita, carne assada, carne de panela, frango, massa, arroz.....etc..) em suma tudo o que não se deve fazer.

    **** E POR FIM ELE REPETIU....TEM LÓGICA, NÃO...NINGUÉM NECESSITA DISSO.

    Nós Humanos, precisameos de nos nutrir e não de nos impaturrar....
    Cuidado com as escolhas, as Quantidases e SUCESSO.






    quarta-feira, 2 de abril de 2008

    A dieta das proteínas em versão saudável

    O regime mais famoso do planeta ganha uma versão ultra-saudável que você pode fazer sem riscos e secar até 5 kg em 1 mês


    Pode reparar: toda vez que uma celebridade surge magra e linda, ela credita seu sucesso a um menu pobre em carboidrato - é o caso de Xuxa e Jennifer Aniston. Alguns especialistas torcem o nariz para esse programa, já que muita gente acaba priorizando o consumo de proteínas do mal (ricas em gorduras saturadas, são a bola da vez na lista negra dos médicos porque podem causar doenças cardiovasculares, depressão e câncer). Para que você não sofra com nada disso e fique tão fininha e maravilhosa quanto as famosas, pedimos à nutricionista Amélia Duarte (BA) que fizesse uma adaptação saudável da dieta. "O segredo é escolher proteínas magras, como frango, peixe, ovo caipira, soja, tofu, castanha, nozes, leite e derivados desnatados", fala ela, que alerta: "É importante que a duração do cardápio não passe de 4 semanas, pois a partir daí há um aumento de etiglioxal no sangue, substância formadora de radicais livres que são péssimos para o bem-estar e aceleram o envelhecimento".

    Estratégia perfeita

    A lógica do novo regime da proteína é a seguinte: ao reduzir o consumo de carboidrato, o organismo passa a usar gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso. Além disso, ingerir menos derivados de farinha resulta em menos insulina na circulação, o que é ótimo, afinal esse hormônio é responsável pelo maior acúmulo de adiposidade na cintura, quadris e cia., pela retenção de líquidos e a sensação de fome. Para a dieta funcionar bem, Amélia incluiu no menu vitaminas e minerais que regulam as funções orgânicas e têm ação antioxidante, protegendo contra o excesso de radicais livres que o plano gera naturalmente. As fibras também estão presentes, pois ajudam na saciedade, dificultam a absorção dos lipídios e regulam o trânsito intestinal. É tudo de bom!

    Benefícios extras

    Todas as pessoas que querem reduzir o peso em pouco tempo podem se beneficiar da nova dieta da proteína. Afinal, o método leva a um emagrecimento inicial rápido, o que é um grande estímulo. Ele reduz também a celulite e, se associado à musculação, tonifi ca os músculos. A nutricionista Amélia Duarte, no entanto, adverte: "O regime é contra-indicado para quem tem problemas renais ou metabólicos crônicos. As malhadoras podem fazer, mas devem beber mais água do que de costume para compensar os líquidos perdidos com o menu".