terça-feira, 15 de abril de 2008

Lute contra a tensão com a aromaterapia

Não sou adepto de remédios tradicionais nem seus assemelhados, acho, e sempre achei que o Criador, tudo fez muito bem feito. Então todo o mal sob o Sol, tem seu natural remédio sob o Sol.
Assim gosto de tudo o que é natural e que a natureza de forma simples nos dá. Assim passo a postar Algo sobre o Título acima:

A correria da vida moderna quase sempre tira o tempo em que podemos relaxar e cuidar da nossa saúde. Existem, no entanto, uma série de tratamentos que podem ser usados para combater os males do estresse, nem que seja apenas uma hora por semana. Uma das armas que temos contra estes males é a aromaterapia, que proporciona bem-estar físico, mental e espiritual.

A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados com banhos, massagens, escalda-pés e outras delícias que proporcionam momentos de relaxamento e aliviam a tensão. Os óleos essenciais usados na aromaterapia equilibram as emoções e cuidam da saúde e da beleza de todo o corpo. São a alma das plantas e possuem, em cada uma de suas gotas, o princípio ativo de sua espécie de origem.

Tratamento para a mente e o corpo
Os óleos são extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutas, como o mandarim e o limão, de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a menta. Existem mais de 30 tipos de óleos essenciais e cada um deles possui mais de 100 componentes que atuam em conjunto, tratando a mente e o corpo.

Quando inalado, o aroma deste óleo chega ao cérebro, onde passa a liberar substâncias de efeito relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, são capazes de estimular o metabolistmo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico. A aromaterapia também pode funcionar como auxiliar em tratamentos psicológicos. Ao sentir um determinado odor, a pessoa pode resgatar histórias alegres ou tristes da infância ou de um passado recente.

Poder concentrado
Com exceção da lavanda e da rosa, os outros óleos não devem ser passados puros sobre a pele, já que são muito concentrados e devem ser diluídos em óleos-base. A proporção deve ser de cinco gotas de óleo essencial para 10ml de óleo base. Os cítricos (laranja, limão), devem ser evitados, mesmo diluídos, quando você for se expor ao sol, porque causam queimaduras e manchas na pele.

Para criar um aroma mais harmonioso ou para realçar a ação medicinal, os óleos podem ser misturados entre si com moderação. Para finalidades terapêuticas, é recomendável misturar no máximo três óleos. Mais do que essa quantidade corre-se o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. É melhor fazer a mistura dos óleos na hora em que forem ser utilizados, em pequenas quantidades.

Para saber mais como aproveitar os segredos da aromaterapia, procure uma clínica ou loja especializada.

** Sabe o que é a Aromaterapia?

5 comentários:

Caixinha Slim da Ci disse...

ooi Rui... obrigada pela dica! Eu acabei de ver um post da Carol Schneider sobre como retardar essa vontade doida de atacar um chocolate ou qq outro alimento hiper calorico, e achei muito interessante, vou seguir... muuito legal o seu blog, tem variedades, rss..
Bjimm =**

Caixinha Slim da Ci disse...

aah! vou te adicionar nos meus links, ok??

Unknown disse...

Aromaterapia deve ser ótimo mesmo. Mas pra mim, nada melhor do que gastar energia pra relaxar... Se eu pudesse, todo dia dava uma caminhadinha e ficava tranquilinha.. hehehe

Abraços!

Pri Rebicki Prestes disse...

brigadao rui
estou finalmente conseguindo
BJO

Anônimo disse...

Oi querido, seu comentário saiu sim na caixinha de comentários viu, é que tem de esperar o blog carregar inteiro, senão não abre - o wordpress é cuidadoso e puxa-saco dos seus usuários...rsssss....

Adorei esse post, eu uso a aromaterapia pra relaxar de vez em quando, gosto de banhos aromáticos com ervas naturais, acho uma delícia, além de fazer um bem danado pro ego. Tambem acendo incensos, velas e uso florais em pontos estratégicos da casa.

E olha que ainda assim sou agitadíssima hein!!! hehehe

Beijão!